2022/11/17

Peça do mês de novembro

 


Escorpião

Serve para estudo e observação nas aulas de Ciências Naturais. Trata-se de um espécime que se encontra conservada numa caixa em algodão. O escorpião, também conhecido por lacrau ou alacrau, é um animal invertebrado artrópode (com patas formadas por vários segmentos) que pertence à ordem Scorpiones estando enquadrado na classe dos aracnídeos. Classificação - reino: animalia; sub-reino: eumetazoa; ramo: bilateria; filo: arthropoda; classe: arachnida.

A peça está inventariada com o número ME/402965/140 e pertence ao espólio museológico da Escola Secundária com 3º Ciclo de Vergílio Ferreira.


MJS

 

2022/11/14

Invenções que mudaram o mundo: a pilha

 

Pilha de Volta

ME/401109/233

Escola Secundária de Camões

Instrumento utilizado no Laboratório de Física para fins pedagógicos. Trata-se de uma pilha de volta composta por uma série de discos de cobre e de zinco empilhados uns sobre os outros, alternadamente, o cobre para baixo e o zinco para cima, colocando-se entre os discos rodelas de pano de feltro, embebidas em água acidulada. Ao zinco do último disco superior liga-se um elétrodo e ao de cobre do último inferior liga-se o outro. A eletricidade do zinco comunica-se ao do cobre que lhe serve de condutor e nele se forma o polo negativo; a eletricidade do feltro é recebida pelo cobre do disco superior e passa ao zinco, onde se forma o polo positivo. A pilha de Volta tem apenas importância histórica uma vez que produz apenas correntes fracas e não tem aplicação prática, mas desta pilha derivam todas as outras. Apresenta uma campânula cilíndrica metálica para cobrir a estrutura da pilha.


A pilha é um dispositivo que transforma a energia desenvolvida numa reação química em energia elétrica. É constituída por elétrodos metálicos de carga positiva e negativa submergidos num eletrólito. Quando os elétrodos são ligados por um condutor são percorridos por uma corrente elétrica. O deslocamento dos eletrões é feito do lado negativo para o positivo.

O processo para a descoberta da pilha teve várias etapas. Cerca de 1600, Otto von Guericke inventou uma máquina que seria capaz de produzir eletricidade: um globo de enxofre que gerava centelhas quando friccionado.

Em 1780, Luigi Galvani, médico e investigador fez vários estudos sobre a eletricidade acumulada nos músculos e a capacidade de os nervos transferirem essa energia. No entanto, este tipo de eletricidade diz respeito às reações químicas do corpo humano.

Cerca de 1800, Alessandro Volta inventa a chamada pilha de Volta, constituída por lâminas de cobre ou de prata e zinco, sobrepostas e separadas por um papel poroso embebido em ácido sulfúrico. Foi a primeira pilha a fornecer corrente elétrica a um circuito.

Em 1836 John Frederic Daniell aperfeiçoou a pilha de Volta, uma vez que o fornecimento da corrente elétrica só ocorria por um curto período de tempo. Utilizou elétrodos e um eletrólito, ou seja, sulfato de cobre e de zinco.

Em 1839 William Robert Grove desenvolveu uma pilha com o dobro da tensão elétrica da pilha de Daniell. Em 1860 Gaston Planté inventou a bateria de chumbo-ácido, que era recarregável. Funcionava como um conjunto de acumuladores elétricos recarregáveis que transformavam as reações químicas em energia elétrica.


Pilha de Leclanché

ME/400798/55

Escola Secundária Almeida Garrett

Instrumento utilizado em contexto das práticas pedagógicas nas aulas de Física. Trata-se de um vaso de vidro onde se lança a solução de cloreto de amónio, no qual estão mergulhados um cilindro de zinco e um vaso poroso cheio de carvão e de despolarizante (bióxido de manganés). O vaso de vidro tem uma abertura circular com um bocal onde se insere o cilindro de zinco. A pilha de Leclanché era geralmente utilizada na telegrafia, telefonia e campainhas elétricas.


As pilhas que são usadas atualmente são um aperfeiçoamento da pilha de Leclanché inventada em 1866, constituída por elétrodos de zinco e grafite e por um eletrólito que é composto de dióxido de manganês, cloreto de amónio e cloreto de zinco. É igualmente chamada de pilha seca, uma vez que não utiliza uma solução líquida.

Em 1889 deram-se os primeiros passos na investigação da pilha de níquel cádmio com as descobertas de Waldemar Jungner. Apresentava a vantagem de ser portátil e recarregável é a primeira pilha alcalina.

Em 1970 chegam ao mercado as pilhas ou baterias de lítio, bastante mais leves e com maior potência.

 

 MJS