2021/07/01

Exposição Virtual "Cartazes de prevenção de acidentes de trabalho"

Os cartazes de prevenção de acidentes de trabalho, encontravam-se afixados nas salas de aula e laboratórios das escolas, com a finalidade de ensinar a prevenção dos vários acidentes no laboratório ou local de trabalho.

Estes exemplares pertencem a épocas distintas. Uns foram editados pelo Ministério das Corporações e Previdência Social, nos anos 50. Outros foram editados em época posterior, pela Direção Serviços de Prevenção de Riscos, tendo alguns sido realizados por alunos da Escola António Arroio.

Em Portugal, os cartazes de prevenção de acidentes de trabalho adquiriram valor estético nos anos 40, quando começaram a ser desenhados por artistas gráficos importantes no panorama artístico português, que introduziram técnicas gráficas inovadoras e adotaram correntes artísticas internacionais. O cartaz é um suporte de comunicação que se encontra geralmente afixado, para que seja visível a todos. Tem como função principal a divulgação de uma mensagem visual que procura informar, orientar ou persuadir um determinado público-alvo.

A utilização da imagem, “uma imagem vale mais que mil palavras”, pretende de um modo eficaz fazer passar a mensagem, que deve ser rapidamente apreendida. Esse conteúdo deverá ter uma leitura rápida e imediata, não suscetível de provocar dúvidas, o que conduz à utilização de uma mensagem escrita muito curta e uma imagem que transmita toda a informação necessária.

Tinham uma função didática e educativa, procurando ensinar e chamando a atenção para comportamentos perigosos e pouco corretos na utilização ferramentas e locais de trabalho. Procurava-se que essa mensagem chegasse a todas as pessoas, dando diretivas e informações para situações ou momentos ligados a atividades funcionais, de forma persuasiva com a finalidade de motivar a aquisição de comportamentos seguros nos locais de trabalho.

ME/ESAD/147

Escola Secundária Afonso Domingues

Quadro parietal com a descrição das medidas de proteção que devem ser tomadas durante o trabalho nas oficinas de mecânica. Trata-se de uma campanha publicitária do Ministério das Corporações e Previdência, que pretende alertar para os acidentes de trabalho e cuidados a ter nas oficinas, através de frases ou imagens que despertem a atenção do público. Neste cartaz, n.º 19, podemos observar um trabalhador que cai, em virtude do derramamento de óleo no chão.

ME/ESAD/149

Escola Secundária Afonso Domingues

Quadro parietal com a descrição das medidas de proteção que devem ser tomadas durante o trabalho nas oficinas de mecânica. Trata-se de uma campanha publicitária do Ministério das Corporações e Previdência, que pretende alertar para os acidentes de trabalho e cuidados a ter nas oficinas, através de frases ou imagens que despertem a atenção do público. Neste cartaz, n.º 39, podemos observar um trabalhador sem qualquer tipo de proteção a esfregar os olhos e uns óculos de grandes dimensões por baixo.

ME/401626/85

Escola Secundária de Emídio Navarro

Quadro parietal com a descrição das medidas de segurança que devem ser tomadas e dos vários riscos associados ao trabalho nas oficinas. Trata-se de uma campanha publicitária do Ministério do Trabalho, que pretende alertar para os acidentes de trabalho através de frases ou imagens que despertem a atenção do público. Neste caso, sob um fundo azul, surge ao centro uma fotografia de um aperto de mão. A mão do lado esquerdo tem luvas e a do lado direito não. Pretende alertar para o equipamento de proteção, as luvas, que deve ser utilizado no local de trabalho por forma a evitar acidentes.

ME/401626/70

Escola Secundária de Emídio Navarro

Quadro parietal com a descrição das medidas de segurança que devem ser tomadas e dos vários riscos associados ao trabalho nas oficinas. Trata-se de uma campanha publicitária do Ministério do Trabalho, que pretende alertar para os acidentes de trabalho através de frases ou imagens que despertem a atenção do público. Neste caso, sob um fundo azul, surgem duas frases a branco, em maiúsculas, que alertam para os riscos com o ruído em excesso. A par das frases estão duas imagens simétricas, uma em cada canto, que ilustram o uso de protetores de ouvido.

ME/400270/839

Escola Secundária Jácome Ratton

Quadro parietal com a descrição das medidas de proteção que devem ser tomadas durante o trabalho nas oficinas de mecânica. Trata-se de uma campanha publicitária do Ministério das Corporações e Previdência, que pretende alertar para os acidentes de trabalho, através de frases ou imagens que despertem a atenção do público. Neste caso podemos observar do lado esquerdo um trabalhador sem qualquer tipo de proteção, enfrentando o perigo de uma explosão. Do lado direito do cartaz encontram-se sete quadrículas com imagens referentes a cuidados a ter no local de trabalho: na 1.ª e 2.ª quadrículas alerta-se para o perigo de fumar; da 3.ª à 7.ª quadrículas temos várias situações de explosão de produtos químicos. É o cartaz nº 48, onde é visível a seguinte frase: "Atenção ao perigo das explosões!".

ME/400270/831

Escola Secundária Jácomme Ratton

Quadro parietal com a descrição das medidas de segurança que devem ser tomadas pelos trabalhadores nas oficinas. Trata-se de uma campanha publicitária que pretende alertar para os acidentes de trabalho através de frases ou imagens que despertem a atenção do público. Neste caso, sobre um fundo laranja, podemos observar uma silhueta de um trabalhador executando as suas funções junto de uma máquina, que se destaca de um parafuso em tons de azul. Foi desenhado na Escola de Artes Decorativas António Arroio, em Lisboa.

 

MJS

Sem comentários: