Os professores,
formadores e dirigentes escolares desempenham um papel fundamental na oferta de
educação de qualidade e inclusiva, com a aplicação de programas inovadores e
novas práticas de ensino. Os conhecimentos, competências e
atitudes dos professores e dirigentes escolares são de grande importância. A
sua qualidade e profissionalismo têm um efeito direto nos resultados da
aprendizagem dos alunos.
Como tal, os docentes precisam
de desenvolver continuamente as suas competência, assegurando a qualidade da
sua formação profissional,
tanto inicial como contínua, assim como o acesso a apoio adequado ao longo de
toda a sua vida profissional.
A
falta de profissionais desta área deve remeter-nos para a valorização do
trabalho dos professores e para o apoio para o desenvolvimento de competências.
A União Europeia adotou vária medidas neste sentido:
- desenvolver 25
Academias de Professores Erasmus+ até 2025 para criar redes de instituições de
formação de professores, de associações de professores e de partes interessadas;
- criar orientações
europeias para a elaboração dos quadros de carreira nacionais com vista a
apoiar a progressão na carreira dos profissionais do ensino escolar
- aumentar a quantidade e
a qualidade dos períodos de mobilidade dos professores
- implementar o Prémio Europeu do Ensino Inovador para
reconhecer o trabalho dos professores e das suas escolas
A diminuição do
prestígio das profissões docentes e a escassez de pessoal podem estar a
prejudicar a qualidade do ensino escolar em muitos países da UE. A maioria dos
países procura motivar e ajudar o seu pessoal a atingir níveis de excelência
nestas profissões tão exigentes e, ao mesmo tempo, atrair um leque mais vasto
de pessoas competentes para o ensino escolar.