2022/04/14

Peça do mês de abril

 


Bastidor

Armação de madeira na qual se fixa o tecido que se pretende bordar. É formado por uma circunferência presa na vertical a uma base retangular. Utiliza-se para prender o tecido de forma ajustada para que se possa posteriormente bordar à mão. Este bastidor de bordados era utilizado no âmbito dos Cursos de Formação Feminina (Curso de Bordados e Costura).

Está inventariado com o número ME/400774/32 e pertence ao espólio museológico da Escola Secundária Alfredo da Silva.


MJS

2022/04/11

Exposição virtual: "A abelha no Museu Virtual da Educação"

 

As abelhas vivem em colmeias, tendo no seu interior uma rainha, 1500 abelhas obreiras e 1500 zangões, bem como larvas. A sua média de vida é bastante curta, entre 28 a 48 dias, à exceção da rainha que pode viver 5 anos. A sua existência é fundamental para o equilíbrio dos ecossistemas terrestres na medida em que polinizam diversas plantas e plantações de frutas e legumes. Cerca de 80% das espécies vegetais reproduzem-se desta forma. A grande questão é que, sem abelhas, a vida na Terra desaparecia: sem abelhas não há polinização, as espécies vegetais não se reproduzem, os animais não têm alimentos e, como consequência, os seres humanos não conseguem sobreviver. Dois terços dos alimentos que consumimos são produzidos através da polinização.

Vários são os fatores que colocam em risco a existência das abelhas. O uso excessivo de pesticidas e químicos tem provocado a morte destes insetos, colocando em risco a polinização. O aumento de apicultores não tem resolvido a situação, uma vez que muitas vezes não são cumpridas as regras de distanciamento de 800 metros entre apiários. As abelhas entram em competição e muitas morrem devido à má nutrição. A par disto, surgem espécies invasoras, como é o caso da vespa asiática, que podem destruir toda a colmeia.

Como resultado, cerca de 50% a 90% da população de abelhas desapareceu na Europa e na América do Norte. É necessário um investimento avultado para reverter esta situação, nomeadamente através da agricultura biológica e do controlo de doenças. Em Portugal a instituição responsável por este setor é a Federação Nacional de Apicultores (FNAP).

Nesta exposição estão presentes algumas imagens parietais da abelha, onde se podem observar as suas caraterísticas físicas e o seu desenvolvimento. Os modelos anatómicos em corte são igualmente importantes pois permitem ter uma noção mais concreta da fisionomia deste inseto. Por fim, podem observar-se vários espécimes em diferentes estágios de desenvolvimento.


Imagem parietal de espécie animal/Abelha

ME/152481/18

Escola Básica e Secundária de Canelas

Quadro parietal ilustrado, representativo da abelha, utilizado para ilustrar matérias nas aulas de Biologia. O parietal organiza-se em duas faixas horizontais, e retrata de forma naturalista, aspetos do habitat, anatomia e reprodução da abelha. Na faixa superior, sobre fundo azul, estão duas abelhas junto de uma flor, e uma delas está a sugar o pólen da flor. Na parte inferior, sobre fundo de cor negra, estão sete ilustrações, representando ao centro, uma secção do favo com uma abelha-mestra e fases do desenvolvimento desde o ovo, a larva e a crisálida. À esquerda e à direita surgem, muito ampliados, pormenores da anatomia interna da abelha. Não tem legenda.


Abelha

ME/400117/42

Escola Secundária D. Pedro V

Modelo utilizado como material de apoio às aulas de Biologia. O espécime encontra-se num suporte de metal, colocado numa base de madeira. É composto por várias peças e permite visualizar os órgãos internos, dado que o modelo representa a abelha em corte longitudinal. Legendado em italiano.


Imagem parietal de espécie animal/Abelha

ME/402436/335

Escola Secundária de Passos Manuel

Quadros de pendor naturalista de cores muito suaves, de grande rigor e pormenor, sobre animais no seu habitat natural, dos mais vulgares aos mais exóticos, dos domesticados aos selvagens. Esta coleção é designada por Retângulo Negro por ser essa a marca identificativa mais comum entre os quadros: à volta da imagem existe uma cercadura retangular, marcada por uma linha negra ou azul escura.


Abelha

ME/402436/1637

Escola Secundária de Passos Manuel

Material didático utilizado em Ciências Naturais para o estudo do desenvolvimento da abelha. Conservados em formol num cilindro de vidro, são apresentados vários espécimes em quatro estágios de desenvolvimento da abelha, desde larva até adulto. Abelha é a denominação comum de vários insetos pertencentes à ordem Hymenoptera. A abelha adulta alimenta-se geralmente de néctar e é um importante agente de polinização. Vive em colmeias, num sistema de extraordinária organização, produzindo mel. Classificação científica: Reino: Animalia; Filo: Arthropoda; Classe: Insecta; Ordem: Hymenoptera.


Imagem parietal de espécie animal/Abelha

ME/401857/570

Escola Secundária de Gil Vicente

O quadro, de grandes dimensões, é impresso litograficamente sobre fundo claro com grande qualidade e rigor naturalista na cor e detalhes e é complementado com desenhos esquemáticos simplificados e indicação de escalas de ampliação. Servia de apoio visual às aulas de biologia. O quadro, com o n.º Tab.30, representa, em três ilustrações, a abelha. Em cima a toda a largura do quadro, está representada uma abelha, em vista lateral (n.º 3); por baixo, à esquerda, encontra-se uma larva muito ampliada (n.º 1); à direita, em baixo, aspeto externo de uma ninfa, muito ampliado (n.º 2). No canto inferior esquerdo, impressos na tela, encontram-se a assinatura e a identificação da coleção em três línguas: alemão, inglês e francês. No canto inferior direito, impressos na tela, indicação da casa impressora (Martinus Nijhoff 's Gravenhage) e o logótipo quadrangular contornado pelas palavras: Alles - Komt - Terect- W.N.


Abelha

ME/401109/452

Escola Secundária de Camões

Modelo de abelha utilizado para permitir a visualização da sua morfologia em contexto das práticas pedagógicas de Ciências Naturais. Trata-se de um modelo de uma obreira de abelha doméstica, Apis mellifica, L., sobre uma placa retangular, com esquemas e legenda em inglês. Os esquemas mostram parte da colmeia, com alvéolos, e os elementos desta sociedade de himenópteros. O corpo da abelha, constituído por cabeça, tórax e abdómen, está seccionado longitudinalmente, de modo a que se possa observar a anatomia interna. Na cabeça, um par de antenas, um par de olhos compostos, polifacetados e três olhos simples. O aparelho bucal é do tipo tromba libadora-sugadora. Ligadas ao tórax, vêem-se três pares de patas locomotoras e dois pares de asas membranosas. Na extremidade do abdómen possui um ferrão venenoso. No interior do modelo são evidentes as anatomias dos sistemas respiratório, circulatório, digestivo, excretor, nervoso e reprodutor.


MJS