2022/10/27

Exposição Virtual: Dia Mundial da Alimentação

O Dia Mundial da Alimentação tem o objetivo concreto de apelar à erradicação da fome e à existência de um mundo em que os alimentos estejam acessíveis a toda a população. Atualmente verifica-se que mais de 820 milhões de pessoas não têm acesso suficiente a alimentos, o que se agrava cada vez mais devido aos problemas ambientais e às mudanças climáticas. Por outro lado, cerca de 2 milhões de indivíduos têm excesso de peso ou obesidade. Anualmente são desperdiçados mais de mil milhões de toneladas de alimentos por ano. Há que mudar os comportamentos no que respeita á produção e consumo, transformando os sistemas alimentares no sentido do desenvolvimento sustentável.

Durante décadas a procura de alimentos acompanhou a produção, permitindo o crescimento populacional. A partir de 2001 verificou-se uma produção inferior à procura que levou a um aumento dos preços. Desde então a produção alimentar tem sido afetada por incidentes climáticos e pelo aumento dos preços do petróleo. Para fazer face a esta situação a ONU criou em 2008 o Grupo de Trabalho de Alto Nível sobre a Crise Global de Segurança Alimentar.

Apesar do trabalho desenvolvido, a erradicação da fome ainda está longe de ser atingida. Vários líderes mundiais reuniram-se para traçar os Objetivos de Desenvolvimento do Milénio num movimento anti pobreza conseguindo-se uma redução para metade do número de pessoas em pobreza extrema. Existem vários objetivos que devem ser cumpridos até 2030 que pretendem “acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhorar a nutrição e promover a agricultura sustentável”, duplicando a produtividade agrícola, aumentando o investimento na agricultura e garantindo o funcionamento adequado do mercado de produtos alimentares.

Esta exposição apresenta sobretudo a composição dos alimentos e a sua importância ao nível de uma alimentação adequada, incluindo o ciclo alimentar de animais e plantas. Trata-se de uma série de imagens parietais que se destinavam a ilustrar precisamente as necessidades alimentares e os seus constituintes. 


Imagem parietal do ciclo da matéria orgânica e do azoto

ME/341526/216

Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Francisco de Arruda

Imagem parietal, colorida, que ilustra o ciclo da matéria orgânica e do azoto, utilizado para lecionar matérias da disciplina de Biologia. Através de um esquema didático, a imagem procura traçar todos os passos do ciclo da matéria e da influência da alimentação dos animais e plantas nesse mesmo ciclo.


Opticart de alimentação e saúde

ME/401250/1722/4

Escola Secundária D. Dinis

Painel temático de opticário (ME/401250/1722) dedicado aos benefícios dos diversos alimentos.


Imagem parietal de alimentação e higiene

ME/401857/143

Escola Secundária de Gil Vicente

O quadro apresenta o título no topo, com identificação dos autores. Por baixo, apresenta, à esquerda, uma tabela com tipos de alimentos e substâncias presentes em cada um dos alimentos. Ao lado direito da tabela existem ilustrações de alimentos a cores: carne e peixe; leite, queijo e ovos; gorduras e óleos, nozes e diversos.


Imagem parietal de alimentação e higiene

ME/401857/144

Escola Secundária de Gil Vicente

Sob o título «Proporção das substâncias complementares nos alimentos», o quadro apresenta, ao lado esquerdo, ilustrações a cores de cereais, açúcares, legumes e frutos e, à direita, uma tabela de sete colunas com géneros de alimentos. Em cada coluna, a sombreado, estão as diferentes características dos mesmos, segundo seis categorias distintas: substâncias solúveis na gordura; substâncias solúveis na água; substâncias antiescorbúticas solúveis na água; substâncias conservantes solúveis na água; substâncias antirraquíticas solúveis na água; (outrora) vitaminado - substância sobretudo solúvel na gordura.


Imagem parietal de alimentação e higiene

ME/401857/147

Escola Secundária de Gil Vicente

Sob o título «A necessidades diária do homem em matéria alimentar é determinada pela idade, peso e quantidade de trabalho que produz», em toda a volta do quadro, encontram-se dez imagens ilustrando as diversas fases do desenvolvimento humano com indicação das calorias necessárias para cada idade e adequadas às diversas atividades. Ao centro, está uma tabela com a indicação das substâncias que contêm, no conjunto, 1500 calorias.


Imagem parietal de alimentação e higiene

ME/401857/151

Escola Secundária de Gil Vicente

Sob o título «Calorias e hidratos de carbono nos diversos produtos alimentares», o quadro apresenta dois conjuntos de ilustrações: o primeiro refere as calorias - 2500. Estão representados leite, manteiga, carne, ovos, queijo, pão, batatas e ervilhas. O segundo conjunto representa alimentos ricos em hidratos de carbono (500 gramas) - batatas, manteiga, nabos, pão e farinha de cevada.



MJS


2022/10/24

Algumas Bibliotecas Ministeriais



Atendendo à Portaria n.º 150/2012 de 16 de maio, a Biblioteca Histórica da Educação da Secretaria-Geral da Educação e Ciência, integrada na Direção de Serviços de Documentação e de Arquivo, tem como missão valorizar o património bibliográfico da educação e ciência e assegura o atendimento especializado aos gabinetes ministeriais da respetiva área governativa e, ainda, a utilizadores internos e externos que necessitem informação da áreas de atuação do Ministério da Educação e Ciência.

Desde outubro de 2021 que a referida divisão de serviços tem a sua sala de leitura na Avenida 24 de Julho (n.º 136B), nestas novas instalações, são disponibilizadas algumas obras de referência de educação. As coleções histórico-pedagógicas não estão em livre acesso, não obstante, poderão ser solicitavas para serem consultadas in loco.

 

A referida biblioteca disponibiliza acervos históricos de pedagogos portugueses, as coleções mais significativas são: Biblioteca e Museu do Ensino Primário; Escola Rodrigues Sampaio; Instituto António Aurélio da Costa Ferreira; Ministério da Instrução Pública; Construções Escolares; Mocidade Portuguesa; Grupo de Trabalho do Ministério da Educação para a Comemoração dos Descobrimentos Portugueses; Bibliotecas Populares; Escola Secundária David Mourão-Ferreira; Escola Secundária Afonso Domingues; Escola Marquesa de Alorna; Espólios de Faria de Vasconcelos e o acervo António Ginestal Machado.

 

Direção de Serviços de Documentação e de Arquivo coordena um Sistema Integrado de Bibliotecas do Ministério da Educação e Ciência, ou seja, uma rede colaborativa de duas bibliotecas que interagem na esfera da educação e ciência, facilitando partilha de conhecimentos.

 

“O Sistema Integrado de Bibliotecas do Ministério da Educação e Ciência (SIBME) é uma rede colaborativa de centros de documentação de diversos organismos que interagem na esfera da educação e ciência e pretendem facilitar a partilha de conhecimentos.” (Secretaria-Geral da Educação e Ciência, cop. 2022)

 

A Biblioteca da Direção-Geral da Educação, cooperante com a rede, dispõe de um acervo relevante na área das ciências da educação: educação pré-escolar; ensino básico e secundário; educação espacial; educação de adultos; inovação educativa, etc.

 

A Direção-Geral da Educação, consciente da necessidade de divulgar e tornar acessíveis à comunidade educativa e ao público em geral, o conteúdo das suas publicações tem desenvolvido um conjunto de ações para disponibilizar, em modo digital, o conteúdo de algumas das suas coleções - a Biblioteca Digital é composta por recursos editados pela Direção-Geral da Educação e respetivas antecessoras, tendo como principal objetivo a disseminação de obras integrais.   

 

A Biblioteca Central do Ministério das Finanças tem como missão prestar apoio documental e informacional aos gabinetes governamentais e outras estruturas de missão, servir públicos externos interessados nas áreas de atuação do Ministério das Finanças. 

 

A Biblioteca Central do Ministério das Finanças disponibiliza aos seus utilizadores um conjunto de serviços, dos quais podem auferir comparecendo pessoalmente nas instalações da Biblioteca ou através de acesso remoto. Os utilizadores são orientados na pesquisa e localização dos recursos de informação adequados às suas necessidades.

 

“Fundada em 1962, a então designada por Biblioteca Oliveira Salazar teve por objetivo incorporar num único fundo as espécies bibliográficas dispersas pelas diversas bibliotecas privativas dos serviços que integravam o Ministério. Em 1964 é aprovado o seu regulamento, passando a Biblioteca a acolher os seus utilizadores durante as horas normais de funcionamento do serviço, embora em instalações bastante exíguas.” (Secretaria-Geral do Ministério das Finanças, s.d.)

 

Em 1980, a organização e gestão das diversas funções biblioteconómicas são atribuídas à Secretaria-Geral do Ministério das Finanças. Nessa altura, enuncia-se uma nova gestão da Biblioteca que veio a concretizar-se no princípio de que a mesma deveria, acima de tudo, garantir a coordenação do Catálogo Central das diversas bibliotecas do Ministério, mantendo estas a sua autonomia.

 

A partir de setembro de 1999 a Biblioteca passou a dispor de novas instalações que possibilitam uma efetiva utilização por parte do público.

 

 

A Biblioteca do Gabinete de Estratégia e Planeamento do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social dispõe biblioteca que também presta apoio documental e informacional aos gabinetes governamentais e outras estruturas de missão, assim como a um vasto público externo, aos interessados nas áreas de atuação do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

 

Segundo o Gabinete de Estratégia e Planeamento (s.d.), até ao início da década de 60, o Ministério das Corporações e Previdência Social não teve nenhuma biblioteca central, esse papel pertenceu à Biblioteca do Instituto Nacional do Trabalho e Previdência. A 23 de setembro de 1966, é inaugurado o edifício do Ministério das Corporações e Previdência Social, na Praça de Londres.

 

Este edifício contempla de raiz uma sala de leitura e a biblioteca, assim como o espaço de arquivo na cave e subcave. A Biblioteca teve, ao longo da sua história, várias designações e tutelas, mas sempre ligado ao Ministério do Trabalho, também este com várias designações ao longo da sua notável história.

 

 

A Biblioteca do Ministério da Economia dispõe de um catálogo coletivo constituído por informação bibliográfica nacional e internacional. Principais áreas temáticas que constituem os Catálogos Bibliográficos da Secretaria-Geral do Ministério da Economia: política económica; indústria; comércio e serviços; internacionalização das empresas; defesa do consumidor; obras públicas; arquitetura e planeamento urbano; etc.

A Biblioteca, integrada na Direção de Serviços de Documentação, Comunicação e Relações Públicas, recolhe, preserva, descreve e divulga o património bibliográfico na área da Economia.

O espólio existente é constituído pelos fundos bibliográficos e arquivísticos de organismos extintos, como as Secretarias - Gerais dos ex-Ministérios das Obras Públicas, Transportes e Comunicações e da Economia, da Inovação e do Desenvolvimento, assim como dos organismos que integram hoje a Prestação Centralizada de Serviços (PCS).

A documentação mais antiga remonta à segunda metade do século XVI, século XVIII e primeira metade do século XIX, proveniente de serviços públicos com atividade relacionada com o Ministério, como por exemplo os fundos da Montaria-mor do Reino, Administração dos Reais Pinhais de Leiria ou a Comissão Central de Pesos e Medidas:

 

“Os fundos bibliográficos, a par dos arquivísticos, ilustram as alterações legislativas e institucionais ocorridas ao longo do tempo. Deste modo, o acervo contém documentação que remonta a 1585, proveniente das várias instituições que antecederam o Ministério das Obras Públicas, Comércio e Indústria. O ministério foi criado por Decreto de 30 de agosto de 1852, dando continuidade às suas atribuições e incorporando a documentação que lhes dava suporte.” (Secretaria-Geral do Ministério da Economia, s.d.)



Em 1911, por força do Decreto de 10 de maio, o Ministro do Fomento, Brito Camacho, promoveu uma importante reorganização da Biblioteca, reconhecendo que existiam verdadeiras preciosidades documentais desaproveitadas, abrindo a possibilidade de consulta a leitores externos.

 

A Biblioteca da Secretaria-Geral do Ministério da Justiça tem por missão adquirir, disponibilizar e difundir recursos informativos, impressos ou eletrónicos, com conteúdos relevantes e atualizados para a prossecução dos objetivos dos gabinetes dos membros do Governo integrados no Ministério da Justiça, da Secretaria-Geral do Ministério da Justiça e de todos os serviços e organismos do Ministério da Justiça, de forma a satisfazer as necessidades de informação dos seus utilizadores.

O público-alvo são utilizadores internos da Secretaria-Geral do Ministério da Justiça todos os trabalhadores e pessoal nomeado que exerça funções nos gabinetes dos membros do Governo integrados no Ministério da Justiça e na Secretaria Geral do Ministério da Justiça.

O acesso ao fundo bibliográfico da Secretaria-Geral do Ministério da Justiça pode ser efetuado presencialmente na sala de leitura ou através da consulta da respetiva base de dados bibliográfica.

 

A Biblioteca da Secretaria-Geral da Defesa Nacional está inserida no projeto da Rede de Bibliotecas da Defesa Nacional, desde 2015. A utilização de uma plataforma informática comum proporciona aos leitores da Defesa e ao público em geral a possibilidade de efetuar pesquisas no catálogo coletivo e/ou nos catálogos bibliográficos do universo da defesa.

 A Biblioteca da Secretaria-Geral do Ministério da Defesa Nacional, integrada na direção de serviços de Comunicação e Relações Públicas, tem por missão tratar, gerir e difundir os recursos de informação bibliográfica, de modo a contribuir com eficácia e qualidade no apoio à tomada de decisão, em áreas de referencia como a estratégia militar; geopolítica; história militar; relações internacionais; direito; arte e arquitetura militar; guerra submarina e organizações internacionais (OSCE, ONU, NATO e EU).

A Biblioteca da Secretaria-Geral do Ministério da Defesa Nacional integrar a Rede de Bibliotecas da Defesa Nacional (RBDN), este catálogo coletivo conta com 26 cooperantes. Segundo Horta (2019) a RBDN segue um modelo de interligação de pontos – as bibliotecas integrantes – numa rede tipologicamente mista e de modelo de gestão e governação descentralizado ou distribuído (marcado pela autonomia), com objetivos definidos (baseados na adoção de um Sistema Integrado de Gestão Bibliográfica e um catálogo coletivo), com procedimentos comuns e de índole cooperante, permitindo uma aproximação entre bibliotecas e profissionais da informação, abertura dos sistemas e maior controlo sobre o volume informacional.

 

 

A Biblioteca do Ministério dos Negócios Estrangeiros (Biblioteca do Instituto Diplomático da Secretaria-Geral - Ministério dos Negócios Estrangeiros) é especializada nas áreas da diplomacia, relações internacionais, direito internacional, política internacional, economia internacional, história diplomática e história.

A Biblioteca mantém um vasto e valioso fundo bibliográfico e documental, especializado nas áreas da diplomacia, relações internacionais, direito internacional, política internacional, economia internacional, história diplomática e história.

Na biblioteca são tratadas as publicações editadas pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros, sendo que este também é responsável pela sua distribuição. Compete-lhe, ainda, compilar e elaborar a sinopse de acordos, tratados e outros atos solenes de caráter internacional de que Portugal seja parte. 

O espólio da referida biblioteca compreende: Manuscritos e obras publicados antes do séc. XX, pertencentes ao Fundo Documental Antigo; monografias, séries, publicações periódicas e obras de referência; coleções de documentos de organismos internacionais; compilação e sinopse de legislação (desde o ano de 1715); boletins oficiais de antigas colónias; publicações do Ministério dos Negócios Estrangeiros e coleções de mapas e cartografia.

Por força do Despacho 3368/2012, a Biblioteca do Ministério dos Negócios Estrangeiros são dirigidos de forma integrada, por uma única unidade orgânica à qual compete: assegurar a gestão, manutenção e atualização do sistema de documentação e biblioteca do MNE e coligir e publicar documentação relativa à política externa portuguesa, apoiando a produção e difusão das publicações e outro material conexo às atividades do IDI (Instituto Diplomático), incluindo colaborar na edição de monografias, livros, revistas e outros meios de divulgação da problemática da política externa.

 

A Secretaria-Geral do Ambiente tem por missão garantir o apoio à formulação de políticas, ao planeamento estratégico e operacional, à atuação do governo da área do ambiente e ação climática no âmbito internacional, à aplicação do direito europeu e à elaboração do orçamento, assegurar a gestão de programas de financiamento internacional e europeu a cargo do Ambiente e Ação Climática e, ainda, prestar apoio técnico-jurídico e contencioso, da documentação e informação e da comunicação e relações públicas.

Neste contexto, a Biblioteca do Ambiente apresenta-se como um projeto conjunto da Secretaria-Geral e da Agência Portuguesa do Ambiente I.P. É constituída pelos espólios das bibliotecas que existiam na Secretaria-Geral, no ex-Instituto da Água e na Agência Portuguesa do Ambiente I.P. São cerca de 70.000 títulos que versam sobre a temática do Ambiente e outras áreas do conhecimento. É um projeto a longo prazo e, como tal, vai sendo completado passo a passo. Neste momento, estão disponíveis cerca de 5.500 títulos.

 

A Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna tem por missão assegurar o apoio técnico e administrativo aos gabinetes dos membros do governo integrados no Ministério da Administração Interna e a prestação de serviços comuns nos domínios: técnico-jurídico; organização e gestão de recursos; gestão financeira; acompanhamento e controlo da execução orçamental; documentação e arquivo e comunicação e relações públicas.

Neste contexto de missão, a Divisão de Documentação e Arquivo é parte integrante da Direção de Serviços de Documentação e Relações Públicas, apresentando-se como um serviço especializado na área dos recursos de informação. Tem por missão prestar apoio técnico aos Gabinetes Ministeriais, às unidades orgânicas da Secretaria-Geral e aos organismos da Administração Interna, garantindo a preservação da memória institucional e a conservação do seu património documental e arquivístico, que procura disponibilizar aos cidadãos.

A Biblioteca da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna dispõe de um fundo bibliográfico constituído por documentos livros e não livros. As temáticas que fazem parte do fundo documental são as seguintes: segurança pública; proteção civil; segurança rodoviária; administração eleitoral; controlo das fronteiras; criminalidade e vários ramos do direito (atualmente, a consulta deste património cultural não está disponível em catálogo em linha).

Para além deste constrangimento, salienta-se o fato de a referida biblioteca adotar um procedimento técnico de acesso remoto a documentação nano virtual. Estamos a referirmo-nos  a um conjunto de dossiers temáticos ad hoc. Cada dossier disponibilizado está organizado de forma webográfica; cada referência bibliográfica tem disponível um outlink de acesso. Ainda não estão disponíveis as publicações nem os trabalhos científicos do Ministério da Administração Interna. 

Segundo Ministério da Administração Interna (2022), os dossiers temáticos têm o objetivo facilitar o acesso à informação bibliográfica e documental, em formato eletrónico, pertinente e relevante sobre a temática pretendida. Cada dossier é constituído por recursos documentais digitais, organizados de acordo com a tipologia da informação e a data de publicação.

Para a sua elaboração são pesquisadas fontes em acesso aberto, designadamente, a legislação publicada em Diário da República em formato eletrónico, no Jornal Oficial da União Europeia, sites de organizações governamentais e não-governamentais, nacionais e estrangeiras, assim como Bases Jurídico-Documentais como é o caso da base Datajuris, disponível por assinatura. São ainda consultados repositórios institucionais e catálogos de recursos em acesso restrito e aberto.


P. M. 

 

 

 

BIBLIOGRAFIA

 

 

DIREÇÃO-GERAL DE RECURSOS DA DEFESA NACIONAL (2022). Manual de Acolhimento Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional [em linha]. Lisboa: Direção de Serviços de Gestão Financeira e Patrimonial / Divisão de Gestão de Recursos Humanos e Apoio [Consulta: 31 de agosto de 2022]. Disponível: https://dgrdn.gov.pt/fls/gestao/dgrdn_manual-acolhimento.pdf


GABINETE DE ESTRATÉGIA E PLANEAMENTO (s.d). Sobre a biblioteca [em linha]. Lisboa: Ministério das Corporações e Previdência Social [Consulta: 31 de agosto de 2022]. Disponível: Biblioteca - Gabinete de Estratégia e Planeamento (mtsss.gov.pt)


HORA, João Nuno Gomes Ferreira da (2019). A evolução das bibliotecas militares e de defesa: estudo de caso da Rede de Bibliotecas da Defesa Nacional [em linha] Lisboa: Repositório da Universidade de Lisboa [Consulta: 31 de a 2022]. Disponível: https://repositorio.ul.pt/handle/10451/41971


INSTITUTO DIPLOMÁTICO (s.d.). Sala de leitura [em linha]. Lisboa: Ministério dos negócios Estrangeiros [Consulta: 31 de agosto de 2022]. Disponível: https://idi.mne.gov.pt/pt/arquivo-e-biblioteca/sala-de-leitura


MINISTÉRIO DA ADMINISTRAÇÃO INTERNA (2022). Dossiê temático: terrorismo [em linha]. Lisboa: Secretaria-Geral Direção de Serviços de Documentação e Relações Públicas [Consulta: 7 de setembro de 2022]. Disponível: https://www.sg.mai.gov.pt/BibliotecaArquivo/Biblioteca/Documents/Dossier%20Temático%20Terrorismo.pdf


 SECRETARIA-GERAL DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA (cop. 2022) Sistema Integrado de Bibliotecas do Ministério da Educação e Ciência [em linha]. Lisboa: SGMEC [Consulta 1 de setembro de 2022]. Disponível: https://www.sec-geral.mec.pt/pagina/sistema-integrado-de-bibliotecas-do-ministerio-da-educacao-e-ciencia


SECRETARIA-GERAL DO AMBIENTE (2022). Biblioteca online [em linha]. Lisboa: SGA [Consulta: 7 de setembro de 2022]. Disponível: https://www.sgambiente.gov.pt/biblioteca-online

 

SECRETARIA-GERAL DO MINISTÉRIO DA DEFESA NACIONAL (s.d.). Rede de Bibliotecas da Defesa Nacional [em linha]. Lisboa: SGMDN [Consulta 1 de setembro de 2022]. Disponível: https://bibliotecas.defesa.pt/ipac20/ipac.jsp?profile=bsgmdn


 

SECRETARIA-GERAL DO MINISTÉRIO DA ECONOMIA (s.d.). Biblioteca e Arquivo Histórico - Secretaria-Geral do Ministério da Economia [em linha]. Lisboa: SGME [Consulta: 31 de agosto de 2022]. Disponível: https://diretorio.bad.pt/?dir-item=biblioteca-e-arquivo-historico-secretaria-geral-do-ministerio-da-economia

 


SECRETARIA-GERAL DO MINISTÉRIO DAS FINANÇAS (s.d.). Historial da Biblioteca Central do Ministério das Finanças [em linha]. Lisboa: SGMF [Consulta: 31 de agosto de 2022]. Disponível: https://www.sgmf.gov.pt/media/dados/PDF/BIB/BIB_HISTORIAL.pdf

 

SECRETARIA-GERAL DO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA (s.d.). O Centro de Documentação da Secretaria Geral do Ministério da Justiça -  Secretaria-geral [em linha]. Lisboa: SGMJ [Consulta: 31 de agosto de 2022]. Disponível: https://diretorio.bad.pt/?dir-item=centro-de-documentacao-do-ministerio-da-economia-secretaria-geral