O
corpo humano possui cinco sentidos que são a visão, audição, paladar, olfato e
tato. Através dos recetores sensoriais conseguimos ter uma perceção do meio
ambiente que nos rodeia: estes recebem o estímulo exterior, transformando-o num
impulso nervoso que é enviado ao cérebro e interpretado pelo sistema nervoso.
Através
da visão captamos os estímulos luminosos e conseguimos percecionar imagens. O
olho, dotado de células fotossensíveis na retina, é o recetor destes estímulos
que nos permitem compreender formas e cores. A mensagem recebida é enviada ao
cérebro que a descodifica.
A
audição recebe as ondas sonoras e através dela conseguimos captar os sons
existentes no meio ambiente.
O
paladar permite diferenciar os sabores e a temperatura e está diretamente
relacionado com o olfato. As papilas gustativas, células sensoriais,
encontram-se na língua, palato, faringe, epiglote e laringe.
O
nariz é o órgão responsável pela captação de partículas que nos permitem diferenciar
os cheiros presentes no ar. Através dos quimiorrecetores os seres humanos
conseguem cheirar até 10 mil odores diferentes.
O
tato distribui-se pelo nosso corpo ao longo da pele e das mucosas. Através dele
conseguimos sentir pressão, dor, variação da temperatura, entre outros.
Nesta
exposição, da qual constam várias imagens parietais, podemos observar a
constituição do olho humano, do ouvido, da pele, da língua e do sistema
olfativo, bem como a articulação deste com o sistema nervoso central.
ME/342129/39
Escola Secundária Marquesa de
Alorna
Quadro parietal em relevo do
corpo humano utilizado para ilustrar as aulas de Ciências Naturais, numa
representação do globo ocular, ouvido e pele (corte transversal). Apresenta a
legenda em francês no canto superior esquerdo.
ME/400129/148
Escola Secundária D. Sancho II
Quadro parietal com a
representação esquemática da relação entre os vários órgãos dos sentidos com o
sistema nervoso.
ME/400129/221
Escola Secundária D. Sancho II
Imagem parietal, representativa
dos órgãos dos sentidos, utilizada para ilustrar matérias lecionadas nas aulas
de Ciências Naturais. Podemos observar os diversos órgãos dos sentidos, através
de cinco imagens totalmente identificadas, em corte e aumentadas, incluindo o
sistema auditivo, o olho, o corte transversal de um dedo e da cabeça humana.
ME/400439/237
Escola Secundária Sebastião e
Silva
Quadro utilizado em contexto pedagógico, para apoio visual
nas aulas de Biologia. O título encontra-se no topo da imagem, e tem a
designação de Quadro nº. 7, representando os órgãos dos sentidos, nomeadamente
o aparelho olfativo, gustativo e do tato. Os desenhos apresentam imagens
ampliadas e coloridas, em fundo creme, de grande rigor. Apresenta os vários
aspetos dos diversos órgãos através de uma imagem geral a que se juntam outras
com os pormenores. Tem ainda uma legendagem exaustiva, junto ao canto inferior
direito.
ME/400257/54
Escola Secundária Infanta D.
Maria
O quadro servia para ilustração
das aulas de Biologia. Estão representados os órgãos dos sentidos: olfato,
paladar e tato, cujas ilustrações estão dispostas na vertical. O quadro
apresenta uma esquadria a negro sobre fundo claro. À esquerda, apresenta 5
ilustrações sobre o olfato; ao centro encontram-se 8 ilustrações do paladar e à
direita, 6 ilustrações do tato. Cada ilustração apresenta a respetiva
identificação.
ME/401018/46
Escola Secundária de Bocage
O quadro representa em A- corte
da pele onde é visível: a) epiderme (com camada córnea, granulosa, espinhosa e
camada basal; b) derme (constituída por glândulas sebáceas, nervos, vasos
sanguíneos); c) hipoderme (constituída por tecido adiposo glândulas
sudoríparas, vasos sanguíneos); B- corte da pele colocando em evidência o pelo;
C- corte do corpúsculo de Meissner; D- língua e epiglote; E- detalhe do botão
gustativo; F- áreas do paladar da língua 16- doce, 17- ácido, 18- sal, 19-
amargo.
MJS