2013/09/10

Peça do mês de Setembro

Carroça
Carro de tração animal usado como meio de transporte. A carroça é movida por tração animal, e serve para deslocar carga ou pessoas de um local para outro. Está inventariado com o número ME/404342/8 e pertence ao espólio museológico da Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Grândola.
Esta Escola faz parte da APEPA, Associação Portuguesa de Escolas Profissionais Agrícolas, criada em 01 de Julho de 1994. A Associação representa cerca de vinte Escolas Profissionais que oferecem, entre outras, formação agrícola. Existem 14 escolas públicas e 6 privadas, em que a maioria possui explorações agrícolas.
A APEPA engloba-se na EUROPEA Internacional, uma associação para o ensino agrícola internacional onde estão representadas todas as Associações Nacionais de Ensino Agrícola dos estados membros da União Europeia.
Neste tipo de escolas do Ensino Secundário o seu principal objetivo é a formação de técnicos intermédios, com habilitação equivalente ao 12º ano de escolaridade e com uma habilitação profissional de Nível III EU. Estão obviamente inseridas num contexto rural, prestando apoio ao sector primário. A oferta formativa inclui a agricultura, as agroindústrias, a floresta, o turismo, o artesanato, a cinegética ou a construção civil tradicional.
Esta peça faz parte de um conjunto de instrumentos agrícolas recolhidos pela Escola para integrar o seu núcleo museológico, contribuindo desta forma para a salvaguarda e requalificação do património rural. O alargamento da noção de património reflete-se na recolha de peças e de espólio ligado ao mundo rural e agrícola. Neste caso, a Escola dispõe de bens culturais móveis que incluem os objetos de produção, como ferramentas, utensílios e alfaias agrícolas que permitem uma preservação da memória do seu espaço cultural e respetiva valorização.


Bibliografia e informação adicional:

Para consultar a história da Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Grândola





MJS