2021/10/14

Exposição virtual "Seomara da Costa Primo no Museu Virtual da Educação"

Seomara da Costa Primo (1895 - 1986) distinguiu-se em diversas áreas, quer como professora do Ensino Liceal e Universitário, quer como investigadora, bem como desenhadora e ilustradora. Transcrevemos o texto de Guida Aguiar de Carvalho, com ligeiras alterações, disponível no site da Escola Secundária Seomara da Costa Primo: Filha de Maria Luísa Buttuller e de Manuel da Costa Primo, nasceu em Lisboa, na freguesia do Socorro, no dia 10 de novembro de 1895 e veio a falecer na Amadora, onde viveu cerca de meio século, no dia 2 de abril de 1986. Frequentou o Liceu Passos Manuel e aí terminou o Curso Complementar de Ciências em 1913, entrando de seguida na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa onde concluiu o Curso de Ciências Histórico-Naturais em 1919. No decurso do ano letivo de 1917-18 frequentou na Faculdade de Medicina as cadeiras de Histologia e Embriologia. Em 1942 defendeu a Tese de Doutoramento, tendo sido a primeira mulher a doutorar-se em Ciências, o que lhe valeu o acesso à cátedra de Botânica na Faculdade de Ciências de Lisboa em 1943. Foi como professora do Ensino Liceal - cargo que viria a acumular com a docência Universitária entre 1921 e 1942 - que desenvolveu intensa atividade tanto no campo científico e pedagógico como no associativo. Tendo frequentado o Curso do Magistério Liceal, diplomou-se pela Escola Normal Superior e concluiu o Exame de Estado no ano de 1922. Foi autora de diversos compêndios para o Ensino Liceal, de Botânica, de Biologia e de Zoologia – profusamente ilustrados com aguarelas e carvões executados por si - que acompanharam gerações de alunos do Ensino Liceal, entre os anos trinta e setenta. O seu gosto pelo desenho e pela pintura permite encontrar no seu espólio um número muito significativo de aguarelas, representando plantas e animais. Quanto à educação, Seomara pensava que havia necessidade de adoção de novos métodos de ensino ativos, favorecendo a atividade pessoal da criança. Seomara foi igualmente autora de inúmeros artigos de índole científica, publicados na imprensa da especialidade, bem como em órgãos de divulgação, tendo sido citada na imprensa estrangeira. Nesta exposição pode mos observar algumas aguarelas de espécimes vegetais e animais, bem como alguns desenhos de pormenor com profundo rigor científico.


Pintura

ME/402760/85

Escola Secundária Seomara da Costa Primo

Pintura de aguarela, representando um elemento vegetal, de forma realista e pormenorizada. A profusão de cores, entre o laranja, o verde e o castanho confere a esta aguarela uma enorme vivacidade e beleza.


Pintura - Legonsia Speculum

ME/402760/83

Escola Secundária Seomara da Costa Primo

Pintura de aguarela, representando um elemento vegetal, de forma realista e pormenorizada. Trata-se provavelmente de uma planta semelhante a um cato com três flores, uma ainda a desabrochar.


Pintura

ME/402760/81

Escola Secundária Seomara da Costa Primo

Pintura de aguarela, representando dois pássaros sobre um galho de árvore, de forma realista e pormenorizada. São duas aves semelhantes a papagaios ou araras que apresentam uma profusão de cores verdadeiramente maravilhosa e exótica. 



Pintura

ME/402760/66

Escola Secundária Seomara da Costa Primo

Pintura de aguarela representando um elemento de botânica, uma flor, com grande rigor e pormenor. Temos 4 imagens, sendo as centrais de dois tipos de flores em corte transversal e, dos lados imagens de grande pormenor, aumentadas e em corte.



Pintura - Amica Montana

ME/402760/55

Escola Secundária Seomara da Costa Primo

Pintura de aguarela representando um elemento de botânica, uma flor, com grande rigor e pormenor. Apresenta o seu nome científico. Parece tratar-se de um conjunto de flores aquáticas, semelhantes a nenúfares. 


PinturaBergissia Rex

ME/402760/49

Escola Secundária Seomara da Costa Primo

Pintura de aguarela representando um elemento de botânica, uma flor, com grande rigor e pormenor. Apresenta o seu nome científico. Em tons de bordeaux e bege, esta flor destaca-se pela delicadeza da sua apresentação. 


MJS

Sem comentários: