2022/09/29

Invenções que mudaram o mundo: a máquina a vapor

 

Máquina a vapor

ME/401109/589

Escola Secundária de Camões

Modelo de motor a vapor utilizado como material de apoio didático no âmbito da Física. Trata-se de um modelo didático tridimensional de um motor a vapor, mostrando, em corte, os principais componentes internos. O modelo era utilizado para demonstração do modo de funcionamento de máquinas a vapor.


A máquina a vapor é um tipo de máquina térmica que se baseia no fornecimento de energia através do calor, ou seja, da pressão do vapor que é produzida. Desta forma, a expansão do vapor na turbina leva a uma diminuição da temperatura e energia internas. Assim, a energia interna transforma-se em energia mecânica através da força que exerce no êmbolo.

A primeira máquina baseada neste principio foi criada no século I por Heron de Alexandria. Apelidada de eolípila, funcionava como uma caldeira de água que possuía uma esfera que girava quando aquecida.

Em 1698 Thomas Savery criou um motor para bombear a água que se acumulava no interior das minas de carvão. Em 1712 Thomas Newcomen aperfeiçoou esta máquina. O motor era acionado através do vapor da condensação introduzido no cilindro. Criava-se uma espécie de vácuo e a pressão atmosférica empurrava o pistão para dentro do cilindro. O motor de Newcomen foi utilizado em muitos países da Europa.


Máquina a vapor

ME/404445/119

Escola Secundária Alexandre Herculano

Instrumento utilizado em contexto das práticas pedagógicas de Física. Trata-se um modelo de máquina a vapor, um aparelho que produz movimento à custa de vapor a pressão elevada. A abertura e fecho da válvula de escape era feita através de um complexo sistema de engrenagens e veios de transmissão, comandados por um eixo que se movia solidariamente com o êmbolo. Para isso, desenvolveram-se diversos mecanismos de válvulas, instalados numa caixa de distribuição que permitia que o vapor escapasse alternadamente de cada um dos sectores definidos pelo êmbolo no interior do cilindro.



Em 1777, James Watt aproveitou o modelo de Newcomen e melhorou-o, acrescentando um segundo cilindro. Tinha várias vantagens, nomeadamente a existência de uma câmara de vácuo separada. A máquina a vapor foi utilizada para múltiplas funções, desde a extração de água nas minas, até ao fabrico de tecidos.

Foi assim que se iniciou a Era da Revolução Industrial. Através da introdução máquina a vapor a produção aumentou muito, gerando grandes lucros e investimentos em novas fábricas. O mundo e a forma de vida de milhões de pessoas mudaram para sempre: era a época da velocidade, do lucro, do capitalismo, da tecnologia e do desenvolvimento das cidades.

Ao mesmo tempo que era aplicada à indústria, a máquina a vapor revolucionou o mundo dos transportes, ou seja, o comboio a vapor. Foi Richard Trevithick, em 1804, o responsável pela combinação da máquina de Watt com os transportes a carvão existentes.

No final do século XIX, Charles Algernon Parsons criou a turbina a vapor que já não necessitava de mecanismos de transmissão, apresentando um melhor rendimento. Apesar da utilização extensa, a máquina a vapor caiu rapidamente em desuso, substituída pelas máquinas de combustão interna. O uso do carvão e a grande perda de energia, tornou este tipo de máquina menos utilizada.


MJS

 

2022/09/26

Invenções que mudaram o mundo: a internet

 

(Imagem retirada da internet)

A internet é uma rede mundial de comunicação feita através de computadores, permitindo o acesso a uma quantidade enorme de informação e a troca de mensagens entre utilizadores. Internet significa “entre redes” e designa o protocolo de comunicação TCP/IP (Transmission Control Protocol/Internet Protocol) desenvolvido por um instituto governamental norte americano, o ARPA (Advanced Research Project Agency).

A internet ou net é uma rede virtual que permite que um computador de uma dada rede possa comunicar com outro computador de outra rede com características diferentes. Cada computador tem associado um endereço IP que o distingue de qualquer outro. É importante distinguir o termo Internet, uma rede de computadores conectados e World Wide Web, um dos serviços que funciona dentro da net.

A origem da internet remonta aos anos 60, após o lançamento do primeiro satélite artificial, o Sputnik 1, pela URSS. Como resposta, os Estados Unidos criaram a DARPA (Defense Advanced Research Projects Agency) que pretendia estabelecer uma forma de comunicação sem falhas através de redes de computadores. Não se trata propriamente da criação da internet, mas sim do desenvolvimento de novas tecnologias que permitiram um enorme avanço nesta área.

Em 1962, Paul Baran criou um sistema de computadores ligados a uma rede descentralizada, imune a ataques exteriores. Em 1965 Lawrence G. Roberts e Thomas Merril conseguiram ligar dois computadores em locais diferentes através de uma linha telefónica. Foi criada a WAN (Wide Area Network). Em 1966 Roberts integrou a DARPA e desenvolveu a ARPANET que permitiu ligar quatro universidades americanas.


(Imagem retirada da internet)

O Network Working Group, liderado por S. Crocker, estabeleceu um protocolo de controlo, o NPC (Network Control Protocol), que tornou possível criar aplicações nos computadores ligados à Arpanet. Desta forma, em 1972, Ray Tomlinson criou o software básico do email que mudaria para sempre a comunicação. Em 1974 o protocolo NPC tornou-se insuficiente e foi criada uma nova versão, o TCP/IC que facilitava a comunicação em rede.

Em 1985 a internet consolida-se como a principal rede de comunicação global. Em 1989 Tim Berners-Lee desenvolveu a World Wide Web, ou seja, um sistema de distribuição de documentos de hipertexto (http) acessíveis através de um navegador web.

A partir dos anos 90, a internet alargou-se a todo o mundo, tendo um impacto enorme na cultura e na economia mundiais. Em 1997, foi lançado o Google, que oferecia se tornou navegador bastante prático e eficaz. Posteriormente as redes sociais criaram uma nova forma de socialização e comunicação.


MJS