As Levadas da Ilha da Madeira fazem parte das listas indicativas para a candidatura de Bens a Património Mundial em Portugal. A Levada é um canal de irrigação ou aqueduto que se encontra ladeado por um percurso pedestre. Nascem geralmente no leito de um ribeiro ou em galerias subterrâneas.
As primeiras levadas foram
construídas aquando do início da colonização da ilha, no século XV, devido à
necessidade de água para as plantações de cana-de-açúcar e para o funcionamento
dos engenhos e moinhos.
No início foram construídas
por agricultores abastados, até 300 m de altitude. A água em excesso era
vendida aos colonos. Também os héreus construíram estes canais. Eram
agricultores, donos de parte da levada, e elegiam entre si uma comissão
responsável pela manutenção da levada.
A intervenção do estado na
construção e gestão das levadas tornou-se vital devido ao aumento da área
cultivável, sendo necessário trazer a água do Norte para o sul da ilha. Todo o
este processo implicava grandes obras e custos acrescidos. Assim, na primeira
metade do século XIX, foi construída a Levada Velha do Rabaçal, terminada em
1860. A partir de 1947 foi criada a Comissão Administrativa de Aproveitamentos
Hidráulicos, sob a direção d engenheiro Manuel Rafael Amaro da Costa.
As técnicas de construção
utilizadas eram, inicialmente, canais escavados diretamente na rocha. Quando
tal não era possível, construíam-se calhas de madeira e posteriormente em
alvenaria. Os construtores destas obras chamavam-se rocheiros e estavam
sujeitos a inúmeros perigos como o desprendimento de rochas ou a queda no
abismo. Os processos alteraram-se com o tempo e atualmente é utilizado o betão
armado.
As levadas mais antigas são a
Levada do Piornais, Levada do Curral e Castelejo, Levada Velha e Nova do
Rabaçal ou Levada dos Tornos.
Os dados de que dispomos
atualmente acerca da extensão das levadas não são precisos, até porque seria
necessária uma definição do conceito de levada: canal de transporte de água até
ao reservatório ou canal de transporte de água até aos consumidores finais.
Para
além do aspeto bastante prático das levadas, os trilhos que as acompanham são
verdadeiramente impressionantes ao nível paisagístico, constituindo uma
verdadeira relíquia botânica.
MJS
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