2011/07/15

Peça do mês de julho/2024




Corpo humano


Modelo de corpo humano, inventariado com o número ME/403556/99, pertencente à Escola Básica e Secundária de Carcavelos.

Trata-se de um modelo didático que servia para estudo e observação do corpo humano nas aulas de Ciências Naturais. Permite estudar os músculos e o sistema nervoso, mas também os principais órgãos internos, através da abertura na zona torácica.

O uso de modelos anatómicos tem uma longa tradição em contexto das práticas pedagógicas, quer no ensino básico, quer no ensino universitário. Os séculos XVIII e XIX foram os mais significativos ao nível da produção de modelo didáticos, não só pelo rigor científico que apresentam, mas também, pela sua função eminentemente didática e pelo valor artístico.

A compreensão da estrutura e das funções internas do corpo humano foram, desde sempre, uma necessidade sentida pela maior parte dos investigadores e estudantes desta área. Antes da descoberta do raio X (1895), a única forma de conhecer o corpo era através de operações ou da dissecação de cadáveres. Esta prática, no entanto, colocava alguns problemas morais, para além de que os cadáveres eram difíceis de obter, e mais ainda, de conservar. Assim, o uso de modelos aproximados da realidade tornou-se um imperativo.

A coleção de modelos anatómicos do Museu Virtual da Educação reflete a sua importância para história do ensino das Ciências Naturais. A vantagem destes modelos sobre as imagens parietais deve-se ao seu carácter tridimensional e à representação mais aproximada da realidade. Muitos exemplares permitem a remoção dos órgãos internos, para um conhecimento mais profundo da anatomia e da localização dos mesmos.
Os materiais e as técnicas utilizadas no seu fabrico são variadas, podendo referir-se a cera com pigmentos, o gesso e mais recentemente o plástico.


MJS


2011/07/11

Dia Mundial da População - 11 de julho

 

O Dia Mundial da População foi criado pelas Nações Unidas em 1989, visando a sensibilização para diversas questões relacionadas com esta temática e com a necessidade de se encontrarem soluções para vários problemas. A escolha do dia 11 de Julho relaciona-se com o facto de ter sido nesta data que a população mundial atingiu cinco mil milhões de habitantes.

O Fundo das Nações Unidas para a População levará a cabo várias atividades ao longo deste ano, estando em destaque o tema do aumento populacional - sete mil milhões de habitantes em 2012. Este desafio global levanta questões da maior importância quer ao nível da estrutura da urbanização, quer ao nível da sustentabilidade ambiental. De facto, com uma esperança média de vida cada vez mais longa e um nível baixo de fecundidade em alguns países, há necessidade de uma colaboração mundial em vários aspetos para fazer face ao envelhecimento da população. Por outro lado, em países com um índice de desenvolvimento mais baixo, onde se espera um crescimento populacional mais elevado, deve-se apostar no planeamento familiar, e na criação de infraestruturas de apoio na saúde, educação e trabalho.

Não menos importante é a diversidade sócio cultural da população: a variedade de costumes, religiões, raças e crenças que faz de cada comunidade um micro cosmos único. Assim, a Secretaria-Geral do Ministério da Educação, associa-se à celebração deste Dia através de uma exposição de diapositivos representativos da multiculturalidade; são imagens de ontem que perduram até aos nossos dias. Através destas imagens podemos conhecer as festividades indianas, os mercados de Alexandria, os guerreiros Zulu, as celebrações religiosas no Japão ou em Jerusalém, os trabalhos nos campos de arroz, os comerciantes russos, enfim, as famílias de todo o mundo.


Diapositivo
ME/402436/1887
Escola Secundária de Passos Manuel
Diapositivo que mostra vários trabalhadores agrícolas no Japão.



Diapositivo
ME/402436/1932
Escola Secundária de Passos Manuel
Dispositivo que mostra uma criança e dois adultos na Manchúria.



Diapositivo
ME/402436/1985
Escola Secundária de Passos Manuel
Diapositivo que mostra três crianças a fazer uma refeição nos Estados Unidos da América.



Diapositivo
ME/402436/2200
Escola Secundária de Passos Manuel
Diapositivo que mostra quatro mulheres a tocar instrumentos e a dançar no Havai.


Diapositivo
ME/402849/196
Escola Secundária Sá de Miranda
Diapositivo que mostra duas mulheres sentadas junto de uma janela na Finlândia.



Diapositivo
ME/404652/561
Escola Secundária de Pedro Nunes
Diapositivo que mostra várias pessoas fazendo orações junto ao Muro das Lamentações em Jerusalém. 



MJS