2023/12/11

EEE - Níveis de Ensino: Ensino Escolar – O Abandono Escolar

 

(Imagem retirada do site do EEE)

 

O abandono escolar está associado ao desemprego, exclusão social, pobreza e problemas de saúde. As causas desta situação são variadas: problemas pessoais ou familiares, dificuldades de aprendizagem, situação socioeconómica precária, a forma como o sistema de ensino está organizado, o ambiente escolar e as relações entre professores e alunos.

As políticas para reduzir o abandono escolar precoce devem abordar uma série de questões e combinar políticas sociais e educativas. Os estudos feitos mostram que o impacto dos instrumentos políticos da UE é positivo: em média, a taxa de abandono escolar precoce diminuiu de 13,4 % em 2011 para 10,2 % em 2019 em toda a Europa.

No entanto, continua a haver diferenças consideráveis entre países e grupos demográficos. As pessoas de origem migrante, os jovens do sexo masculino e os residentes em zonas rurais têm maiores probabilidades de terminar o seu percurso escolar antes da conclusão da escolaridade obrigatória.

O conjunto de ferramentas europeias para as escolas proporciona aos decisores políticos e aos profissionais do ensino recursos e exemplos de práticas eficazes para promover o sucesso escolar e evitar o abandono escolar precoce.

O conjunto de ferramentas está organizado em torno de cinco áreas temáticas que são condições essenciais para uma abordagem do abandono escolar precoce que envolva toda a comunidade escolar. Cada área temática é descrita de forma mais pormenorizada no conjunto de ferramentas e complementada com medidas e exemplos práticos.

 

Fonte: https://education.ec.europa.eu/pt-pt


MJS


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