2022/10/27

Exposição Virtual: Dia Mundial da Alimentação

O Dia Mundial da Alimentação tem o objetivo concreto de apelar à erradicação da fome e à existência de um mundo em que os alimentos estejam acessíveis a toda a população. Atualmente verifica-se que mais de 820 milhões de pessoas não têm acesso suficiente a alimentos, o que se agrava cada vez mais devido aos problemas ambientais e às mudanças climáticas. Por outro lado, cerca de 2 milhões de indivíduos têm excesso de peso ou obesidade. Anualmente são desperdiçados mais de mil milhões de toneladas de alimentos por ano. Há que mudar os comportamentos no que respeita á produção e consumo, transformando os sistemas alimentares no sentido do desenvolvimento sustentável.

Durante décadas a procura de alimentos acompanhou a produção, permitindo o crescimento populacional. A partir de 2001 verificou-se uma produção inferior à procura que levou a um aumento dos preços. Desde então a produção alimentar tem sido afetada por incidentes climáticos e pelo aumento dos preços do petróleo. Para fazer face a esta situação a ONU criou em 2008 o Grupo de Trabalho de Alto Nível sobre a Crise Global de Segurança Alimentar.

Apesar do trabalho desenvolvido, a erradicação da fome ainda está longe de ser atingida. Vários líderes mundiais reuniram-se para traçar os Objetivos de Desenvolvimento do Milénio num movimento anti pobreza conseguindo-se uma redução para metade do número de pessoas em pobreza extrema. Existem vários objetivos que devem ser cumpridos até 2030 que pretendem “acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhorar a nutrição e promover a agricultura sustentável”, duplicando a produtividade agrícola, aumentando o investimento na agricultura e garantindo o funcionamento adequado do mercado de produtos alimentares.

Esta exposição apresenta sobretudo a composição dos alimentos e a sua importância ao nível de uma alimentação adequada, incluindo o ciclo alimentar de animais e plantas. Trata-se de uma série de imagens parietais que se destinavam a ilustrar precisamente as necessidades alimentares e os seus constituintes. 


Imagem parietal do ciclo da matéria orgânica e do azoto

ME/341526/216

Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Francisco de Arruda

Imagem parietal, colorida, que ilustra o ciclo da matéria orgânica e do azoto, utilizado para lecionar matérias da disciplina de Biologia. Através de um esquema didático, a imagem procura traçar todos os passos do ciclo da matéria e da influência da alimentação dos animais e plantas nesse mesmo ciclo.


Opticart de alimentação e saúde

ME/401250/1722/4

Escola Secundária D. Dinis

Painel temático de opticário (ME/401250/1722) dedicado aos benefícios dos diversos alimentos.


Imagem parietal de alimentação e higiene

ME/401857/143

Escola Secundária de Gil Vicente

O quadro apresenta o título no topo, com identificação dos autores. Por baixo, apresenta, à esquerda, uma tabela com tipos de alimentos e substâncias presentes em cada um dos alimentos. Ao lado direito da tabela existem ilustrações de alimentos a cores: carne e peixe; leite, queijo e ovos; gorduras e óleos, nozes e diversos.


Imagem parietal de alimentação e higiene

ME/401857/144

Escola Secundária de Gil Vicente

Sob o título «Proporção das substâncias complementares nos alimentos», o quadro apresenta, ao lado esquerdo, ilustrações a cores de cereais, açúcares, legumes e frutos e, à direita, uma tabela de sete colunas com géneros de alimentos. Em cada coluna, a sombreado, estão as diferentes características dos mesmos, segundo seis categorias distintas: substâncias solúveis na gordura; substâncias solúveis na água; substâncias antiescorbúticas solúveis na água; substâncias conservantes solúveis na água; substâncias antirraquíticas solúveis na água; (outrora) vitaminado - substância sobretudo solúvel na gordura.


Imagem parietal de alimentação e higiene

ME/401857/147

Escola Secundária de Gil Vicente

Sob o título «A necessidades diária do homem em matéria alimentar é determinada pela idade, peso e quantidade de trabalho que produz», em toda a volta do quadro, encontram-se dez imagens ilustrando as diversas fases do desenvolvimento humano com indicação das calorias necessárias para cada idade e adequadas às diversas atividades. Ao centro, está uma tabela com a indicação das substâncias que contêm, no conjunto, 1500 calorias.


Imagem parietal de alimentação e higiene

ME/401857/151

Escola Secundária de Gil Vicente

Sob o título «Calorias e hidratos de carbono nos diversos produtos alimentares», o quadro apresenta dois conjuntos de ilustrações: o primeiro refere as calorias - 2500. Estão representados leite, manteiga, carne, ovos, queijo, pão, batatas e ervilhas. O segundo conjunto representa alimentos ricos em hidratos de carbono (500 gramas) - batatas, manteiga, nabos, pão e farinha de cevada.



MJS


Sem comentários: