2024/06/27

Instalações para o ensino (1968 a 1972) - Ministério das Obras Públicas - Escolas do Ciclo Primário: Escola Preparatória de André Soares, Braga

 

- Escola Preparatória de André Soares -

O Ministério das Obras Públicas concluiu 42 edifícios, no período decorrente de 1968 a 1972, destinados a estabelecimentos dos cursos preparatório, secundário e médio. A título de divulgação, neste post, daremos a conhecer - a Escola Preparatória de André Soares, Braga.


(Na imagem podem observar-se vários pavilhões pertencentes à escola)

(No topo, pode ver-se um pátio interior e os pavilhões. À esquerda, em baixo, uma zona de oficinas e à direita a ficha técnica com a identificação da escola, a dimensão da área coberta, a dimensão da superfície de pavimentos, o custo total das instalações, a data de conclusão da obra, a população escolar e a discriminação das dependências)


Ministério das Obras Públicas (1973). Novas Instalações para o ensino construídas entre

 1968 e 1972. Lisboa: Direcção-Geral das Construções Escolares.



P. M. 



2024/06/24

Educadores Portugueses dos séculos XIX e XX: Ana Calixto (1866 – 1926)

 

(Imagem da autora retirada de Dicionário de educadores portugueses)


Ana Maria Calixto nasceu a 9 de dezembro em Serpa, filha de António Carlos Calixto e de Ana Maria das Dores Calixto. O seu pai, professor primário, foi escritor e fundador, em 1885, da Associação Serpense de Socorros Mútuos.

Foi professora do ensino livre, em Lisboa e defensora dos ideais da Escola Nova no que respeita à educação. Em 1912 apresentou a tese Educação cívica na escola primária: base em que devemos assentar, ao Terceiro Congresso Pedagógico. Através desta tese exprimiu a tendência da época que considerava o ensino como a via para a regeneração da sociedade. No que respeita à educação feminina considerou a necessidade desta se aproximar da educação masculina para que os princípios da igualdade fossem respeitados.

Para esta educadora, o primeiro tipo de educação que o ser humano recebia era dada em casa, pela família e, sobretudo, pelas mulheres. Se a mulher não tiver este papel de educadora reconhecido, não se poderá justificar a posição do homem na sociedade. O papel da escola era o de socialização, ou seja, havia a necessidade de uma escola ativa, que recorresse à observação e ao experimentalismo.

Em 1922, escreveu um artigo sobre as Escolas Móveis, onde apresentou diferenças marcantes entre a aprendizagem feminina e masculina. A educação da mulher era a forma desta aceder à cidadania e à igualdade política que se consumaria através do voto feminino.

 


Fonte principal: Dicionário de educadores portugueses / dir. António Nóvoa. - Porto : ASA, 2003.


MJS