2022/12/01

Invenções que mudaram o mundo: a pólvora

Imagem retirada da Internet


A pólvora é uma mistura explosiva de vários componentes químicos. Devido a essa propriedade foi amplamente utilizada em armas de fogo, em atividades de desobstrução de estradas e mineração.

A referência mais antiga que se conhece relativamente à pólvora data do século IX a. C., na China. Era chamada de pólvora negra, uma mistura de enxofre, carvão vegetal e nitrato de potássio. Só foi usada para fins bélicos no século X d. C. aplicada a flechas, bombas, projéteis, canhões e lanças.


Esta descoberta expandiu-se rapidamente a outras zonas através dos comerciantes chineses, nomeadamente à Índia e ao Médio Oriente, cerca de 1240-1280.

Foram os árabes que introduziram a pólvora na Europa, havendo relatos escritos por Roger Bacon no século XIII. Atribui-se ao monge alemão Berthold Schwarz a “redescoberta” da sua utilização como explosivo no século XIV.

O fabrico desta substância na Europa desenvolveu-se na tentativa de melhorar a segurança do seu manuseamento. Na época renascentista formaram-se duas “escolas” relativamente ao uso pirotécnico: a escola de Nuremberga, na Alemanha onde se publicou a obra Büchsenmeysterei (1531); e a escola italiana, onde Vannoccio Biringuccio escreveu tudo o que sabia sobre esta matéria na obra De la pirotechnia (1540).

No século XVII os fogos de artifício eram utilizados em larga escala. O seu fabrico tornou-se uma ciência, tanto mais que, em França, Lavoisier foi encarregue de investigar a melhor forma de refinamento e fabrico da pólvora. Em 1788 esta produção constituía uma verdadeira indústria.

Na Grã-Bretanha o fabrico desta substância começou cerca do século XIV. No século XVII, a guerra civil inglesa fez com que esta industria se expandisse.


Imagem retirada da Internet


No início do século XIX, os fabricantes conseguiram reduzir a área dos grãos de pólvora, aumentando a sua densidade. Cerca de 1884, Vieille descobre a pólvora sem fumo que tinha menos resíduos e maior capacidade balística. Esta descoberta mudou totalmente a utilização de armas portáteis e de canhões.

Atualmente a pólvora é classificada em três tipos, de acordo com a sua composição e textura: as pólvoras físicas incluem no seu fabrico substâncias que não têm características explosivas (carbono, enxofre, nitrato de potássio). As pólvoras químicas têm de incluir uma substância que tenha elementos redutores e oxidantes. As pólvoras mistas possuem substâncias que alteram as suas propriedades.

 

  MJS

2022/11/28

Exposição Virtual: Cidades da Europa - Ontem e Hoje

 

A Europa é o segundo menor continente em superfície do mundo, constituída por cerca de 50 países, sendo a Rússia o maior estado e o Vaticano o menor estado. A população europeia rondava os 740 milhões em 2015. As suas fronteiras estão definidas: a leste, com a Ásia; a Norte, o Oceano Glacial Ártico; a oeste o oceano Atlântico; a sul, o mar Mediterrâneo e o mar Negro.

Várias são as cidades que constituem a Europa Ocidental e, nesta exposição, destacaremos apenas seis: Paris, Lausanne, Amesterdão; Atenas; Bruges; e Roma. Partindo de uma série de diapositivos utilizados em contexto das práticas pedagógicas de Geografia, a exposição compara as imagens captadas no início do século XX (cerca de 1920/29) com as imagens atuais das referidas cidades.

Paris, capital de França tem atualmente cerca de dois milhões de habitantes e integra uma área de 105 quilómetros quadrados, atravessada pelo Sena ao longo de 13 quilómetros sobre o qual se erguem 37 pontes. É conhecida pela sua gastronomia, história e monumentos, tais comoa Catedral de Notre-Dame, os Champs-Elysées, o Louvre, a Torre Eiffel, entre muitos outros. A imagem escolhida para representar esta cidade foi o Arco do Triunfo.

Lausanne é a quarta maior cidade da Suíça, localizada no cantão de Vaud, junto ao Lago Léman. É considerada a Capital Olímpica, uma vez que aqui se situam a sede do Comité Olímpico Internacional, o Museu Olímpico e várias federações e organismos desportivos. O monumento por excelência desta cidade é a catedral, o mais importante exemplo de arquitetura gótica na Suíça. A imagem que a representa é uma vista panorâmica junto ao rio.

Amesterdão é a capital dos Países Baixos e a cidade mais populosa, embora a sede do governo se situe em Haia. É um dos principais centros financeiros e culturais da Europa, onde se destacam os canais a linha de defesa, a bolsa mais antiga do mundo, para além dos inúmeros museus. A porta Guillaume e os canais foram a imagem escolhida.

Atenas é a capital da Grécia e berço da civilização Ocidental e da democracia, onde se localiza atualmente o maior porto de passageiros da Europa. A herança clássica está patente por toda a cidade, desde a Acrópole ao Mosteiro de Daphne, passando por variados museus. A imagem escolhida foi a de um mercado tradicional, evitando o já conhecido Pártenon.

Bruges é uma cidade da Flandres Ocidental, localizada na Bélgica, conhecida como a “Veneza do Norte” pelos vários canais que a atravessam. Em 2000, o seu centro histórico foi considerado Património da Humanidade pela UNESCO. É a cidade mais visitada da Bélgica com cerca de 3 milhões de turistas por ano. O campanário e a praça central constituem alguns dos mais importantes locais. A imagem escolhida foi a de habitações tradicionais junto à zona de canais.

Roma é a capital de Itália e a terceira maior cidade da União Europeia. Atravessada pelo rio Tibre, esta cidade inclui igualmente a cidade do Vaticano., o centro do catolicismo. Considerada a “Cidade Eterna”, é o berço da civilização e da Igreja Católica. Estando repleta de construções milenares, a imagem escolhida foi a do Fórum e do Templo de Vespasiano.


Diapositivo

ME/401857/1559

Escola Secundária Gil Vicente

O diapositivo era destinado a visualização coletiva nas aulas de História e de Francês. É constituído por duas finas placas de vidro transparente, unidas por papel adesivo preto, estando numa delas gravada a imagem do Arco do Triunfo, em Paris. A fotografia mostra-nos uma perspetiva do Arco do Triunfo, a rua, com carros puxados a cavalo, transeuntes e bicicletas.

Imagem retirada da Internet


Diapositivo

ME/401857/1517

Escola Secundária Gil Vicente

O diapositivo era destinado a visualização coletiva nas aulas de História e de Francês. É constituído por duas finas placas de vidro transparente, unidas por papel adesivo preto, estando numa delas gravada uma imagem de Lausanne, na Suíça. Avistam-se telhados de prédios e, ao longe, o lago.

Imagem retirada da Internet



Diapositivo

ME/402436/1831

Escola Secundária de Passos Manuel

Diapositivo utilizado como material didático nas aulas de Geografia ou História. Trata-se de uma imagem da Porta Guillaume, em Amesterdão. É possível ver alguns barcos que se aproximam do cais. Pertence a uma coleção que se encontra na Caixa I - Secção 1 - Nº. 5491.

Imagem retirada da Internet



Diapositivo

ME/402436/1991

Escola Secundária de Passos Manuel

Diapositivo utilizado como material didático nas aulas de Geografia ou História. Trata-se de uma imagem de um mercado em Atenas, Grécia. O diapositivo pertence a uma coleção que se encontra na Caixa III - Secção 1, N.º 7130.

Imagem retirada da Internet



Diapositivo

ME/402436/2021

Escola Secundária de Passos Manuel

Diapositivo utilizado como material didático nas aulas de História e Geografia. Trata-se de uma imagem de habitações próprias para o transporte fluvial em Bruges, na Bélgica. O diapositivo pertence a uma coleção que se encontra na Caixa III - Secção 2, N.º 28.

Imagem retirada da Internet



Diapositivo

ME/402436/2119

Escola Secundária de Passos Manuel

Diapositivo utilizado como material didático nas aulas de Geografia ou História. Trata-se de uma imagem de Roma, onde se pode observar o fórum e as ruínas do templo de Vespasiano. O diapositivo pertence a uma coleção que se encontra na Caixa V - Secção 1, N.º 1366.

Imagem retirada da Internet


MJS