2021/11/29

Exposição Virtual "A máquina a vapor no Museu Virtual da Educação"


A máquina a vapor foi utilizada pela primeira vez no final do século XVII por Thomas Savery (1650 -1702), com o objetivo de retirar águas de poços de minas. Este engenheiro britânico utilizou os conhecimentos de Papin e Torricelli para transformar a energia do vapor quente em energia utilizável. Esta foi a origem da Revolução Industrial. Várias alterações foram introduzidas na máquina até que James Watt (1736-1819), tendo feito vários estudos sobre o vapor, acrescentou um cilindro que permitia que o aquecimento e arrefecimento se fizesse em zonas distintas. A máquina a vapor foi aplicada à industria e aos transportes, alterando profundamente a economia e o estilo de vida. No final do século XIX, Charles Algernon Parsons (1854-1931) introduziu a turbina a vapor com melhor rendimento. A Revolução Industrial é o termo utilizado para o conjunto de mudanças tecnológicas e industriais que ocorreram em Inglaterra entre 1730 e 1850, alastrando posteriormente ao continente europeu, americano e asiático. Simboliza a passagem de uma economia agrícola para uma economia industrializada, da manufatura para a maquinofatura e para uma nova era no campo dos transportes. Todas as áreas foram profundamente afetadas, desde a mentalidade à cultura, passando pelo quotidiano, pela forma de organizar o trabalho, pela economia e pelos padrões de vida. Embora a máquina a vapor já não seja utilizada, o Museu Virtual da Educação dispõe de vários modelos para estudo dos seus componentes e funcionamento.


Modelo de Máquina a Vapor

ME/400002/91

Escola Secundária Alves Martins

Modelo de máquina a vapor, em base de metal, constituído por uma fornalha, uma caldeira ou gerador de vapor, em metal de paredes muito resistentes, uma válvula de segurança destinada a deixar sair o vapor quando a tensão aumenta excessivamente, um manómetro, um indicador de nível, um sistema de biela-manivela e um volante.


Modelo de Máquina a Vapor

ME/400178/33

Escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes

Modelo utilizado em contexto das práticas pedagógicas nas aulas de Física. Trata-se de um modelo didático tridimensional de uma máquina a vapor, mostrando, em corte, os principais componentes internos. Dotado de partes móveis, o modelo permitia a demonstração do modo de funcionamento de máquinas a vapor, incluindo um regulador de Watt.


Modelo de Máquina a Vapor

ME/400208/23

Escola Secundária de Francisco Rodrigues Lobo

Instrumento que servia para experiências de mecânica nas aulas de Física. É constituído por uma base de ferro que suporta uma roda com manivela que, através de uma engrenagem, com cabos, transforma o movimento circular em movimento de vaivém, como o movimento de uma locomotiva.


Modelo de Máquina a Vapor

ME/ESAD/220

Escola Secundária Afonso Domingues

Instrumento utilizado em contexto das práticas pedagógicas de Física. Trata-se um modelo de aparelho gerador de vapor utilizado em certas máquinas para regular a entrada de vapor, de forma a manter constante o número de revoluções. Em 1769, Watt desenvolveu um novo tipo de máquina na qual o vapor era libertado para a atmosfera através da abertura de uma válvula, evitando as desvantagens da condensação do vapor por ação de um jato de água fria. A abertura e fecho da válvula de escape era feita através de um complexo sistema de engrenagens e veios de transmissão, comandados por um eixo que se movia solidariamente com o êmbolo. Para isso, desenvolveram-se diversos mecanismos de válvulas, instalados numa caixa de distribuição que permitia que o vapor escapasse alternadamente de cada um dos sectores definidos pelo êmbolo no interior do cilindro. (Descrição retirada de: Museu da Física da Universidade de Coimbra)


Modelo de Máquina a Vapor

ME/ESAD/132

Escola Secundária Afonso Domingues

Modelo de motor a vapor utilizado como material de apoio didático no âmbito da Física. Trata-se de um modelo tridimensional de um motor a vapor, mostrando, em corte, os principais componentes internos. O modelo era utilizado para demonstração do modo de funcionamento de máquinas a vapor.


Quadro didático de Máquina a Vapor

ME/ESAD/100

Escola Secundária Afonso Domingues

Quadro didático utilizado em contexto das práticas pedagógicas de Física. Trata-se de um quadro móvel, em cartão, representando uma máquina a vapor. No verso existe um mecanismo em forma de círculo que permite fazer a imagem movimentar-se.


MJS






Sem comentários: