2023/11/09

Temas centrais do EEE: professores, formadores e dirigentes escolares


(Imagem desenhada de dois alunos a consultarem aparelhos informáticos. Imagem retirada da Internet)


Os professores, formadores e dirigentes escolares desempenham um papel fundamental na oferta de educação de qualidade e inclusiva, com a aplicação de programas inovadores e novas práticas de ensino. Os conhecimentos, competências e atitudes dos professores e dirigentes escolares são de grande importância. A sua qualidade e profissionalismo têm um efeito direto nos resultados da aprendizagem dos alunos.

Como tal, os docentes precisam de desenvolver continuamente as suas competência, assegurando a qualidade da sua formação profissional, tanto inicial como contínua, assim como o acesso a apoio adequado ao longo de toda a sua vida profissional.

A falta de profissionais desta área deve remeter-nos para a valorização do trabalho dos professores e para o apoio para o desenvolvimento de competências. A União Europeia adotou vária medidas neste sentido:

- desenvolver 25 Academias de Professores Erasmus+ até 2025 para criar redes de instituições de formação de professores, de associações de professores e de partes interessadas;

- criar orientações europeias para a elaboração dos quadros de carreira nacionais com vista a apoiar a progressão na carreira dos profissionais do ensino escolar

- aumentar a quantidade e a qualidade dos períodos de mobilidade dos professores

- implementar o Prémio Europeu do Ensino Inovador para reconhecer o trabalho dos professores e das suas escolas

A diminuição do prestígio das profissões docentes e a escassez de pessoal podem estar a prejudicar a qualidade do ensino escolar em muitos países da UE. A maioria dos países procura motivar e ajudar o seu pessoal a atingir níveis de excelência nestas profissões tão exigentes e, ao mesmo tempo, atrair um leque mais vasto de pessoas competentes para o ensino escolar.

A União Europeia tem elaborado políticas adequadas para as profissões docentes através de: m grupo de trabalho composto por representantes dos ministérios da Educação e de organizações de partes interessadas de toda a EU que se reúne regularmente para examinar políticas específicas relativas aos professores e dirigentes escolares, debater desafios comuns e partilhar boas práticas. Estes grupos de trabalho elaboraram orientações dirigidas aos responsáveis políticos sobre uma série de temas relacionados com as profissões docentes.


MJS

2023/11/06

Temas Centrais do EEE: Competências essenciais para a aprendizagem ao longo da vida


(Imagem de vários alunos adultos sentados num anfiteatro retirada do site do EEE)

As competências essenciais incluem conhecimentos, aptidões e atitudes de que todos precisam para a realização e o desenvolvimento pessoais, a empregabilidade, a inclusão social e a cidadania ativa com o objetivo de:

- Proporcionar a todos um ensino de elevada qualidade, bem como formação e aprendizagem ao longo da vida;

- Apoiar o pessoal educativo na aplicação de métodos de ensino e aprendizagem baseados nas competências;

- Promover uma variedade de métodos e contextos para a aprendizagem contínua;

- Experimentar abordagens alternativas para avaliar e validar competências essenciais.

Foram identificadas oito competências essenciais necessárias para a realização pessoal, um estilo de vida saudável e sustentável, a empregabilidade, a cidadania ativa e a inclusão social:

- Literacia

- Multilinguismo

- Aptidões nos domínios da matemática, das ciências e da engenharia

- Competências digitais e ligadas à tecnologia

- Aptidões interpessoais, e a capacidade de adquirir novas competências

- Cidadania ativa

- Empreendedorismo

- Sensibilidade e expressão culturais

A constante evolução da economia europeia implica que os cidadãos necessitem de acompanhar estas mudanças e de ter competências essenciais para o fazer: a leitura e a escrita, a numeracia, as competências digitais, o pensamento crítico, a criatividade e a capacidade de trabalhar em equipa.

A educação e a formação desempenham um papel crucial permitindo aos jovens, em particular, desenvolver essas competências e criando, assim, as condições para um início de vida o mais prometedor possível. Para melhor identificar e gerir a aquisição das competências, atitudes e conhecimentos requeridos e prevenir a falta e a desadequação das competências, o setor da educação e da formação tem de ser mantido a par das necessidades da economia da UE.

Desta forma existem várias iniciativas europeias que promovem as competências essenciais:

Recomendação sobre as competências essenciais para a aprendizagem ao longo da vida

Agenda de Competências para a Europa

Plano de Ação para a Educação Digital da Comissão

Coligação para a Criação de Competências e Emprego na Área Digital

Plano de Ação Empreendedorismo 2020

ESCO, classificação multilingue das competências/aptidões, qualificações e profissões europeias

Panorama das Competências.

A União Europeia promove a educação para o empreendedorismo assegurando a competitividade da Europa e crescimento da economia europeia. O programa Erasmus+ inclui uma série de ações de apoio ao empreendedorismo, dirigidas tanto a pessoas que estudam ou seguem uma formação como a pessoas que participam em projetos de parcerias estratégicas no estrangeiro. Além disso, foram criados vários instrumentos para apoiar o desenvolvimento de um espírito empreendedor entre os cidadãos da UE, como o HEInnovate dirigido às instituições de ensino superior.


Fonte: https://education.ec.europa.eu/pt-pt


MJS