2022/12/29

Invenções que mudaram o mundo: a televisão

 

Televisão

ME/401122/66

Escola Secundária Carlos Amarante

Televisão utilizada para visualização de filmes. Trata-se de um sistema de receção de imagens e som, a partir da análise e conversão da luz e do som em ondas eletromagnéticas. Estas são reconvertidas e podem ser visualizadas/ouvidas através deste aparelho. É constituído por uma caixa paralelepipédica, com ecrã de cantos arredondados.


A televisão é um sistema de transmissão de imagem e som através de ondas eletromagnéticas ou de cabos. As câmaras e microfones captam a imagem e o som que são difundidos através de ondas eletromagnéticas ou cabos até ao aparelho recetor, a televisão, que reconverte essas ondas em imagem e em som.

A grande evolução nas áreas da física, química e matemática permitiram a criação deste aparelho. Em 1842, Alexander Bain conseguiu transmitir telegraficamente uma imagem. Em 1873, Willoughby Smith descobriu que o selénio era um elemento química capaz de converter energia luminosa em energia elétrica. Em 1884, Paul Niokow desenvolveu um disco com orifícios que fracionavam uma imagem que podia ser reorganizada para transmissão.

Em 1920 John Logie Baird empregou os conhecimentos adquiridos e construiu um modelo de televisão, melhorando a nitidez e o som. A demonstração do aparelho na Academia Britânica deu-se em 1926. Este modelo foi adotado pela BBC até 1937.

Em 1924, Wladimir Zworykin inventou o iconoscópio, uma espécie de tubo de imagem, aproveitado pela companhia americana RCA.

Philo Taylor Farnsworth utilizou os conhecimentos da altura, nomeadamente o tubo de raios catódicos inventado por Karl Braun para conseguir a transmissão de imagens por via eletrónica. Em 1927 testou com êxito a sua invenção e em 1938 criou a sua companhia de televisões e rádios.

Ernst Alexanderson pesquisou sobre a transmissão de imagem sem necessidade de cabos e fez uma demonstração pública da sua televisão em 1928.

Antes da década de 30, a televisão era um objeto extremamente dispendioso e o seu uso estava restrito a famílias com capacidade financeira elevada. Em 1934, a empresa Telefuken fabricou os primeiros aparelhos utilizando o tubo de raios catódicos, interrompido pela Segunda Guerra Mundial. Posteriormente, o produto tornou-se bastante mais acessível e começou a entrar na casa de um maior número de habitantes.


(Imagem de uma televisão retirada da internet)

Existiam normas de definição e codificação de cores que dificultaram as transmissões internacionais. Na década de 60, a utilização do satélite permitiu não só as ligações internacionais, mas também intercontinentais. Iniciam-se as transmissões a cores com o sistema NTSC em 1953 e diversificam-se as produções e os programas de entretenimento. A televisão expande-se rapidamente a todo o mundo provocando uma transformação nos meios de comunicação de massas.

Em Portugal a primeira emissão televisiva ocorreu em 1956, a preto e branco, passando a emissões regulares a partir de 1957 apenas na região de Lisboa. Estendeu-se a todo o Portugal Continental e Insular e em 1968 estreou-se o segundo canal da RTP. Após o 25 de abril de 1974 a empresa foi nacionalizada.

Em 1992 e 1993 iniciaram-se as emissões da SIC (Sociedade Independente de Comunicação) e da TVI (Televisão Independente). A transmissão por cabo teve inicio em 1994.

A televisão foi o agente de uma enorme revolução cultural, como veículo de informação e entretenimento, transmitindo crenças e valores.


MJS

1 comentário:

Miguel Moura disse...

Há quem apelide que a televisão foi "a caixa que mudou o mundo". Outros, mais saudosistas, acreditam que foi a rádio que ligou as pessoas, no que hoje apelidamos de Aldeia Global. Ambos terão razão. Os primeiros rádios, creio que trabalhavam por válvulas e necessitavam de um pré-aquecimento. As televisões (tal como a TV da minha infância), utilizava um estabilizador, que regulava a tensão elétrica, para que o aparelho televisivo não sofresse com as variações da corrente elétrica. A televisão dos meus pais era uma Philips a preto e branco e ainda existe na memória da família, O nosso rádio, era um Aciko ACR 530, com leitor de cassetes mono. Hoje já ninguém tem TV`s a preto e branco e ninguém conhece o que é uma cassete. Os tempos mudam e os nossos equipamentos são um reflexo dessas mudanças. A Philips de outrora, agora é uma Sony Bravia, enquanto que o velhinho Aciko, agora é uma Sony EX 660, em componentes, com leitor de cd`s... Ainda assim, creio que hoje já haverá pessoas que nem ouvem CD`s ...