Modelo de corpo
humano, inventariado com o número ME/403556/99, pertencente à Escola Básica e
Secundária de Carcavelos.
Trata-se de um modelo
didático que servia para estudo e observação do corpo humano nas aulas de
Ciências Naturais. Permite estudar os músculos e o sistema nervoso, mas também
os principais órgãos internos, através da abertura na zona torácica.
O uso de modelos
anatómicos tem uma longa tradição em contexto das práticas pedagógicas, quer no
ensino básico, quer no ensino universitário. Os séculos XVIII e XIX foram os
mais significativos ao nível da produção de modelo didáticos, não só pelo
rigor científico que apresentam, mas também, pela sua função eminentemente
didática e pelo valor artístico.
A compreensão da
estrutura e das funções internas do corpo humano foram, desde sempre, uma
necessidade sentida pela maior parte dos investigadores e estudantes desta área.
Antes da descoberta do raio X (1895), a única forma de conhecer o corpo era
através de operações ou da dissecação de cadáveres. Esta prática, no entanto,
colocava alguns problemas morais, para além de que os cadáveres eram difíceis
de obter, e mais ainda, de conservar. Assim, o uso de modelos aproximados da
realidade tornou-se um imperativo.
A coleção de modelos
anatómicos do Museu Virtual da Educação reflete a sua importância para
história do ensino das Ciências Naturais. A vantagem destes modelos sobre as
imagens parietais deve-se ao seu carácter tridimensional e à representação mais
aproximada da realidade. Muitos exemplares
permitem a remoção dos órgãos internos, para um conhecimento mais profundo da
anatomia e da localização dos mesmos.
Os materiais e as
técnicas utilizadas no seu fabrico são variadas, podendo referir-se a cera com
pigmentos, o gesso e mais recentemente o plástico.
MJS