O Agrupamento de
Escolas de São Teotónio (AEST) existe desde 2000, resultando da agregação de
todas as escolas e jardins de infância existentes nas freguesias de São
Teotónio[1]
e Zambujeira do Mar[2]
(entretanto extinta e integrada na primeira). Atualmente, este agrupamento
apresenta a seguinte composição:
§
Escola Básica 2, 3 do Engenheiro Manuel Rafael Amaro da Costa -
Escola Sede;
§
Escola Básica do 1.º Ciclo e Jardim-de-infância do Brejão;
§
Jardim-de-infância do Cavaleiro;
§
Escola Básica do 1.º Ciclo e Jardim-de-infância da Zambujeira do
Mar;
§ Escola Básica do 1.º Ciclo de São Teotónio;
§ Jardim-de-Infância de São Teotónio
O agrupamento conta
com 639 alunos, 34% dos quais são estrangeiros, 14% frequentam o ensino de
português para adultos em regime pós-laboral e os restantes 20% frequentam as
várias escolas do agrupamento, desde a educação pré-escolar ao 9º ano de escolaridade.
As principais nacionalidades destes alunos são: a búlgara, a nepalesa, a indiana
e a alemã. Segundo a Carta de missão
do presidente do agrupamento Rui Dias, o AEST pretende integrar todos aos
alunos, independentemente do seu local de origem:
“Integrar
todos os alunos no quotidiano das escolas do agrupamento; cimentar a posição de
referência nacional na integração escolar de alunos estrangeiros não falantes
da língua portuguesa.” (Dias, 2021).
O AEST presta o serviço de educação básica e pré-escolar na freguesia com o mesmo nome. Esta situa-se no sul do concelho de Odemira, em pleno litoral alentejano. O agrupamento serve uma população residente de cerca de 9000 habitantes, mas, na realidade, fruto da imigração que serve de mão-de-obra às inúmeras explorações agrícolas intensivas existentes na freguesia, o número de habitantes oscila, contudo, estima-se que seja, pelo menos, o triplo dos residentes registados:
“As principais atividades económicas são a exploração agrícola intensiva, promovida por grandes empresas exportadoras e que se socorre de mão-de-obra não portuguesa quase em cem por cento das suas necessidades e o turismo, sobretudo sazonal, que explora os atrativos da costa atlântica, sendo de regista um aumento de profissionalismo na abordagem deste sector, mas ainda com larga margem de progressão no aumento e promoção da oferta de serviços que não se limitem ao aproveitamento da beleza natural da região e do afluxo turístico na época balnear.” (AEST, 2018:4).
No seu conjunto, os alunos deste agrupamento, em 2021/2022, totalizarão mais de um milhar de alunos, provenientes de, pelo menos, 25 países dos 5 continentes. Considerando apenas os cursos regulares, os alunos estrangeiros são mais de 35% do total e se tivermos em conta a globalidade dos cursos, cerca de 70% dos nossos alunos são estrangeiros, não falantes de português.
Frequentam os jardins-de-infância, do agrupamento, cerca de 580
alunos entre a educação pré-escolar e o 9.º ano. Para além deste número, existe
um grande número de formandos no Curso de Português Língua de Acolhimento.
Estima-se para o ano letivo de 2021/2022 a existência de, aproximadamente, 500
formandos a frequentar estes cursos na escola sede em regime pós-laboral.
Desde outubro de
2013, que este Agrupamento usou como ferramenta o Contrato de Autonomia[3], (em
vigor até agosto de 2020) o que lhe permitiu adaptar currículos às necessidades
educativas do agrupamento, assentes no
sucesso pessoal, social e profissional de cada aluno:
“Desenvolver as competências e os valores necessários ao sucesso pessoal,
social e profissional, dentro do respeito pela dignidade humana. Formar
cidadãos responsáveis, participativos, conscientes, empreendedores e com
espírito crítico.” (AEST, 2018:10).
P.M.
BIBLIOGRAFIA:
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SÃO TEOTÓNIO
(2021). Plano de Inovação 2021/2024 (conforme Portaria n.º 181/2019, de 11
de junho) [Em linha]. S. Teotónio: AEST [Consult. 17 de
maio de 2022]. Disponível: http://www.agrupamentosaoteotonio.net/PLI2124.pdf
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SÃO TEOTÓNIO (2019). Regulamento interno: 2018/2021 [Em linha]. S. Teotónio: AEST [Consult. 17 de maio de 2022]. Disponível: http://www.agrupamentosaoteotonio.net/RI12-03-19.pdf
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SÃO TEOTÓNIO
(2018). Projeto educativo Agrupamento de
Escolas de São Teotónio: 2018‐2021 [Em linha]. S. Teotónio: AEST [Consult.
17 de maio de 2022]. Disponível: http://www.agrupamentosaoteotonio.net/PE1821.pdf
COELHO, Rui Paulo Valente Dias (2021). Carta de missão [em linha]. S. Teotónio: AEST [Em linha]. S. Teotónio: AEST [Consult. 17 de maio de 2022]. Disponível: http://www.agrupamentosaoteotonio.net/docs.html
[1] São Teotónio é a maior freguesia do Concelho de Odemira e desde a
reorganização Administrativa de 2012, a segunda maior freguesia de Portugal com
um total de 347,3 km2. Esta freguesia situa-se no sul do concelho e abrange uma
extensa área litoral em desenvolvimento e um vasto território interior que
padece de um lento processo de desertificação humana. Geograficamente integra a
região sul do Alentejo Litoral, com notórias influências da serra algarvia
tanto nas paisagens como no quotidiano das populações. O Parque Natural da
Costa Vicentina integra quase um terço desta freguesia dentro dos seus limites.
A população atual vive concentrada (cerca de 60%) na vila de São Teotónio, e a
restante espalha-se na quase totalidade junto ao litoral entre o Cavaleiro e a
Azenha do Mar, com especial incidência na Zambujeira Do Mar e Brejão.
[2] Zambujeira do Mar é uma pequena vila situada na borda de enormes falésias à beira mar na Costa Vicentina. A vila de menos de mil habitantes é uma freguesia (equivalente aos distritos das cidades brasileiras) do município de Odemira. A sua costa é integrada ao Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. Toda a área se caracteriza pelas altas falésias e pequenas praias situadas entre elas. Apesar de não estar entre as regiões mais visitadas de Portugal. A região oferece um grande potencial, por suas belíssimas paisagens naturais. Os destaques, além da praia central da Zambujeira, são as praias dos Alteirinhos, Nossa Senhora, Arquinha e Tonel.
[3] O Contrato de Autonomia é um acordo celebrado entre o Agrupamento de Escolas, os serviços competentes do Ministério da Educação e Ciência e, sempre que conveniente, outros parceiros da comunidade, através do qual se definem objetivos e se fixam as condições que viabilizam o desenvolvimento do projeto educativo. O Contrato de Autonomia tem por objetivo o desenvolvimento da equidade, da qualidade, da eficácia e da eficiência e assenta no pressuposto de que a escola constitui um serviço responsável pela execução local da política educativa nacional e é prestadora de um serviço público de especial relevância.
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