2021/10/21

Biblioteca do Museu Nacional de Arte Antiga


O Museu Nacional de Arte Antiga é um dos mais importantes museus de arte em Portugal, com uma coleção que abarca obras dos séculos XII a XIX e incluem pintura, escultura, desenho, artes decorativas, arte asiática e africana e ainda arte relacionada com os descobrimentos portugueses.

Localiza-se no Palácio de Alvor-Pombal, mandado construir no século XVII por D. Francisco Távora. Após o processo dos Távoras foi adquirido por Paulo de Carvalho e Mendonça, irmão do Marques de Pombal. Em 1879 o palácio foi adquirido pelo Estado para a futura instalação do Museu Nacional de Belas Artes e Arqueologia, inaugurado em 1884.

O Museu confinava com o Convento de Santo Alberto que passou a ser tutelado pelo Estado em 1891 e acabou por ser derrubado para alargar as insuficientes instalações do museu, inaugurado em 1940. A coleção agora existente começou a ser recolhida em 1834 após a extinção das ordens religiosas.

Em 1911 foi criado o Museu de Arte Contemporânea e as obras posteriores a 1950 foram retiradas do Museu de Arte Antiga.

No que respeita à Biblioteca, esta foi inaugurada em 1945 com um fundo documental especializado em História da Arte: pintura, desenho, gravura, artes decorativas, arquitetura, museologia e museografia, teoria e crítica de arte, conservação e restauro.

Aqui estão incluídas obras de referência, monografias, publicações em série, catálogos de exposições, museus, particulares e leilões, bem como teses académicas. Existe igualmente um fundo de livros antigos (missais, antifonários, crónicas, tratados, etc,).

O fundo foi constituído através de doações e legados, como é o caso de José de Figueiredo, Francisco de Sousa Viterbo, Ernesto Soares, Barros de Sá, entre outros.

 

MJS

2021/10/18

Peça do mês de outubro

Escala Optométrica de Monoyer

O equipamento consta de uma caixa paralelepipédica metálica eletrificada. Na face principal e ao alto, está um vidro opalino com a escala optométrica impressa a negro de 0,1 a 1,0. O vidro está enquadrado com uma moldura de perfil metálico em L, suportada por parafusos. Na face lateral direita está o interruptor e a chapa com a identificação do fabricante.

A escala optométrica foi inventada por Ferdinand Monoyer (1836-1912), oftalmologista francês, criador do termo dioptria. Trata-se de uma unidade de potência de uma lente que expressa o inverso da distância focal, em metros.

A tabela é composta por letras de diferentes tamanhos, em que o paciente deve reconhecer os caracteres. Quando deixa de os visualizar corretamente, estabelece-se o seu nível de capacidade visual, em função do qual se calculará a compensação ótica.

A peça está inventariada com o número ME/401857/303 e pertence ao espólio museológico da Escola Secundária de Gil Vicente.


MJS