2022/09/15

Peça do mês de setembro

 


Conjunto de ressoadores de Helmholtz

Instrumento utilizado em contexto das práticas pedagógicas de Física para estudo da mecânica do som. Trata-se de um ressoador de vidro esférico, pertencente a um conjunto de 5, que possui uma pequena abertura circular e um espigão saliente. Este espigão, aberto e diametralmente oposto à abertura, permite a sua introdução no ouvido e a audição do som.

Esta inventariado com o número ME/400439/538/1 e pertence ao espólio museológico da Escola Secundária Sebastião e Silva.


MJS


2022/09/12

Invenções que mudaram o mundo: a fotografia

 

Máquina fotográfica

ME/400002/160

Escola Secundária Alves Martins

Máquina fotográfica Zeiss, de fole, com estojo de pele. Modelo Ikon.


A fotografia é um processo de produção de imagens através da fixação da luz refletida pelos objetos numa superfície impregnada com um produto sensível às radiações luminosas.

A criação da fotografia resultou de várias descobertas feitas ao longo dos anos. Em 1558, Giovanni Baptista Della Porta desenvolveu o conceito de câmara escura, igualmente conhecido por Leonardo da Vinci.

Em 1604, Angelo Sala descobriu que um dos compostos da prata escurecia ao sol. No entanto foi Johann Heinrich-Schulze, em 1724, que fez várias experiências a este nível utilizando ácido nítrico, prata e gesso, chegando à conclusão que era a prata halogénea convertida em prata metálica que provocava o escurecimento.

A primeira fotografia que se conhece data de 1826 e é da autoria de Joseph Nicéphore Niépce. Foi produzida numa placa de estanho coberta com um derivado do petróleo através de uma câmara, necessitando de oito horas de exposição solar. Este processo foi designado pelo autor como Heliogravura.

Nièpce contatou com Daguerre, um outro cientista que se dedicava à fotografia e formaram uma sociedade. Daguerre desenvolveu um processo com vapor de mercúrio que permitiu reduzir o tempo de revelação para alguns minutos. Este método ficou conhecido como Daguerreotipia e foi apresentado à Academia de Ciências e Belas Artes em França.

William Fox Talbot também se dedicou ao estudo da fotografia, desenvolvendo um processo diferente – calotipo – utilizando folhas de papel com cloreto de prata que eram colocadas em contato com outras folhas de papel e produziam uma imagem positiva. Este processo é bastante semelhante ao que se usa atualmente pois produz um negativo que permite reproduzir várias imagens.

Só a partir de 1888 é que a fotografia se popularizou, nomeadamente com a empresa Kodak que introduziu a câmara fotográfica com rolos substituíveis que podia ser utilizado por qualquer um.


Conjunto de acessórios para máquina fotográfica

ME/402643/51

Escola Secundária Rainha Santa Isabel

Fole de maquina fotográfica do Século XIX


A utilização da fotografia a partir de meados do século XIX tinha um objetivo documental, ou seja, a reprodução da realidade em diversas áreas como lugares, culturas, edifícios, obras de engenharia. Era o retrato da época.

Ao mesmo tempo desenvolveu-se a fotografia de culturas exóticas e distantes, a fotografia de guerra ou mesmo do corpo humano. No final do século, a fotografia torna-se uma obra de arte, divulgando-se através de exposições e de sociedade fotográficas. 

Na primeira metade do século XX, Alfred Stieglitz foi o responsável pela renovação da estética fotográfica, tendo criado um grupo designado Photo-Secession em 1902. Após a Primeira Guerra Mundial a fotografia liberta-se da função ilustrativa e torna-se numa forma de arte, influenciada pelo Cubismo ou pelo Futurismo, entre outros. Podem destacar-se os nomes de Alexandre Rodchenko, László Moholoy-Nagy pertencente à Escola Bauhaus ou Man Ray, influenciado pelo Dadaísmo e Surrealismo.

A partir dos anos 30, a fotografia teve um papel preponderante como meio de comunicação de massas, ilustrando jornais e revistas. O fotojornalismo e a fotografia de moda são as áreas que mais se destacam.

A partir da segunda metade do século XX, a fotografia assume uma importância artística considerável. Basta referir os retratos realizados por Andy Warhol, numa mistura de fotografia e serigrafia, profundamente influenciado pela Pop Art.

A partir de então, as inovações ao nível da fotografia não pararam de surgir, quer ao nível da captação da imagem e da qualidade de reprodução, quer ao nível da rapidez de processamento. A mudança mais drástica dá-se com a introdução da fotografia digital no final do século XX. A fotografia torna-se assim uma experiência cada vez mais pessoal, de captação de um momento.


MJS