2019/09/19

"International Congress on Architectural Archives"

Nos próximos dias 25 a 27 de setembro realizar-se-à o congresso "International Congress on Architectural Archives", na Universidade do Minho. O tema deste ano serão "Experiências Profissionais numa Diversidade Cultural". A Secretaria-Geral da Educação e Ciências vai participar com uma comunicação intitulada "O arquivo da Direção-Geral das Construções Escolares um caso impar de um arquivo de um arquivo arquitetónico no seio da Administração Pública Portuguesa".

2019/09/18

Peça do mês de setembro - 2019


Gasómetro
Instrumento utilizado no Laboratório de Física para as práticas pedagógicas. Este utensilio serve para produzir acetileno, a partir da reação da carbite com água, colocados no depósito superior da peça. O produto desta reação passa para o reservatório inferior, através da torneira existente na base do depósito superior. O acetileno obtém-se através de uma mangueira que se liga a uma saída existente na parte inferior do reservatório.
Está inventariado com o número ME/402310/241 e pertence ao espólio museológico da Escola Secundária Mouzinho da Silveira.
O gasómetro teve a sua origem nos finais século XIX. Era geralmente formado por dois reservatórios: na zona superior é colocada água e na inferior, carboneto de cálcio. Através de uma válvula controla-se a quantidade de água que passa de uma zona para a outra, o que permite o controle do caudal de gás que é produzido e que é responsável pela luz que é ampliada pelo refletor de latão. Entre 1920 e 1950 foi o sistema de iluminação mais utilizado, inclusive nos faróis do primeiro modelo da Ford.



MJS