2023/08/17

Educação e Monarquia: D. Pedro IV (1798 - 1834)

 

D. Pedro IV (1798 - 1834), “o Rei Soldado”, era filho de D. João VI e de D. Carlota Joaquina. Embarcou para o Brasil juntamente com a família real, no seguimento das invasões francesas. Em 1818 casou com D. Maria Leopoldina Josefa Carolina de Habsburgo. Deste casamento nasceram D. Maria da Glória, futura D. Maria II de Portugal e Pedro, futuro D. Pedro II, Imperador do Brasil.

Aquando da vinda do seu pai, D. João VI, a Portugal para jurar a Constituição de 1822, D. Pedro permaneceu no Brasil, assegurando a regência. Acabou por liderar o movimento independentista brasileiro, declarando a sua independência a 7 de setembro de 1821.


(Imagem retirada da Internet)

Com a morte de D. João em 1826, a regência de Portugal fica nas mãos da infanta D. Isabel Maria. D. Pedro decidiu abolir a Constituição de 1822 e outorgou aos portugueses a Carta Constitucional de 1826. Abdicou do trono português a favor da sua filha D. Maria da Glória que tinha, nessa altura, apenas 7 anos. Determinou que D. Maria casaria com o seu tio D. Miguel que se encontrava exilado e que este deveria jurar a Carta Constitucional.

D. Miguel jurou a Carta, mas pouco tempo depois (1827) repôs o absolutismo em Portugal, faltando ao compromisso assumido. A maior parte dos liberais foram perseguidos e muitos tiveram de se exilar.

Em virtude desta situação, D. Pedro abdicou do trono do Brasil a favor do seu filho, D. Pedro II (1831), e partiu para Portugal, onde reuniu um exército fiel à causa liberal. Desembarcou no Porto e deu-se início à Guerra Civil que opôs liberais e absolutistas. Esta guerra só terminará em maio de 1834 na Convenção de Évora-Monte: D. Miguel foi expulso de Portugal e a Carta Constitucional foi reposta. As Cortes de 1834 confirmaram a regência de D. Pedro, que viria a falecer um mês depois.

No que respeita a políticas educativas, a Carta Constitucional de 1826 instituído a frequência da instrução primária obrigatória para todos os cidadãos. Foram constituídos os primeiros currículos que se centravam na aquisição de conhecimentos básicos de leitura, escrita e aritmética.


MJS


2023/08/14

Peça do mês de agosto/2023

 


Lanterna de Reuter

 

Lanterna de Reuter utilizada no Laboratório de Física para a prática pedagógica.

Está inventariado com o número ME/401250/884 e pertence ao espólio museológico da Escola Secundária D. Dinis.


MJS