2008/08/29

BAME nas Escolas


Inventário Museológico da Escola Secundária D. Pedro V


No âmbito do projecto de intervenção nas escolas secundárias levado a cabo pela Parque Escolar, EPE, terminou no dia 22 de Agosto o processo de inventariação do património museológico da Escola Secundária de D. Pedro V onde foram identificados um total de 416 objectos.

Inaugurada em 1969-70, a Escola Secundária de D. Pedro V foi criada para responder ao crescimento demográfico da zona de Benfica. Por conseguinte, a sua arquitectura foi concebida de modo a ser plenamente funcional, pelo que compreende seis pavilhões de betão e alvenaria organizados segundo as ofertas curriculares da escola: Ciências Naturais, Ciências Sociais, Artes, etc.

A identificação dos objectos de valor museológico e a sua consequente inventariação decorreu nos laboratórios de Biologia, Física, Química e nas salas de Geografia e de História. Pese embora o facto das tipologias de materiais encontrados não se diferenciarem daquelas que têm sido encontradas noutras escolas do mesmo período, na Escola Secundária de D. Pedro V foi inventariada uma larga colecção de Geologia, composta por rochas e minerais, que permitiu alargar o número deste tipo de objectos presentes no MatrizWeb e que poderá tornar-se num interessante ponto de partida para a criação de diversas actividades pedagógicas.




BAME nas Escolas

Inventário Museológico da Escola Secundária Rainha D. Amélia

Entre 24 de Julho e 19 de Agosto a Escola Secundária Rainha D. Amélia recebeu a equipa da Parque Escolar, EPE, responsável pela identificação e inventariação dos materiais didácticos com valor museológico.
Estabelecida no Alto de Santo Amaro desde a sua fusão com a antiga Escola Ferreira Borges, a Escola Secundária Rainha D. Amélia é detentora de um vastíssimo espólio. Os objectos provêm das antigas instalações do Palácio da Ribeira Grande e da antiga Escola Ferreira Borges e podem ser agrupados da seguinte forma:

  • Quadros parietais de Biologia, Geografia e História;
  • Colecção de materiais geológicos (rochas e minerais);
  • Herbário;
  • Colecção de instrumentos de dactilografia (máquinas de escrever);
  • Conjunto de materiais didácticos de Física e Química.
No total foram identificados 1158 objectos cuja maioria será disponibilizada no MatrizWeb muito brevemente. No entanto, merece desde já ser destacado o herbário encontrado no laboratório de Biologia. Criado em 1983/84 por professores-estagiários de Ciências Naturais, este herbário constitui-se como a primeira colecção de plantas identificada até ao momento no âmbito deste projecto. Espera-se que a sua disponibilização on-line permita sensibilizar as comunidades escolares para este tipo de património didáctico.
.................

........
Legenda:
- Coronilla glauca L.
- Eucalyptus cornuta Labill

- Galactites tomentosa Moench

2008/08/28

BAME nas Escolas

Inventário museológico e arquivístico

No âmbito do programa de modernização da Parque Escolar, EPE, técnicos da Secretaria-Geral deslocaram-se às seguintes escolas secundárias da DRELVT e DREAlentejo, nos dias 18, 20, 21 e 22 de Agosto, para fazerem o reconhecimento dos objectos com valor museológico sujeitos a inventariação e dos acervos arquivísticos.
...........
Dia 18 – Escolas Secundárias D. Pedro V e Pedro Nunes (Lisboa)
Dia 20 – Escola Secundária Mouzinho da Silveira (Portalegre)
Dia 21 – Escola Secundária de Benavente;
Dia 22 – Escola Secundária Pedro Alexandrino (Póvoa de Santo Adrião)