2023/10/05

Objetivos do Quadro Estratégico do Espaço Europeu da Educação

 

(Imagem retirada do site do EEE) 

O Quadro Estratégico definiu sete objetivos para serem alcançados.

Até 2025:

- pelo menos 60 % dos recém-diplomados do EFP devem beneficiar de uma aprendizagem em contexto laboral durante o período de ensino e formação profissionais;

- pelo menos 47 % dos adultos na faixa etária entre os 25 e os 64 anos deverão ter participado em ações de aprendizagem nos 12 meses anteriores.

Até 2030:

- menos de 15 % de jovens de 15 anos com conhecimentos insuficientes de leitura, matemática e ciências;

- menos de 15 % dos alunos do oitavo ano com insuficiente literacia informática;

- pelo menos 96 % das crianças entre os 3 anos e a idade de escolaridade obrigatória na educação e acolhimento da primeira infância;

- menos de 9 % dos alunos a abandonar precocemente o ensino e a formação;

- pelo menos 45 % dos jovens entre os 25 e os 34 anos com um diploma de ensino superior.

A cooperação irá processar-se da seguinte forma: até 2025, o quadro estratégico manterá todos os métodos de aprendizagem interpares existentes entre os Estados-Membros e as partes interessadas. Nomeadamente:

- grupos de trabalho compostos por peritos nomeados pelos países e pelas principais partes interessadas;

- atividades de aprendizagem interpares organizadas por um Estado-Membro para dar a conhecer as boas práticas seguidas a nível nacional ou para estudar um problema concreto em conjunto com outros Estados-Membros;

- avaliações interpares nas quais um grupo de Estados-Membros faculta orientações a outro Estado-Membros sobre um desafio nacional específico;

- aconselhamento interpares que reúne pares experientes de um pequeno número de administrações nacionais para prestar aconselhamento sobre a conceção ou a execução de uma política em resposta a um desafio nacional específico.

Paralelamente, o Monitor da Educação e da Formação dá conta dos progressos realizados na consecução das metas e dos indicadores relacionados com a realização do Espaço Europeu da Educação:

- reúne um vasto leque de dados que ilustram a evolução dos sistemas nacionais de educação e formação em toda a União Europeia (UE);

- mede os progressos realizados pelos países na consecução dos objetivos a nível da UE do quadro estratégico para a cooperação europeia no domínio da educação e da formação rumo ao Espaço Europeu da Educação e mais além (2021-2030).

- analisa os principais desafios em matéria de educação e a evolução recente das políticas a nível nacional e da UE. Destaca medidas políticas que podem tornar os sistemas educativos europeus mais reativos às necessidades da sociedade e do mercado de trabalho.

A análise incluída no Monitor da Educação e da Formação contribui para a avaliação dos progressos socioeconómicos mais vastos realizados pelos Estados-Membros através do processo do Semestre Europeu.

A Cimeira Europeia da Educação funciona também como um fórum para os Estados-Membros e as partes interessadas cooperarem e trocarem boas práticas em matéria de política de educação e formação.


Fonte: https://education.ec.europa.eu/pt-pt


MJS

2023/10/02

O Espaço Europeu da Educação - o que é?

 

(Imagem retirada do site EEE)

O Espaço Europeu da Educação ou European Education Area é uma iniciativa que pretende ajudar os estados-membros da União Europeia a criar sistemas de educação e formação mais resilientes e inclusivos. O lema é “eliminar os obstáculos à aprendizagem e melhorar o acesso a uma educação para todos”.

A ideia de criar este Espaço foi apoiada pelos líderes europeus na Cimeira Social de Gotemburgo, na Suécia, em 2017. As primeiras medidas foram adotadas em 2018 e 2019.

Sendo a educação a base da realização pessoal, da empregabilidade e de uma cidadania ativa e responsável, torna-se vital para as sociedades europeias garantir o acesso à educação e formação ao longo da vida.

O Espaço Europeu da Educação articula-se com a Agenda de Competências para a Europa e com o Espaço Europeu da Investigação. Os domínios prioritários são:

- A melhoria da qualidade e da equidade na educação e na formação;

- Os professores, formadores e dirigentes escolares;

- A educação digital;

- A educação tecnológica;

- O Espaço Europeu da Educação no mundo.

A cooperação entre os diversos estados permitiu alcançar alguns progressos:

- quase 95 % das crianças frequentam a educação pré-escolar a partir dos 4 anos de idade;

- mais de 40 % dos jovens adultos têm uma formação superior

- quase 90 % dos jovens que abandonam o sistema escolar concluem o ensino secundário ou estão inscritos em ações de formação

- 80 % dos recém-diplomados do Erasmus+ encontram emprego em menos de três meses após a conclusão dos seus estudos

Estes resultados representam progressos significativos, mas são ainda necessários mais esforços, em especial no que diz respeito à percentagem de jovens de 15 anos com competências insuficientes na leitura e nas áreas da matemática e das ciências e à participação de adultos na aprendizagem

Em setembro de 2020, a Comissão apresentou ações concretas no que respeita ao espaço Europeu da Educação, através da criação de um Quadro Estratégico para 2021 – 2030. O objetivo é apoiar os estados-membros nas reformas do ensino, da investigação, da política social, do empego e da juventude bem como identificar metas e indicadores para orientar os trabalhos e acompanhar os progressos.

 Fonte: https://education.ec.europa.eu/pt-pt


MJS