2019/08/14

Peça do mês de agosto

Fasímetro
Instrumento utilizado no Laboratório de Eletrotecnia ou Física para fins pedagógicos. Trata-se de um dispositivo utilizado para determinar a sequência das fases - abc (sequência direta) ou acb (sequência inversa) num sistema elétrico trifásico. O fasímetro utiliza-se sobretudo para medir a diferença entre duas grandezas elétricas da mesma frequência, como por exemplo, corrente e tensão.
Está inventariado com o número ME/400531/98 e pertence ao espólio museológico da Escola Secundária de Silves.


2019/08/12

D. Inês de Castro - Patrona da Escola Secundária D. Inês de Castro, Alcobaça

D. Inês de Castro (ca 1320 – 1355) 


  
Em 1961 foi inaugurada a Escola Técnica de Alcobaça, situada na extensa propriedade agrícola do Estado, onde funcionou, durante muitos anos, a Escola Agrícola Vieira Natividade. Em 24 de setembro de 1993, a referida escola passa a denominar-se Escola Secundária D. Inês de Castro (Despacho 140/SERE/93).

O patrono da Escola é, como verificamos, D. Inês de Castro, a Linda Inês que um dia chegou a Portugal, como aia de D. Constança, a esposa escolhida para o Infante D. Pedro. O Infante olhou Inês e, de um fugaz olhar, resultou um amor eterno. Este amor suplantou as convenções sociais, as razões de Estado e, até, a própria morte.

Inês de Castro nasceu em 1320 ou 1325 na Galiza, era filha ilegítima do nobre galego Pedro Fernandes de Castro, o da Guerra, e de uma dama portuguesa, Aldonça Suárez de Valadares, e irmã de D. Fernando e de D. Álvaro Pires de Castro. Por parte de seu pai era bisneta ilegítima de D. Sancho de Castela, pai de D. Beatriz de Castela que era mãe de D. Pedro, futuro Rei de Portugal. Era, portanto, prima em 3.º grau de D. Pedro.

Viveu parte da sua infância no castelo de Albuquerque cuja dona, que a criou como filha, era casada com Afonso Sanchez, filho ilegítimo de D. Diniz, até vir a ser aia de sua prima de D. Constança Manuel, filha de João Manuel de Castela, poderoso nobre descendente da Casa Real Castelhana e que estava prometida ao príncipe de Portugal, D. Pedro.

Inês de Castro chega a Évora, integrada no séquito de D. Constança, em 1340. Desde cedo foram conhecidos os amores de D. Pedro pela dama galega. D. Afonso IV, temendo esta relação, exila-a na fronteira espanhola em 1344.

Após a morte de D. Constança volta a Portugal, tendo vivido com D. Pedro, de quem vem a ter quatro filhos, o primeiro, D. Afonso, que morreu em criança. Viveram em vários locais na zona da Lourinhã e, por fim, em Coimbra no Paço da Rainha Santa junto ao Convento de Santa Clara-a-Velha, tendo sido degolada a 7 de Janeiro de 1355 por ordem de D. Afonso IV.

Da vida de Inês de Castro pouco se sabe, a sua trágica morte e o amor sem limites de D. Pedro e a forma como este quis perpetuar esses amores, alimentou desde cedo a poesia e a narrativa histórica, não deixando morrer o mito Inês de Castro.





 P.M. 




BIBLIOGRAFIA:


AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CISTER (2017). Projeto Educativo 2017- 2021: ser mais Educação em Alcobaça [em linha]. Alcobaça: A.E.C. [Consult. 31 de maio de 2019]. Disponível: https://estudogeral.sib.uc.pt/handle/10316/22702


AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CISTER (2019). Regimento do Concelho Geral [ Em linha]. Alcobaça: A.E.C. [Consult. 31 de maio de 2019]. Disponível: http://www.aecister.pt/uploads/documentos/Conselho%20Geral/Regimento%20Conselho%20Geral/Regimento%20do%20Conselho%20Geral.pdf


FUNDAÇÃO INÊS DE CASTRO (2010). Biografia [em linha]. Coimbra: Quinta das Lágrimas [Consult. 31 de maio de 2019]. Disponível: https://www.fundacaoinesdecastro.com/index.php/contactos.html


PARQUE ESCOLAR E.P.E. (2019). Escola Secundária D. Inês de Castro, Alcobaça [em linha]. Lisboa: Parque Escolar [Consult. 31 de maio de 2019]. Disponível: https://www.parque-escolar.pt/pt/escola/074