2021/11/25

Biblioteca do Museu Nacional Grão Vasco

 

O Museu Nacional Grão Vasco situa-se no centro histórico de Viseu, junto à Catedral num edifício de granito cuja fundação data de 1593. Durante o século XVIII foi acrescentado um segundo piso.

Vasco Fernandes (c. 1475 – c. 1542), conhecido por Grão Vasco foi um dos principais pintores quinhentistas, tendo exercido a sua atividade na zona norte de Portugal. Não se sabe ao certo onde adquiriu os conhecimentos do seu ofício, mas pensa-se que terá sido em Lisboa. Inicia o seu percurso com uma influência marcadamente nórdica, evoluindo para as tendências italianas. Utiliza uma paleta de cores mais sombria, com uma preponderância para a gradação da luz, podendo observar-se uma caracterização marcada e pormenorizada das figuras e dos ambientes.

Durante o século XIX, esta construção passou para o domínio estatal, acolhendo o museu e as suas coleções em 1916. O objetivo era a preservação e valorização do património histórico, artístico e arqueológico de Viseu. O grande destaque vai, obviamente, para as obras de Grão Vasco. Entre 2001 e 2004 o espaço foi reabilitado através de um projeto da autoria de Souto Moura.

No que respeita às coleções, o museu dispõe de um conjunto notável de pinturas de Grão Vasco e de pintores contemporâneos, bem como esculturas, ourivesaria, faiança portuguesa, porcelana oriental, mobiliário, marfins e objetos destinados a práticas litúrgicas.

O acervo bibliográfico do Museu tem uma tipologia baseada nas coleções existentes, ou seja, Pintura, História da Arte, História de Portugal, Cerâmica, Artes Decorativas, Mobiliário, Escultura, Desenho, Gravura, Aguarela, Pastel, Ourivesaria e Numismática.

O arquivo histórico tem vários documentos avulsos, livros manuscritos, pergaminhos, fragmentos e selos, provenientes do cartório do cabido da Sé de Viseu, datados a partir do século XVIII.

 

 

MJS

Sem comentários: