2021/02/04

Exposição virtual: "Os mapas da Segunda Guerra Mundial"

A Segunda Guerra mundial foi um conflito militar que envolveu a maior parte das nações mundiais, entre 1939 e 1945, divididas em duas alianças militares opostas, os Aliados e o Eixo. Este foi o acontecimento mais mortífero da humanidade, contando com cerca de 50 a 70 milhões de morte, mobilizando mais de 100 milhões de militares. Dois eventos marcaram negativamente esta situação: o Holocausto e a utilização de armas nucleares pela primeira vez.

A invasão da Polónia pela Alemanha Nazi, a 1 de setembro de 1939, é considerado o acontecimento inicial que desencadeou todo o conflito. A este seguiram-se as declarações de guerra à Alemanha por parte de França e pelo Império Britânico. A maior parte dos países acabaram por se envolver na guerra como resposta a determinados acontecimentos, como por exemplo a invasão da União Soviética ou os ataques japoneses a Pearl Harbour nos Estados Unidos.

Após o término da guerra, com a vitória dos Aliados após o sucesso do Desembarque na Normandia, todo o alinhamento político, económico e social foi alterado. A criação da Organização das Nações Unidas foi então criada para manter a paz, evitar conflitos e reconstruir a Europa dizimada pela guerra. Geram-se duas superpotências mundiais, União Soviética e Estados Unidos, e a Guerra Fria instala-se até cerca de 1991. A descolonização em África e na Ásia foi outra das consequências do final da guerra.

O Museu da Educação possui vários mapas alusivos a esta época que nos reportam a situação política do mundo antes do início da Segunda Guerra Mundial, nomeadamente as colónias das várias potências mundiais, bem como a Europa e o mundo no início e durante a guerra. A situação no Pacífico também é representada nestes mapas, bem como as alterações sofridas no continente africano.


Mapa do mundo antes da Segunda Guerra Mundial
Título: Background of World War II
ME/401663/30
Escola Secundária Eça de Queirós

O mapa servia para ilustrar as matérias de História, da Denoyer-Geppert World History Series. Mapa multicolor onde se apresenta, a diferentes cores, as várias possessões dos diferentes Estados, a nível mundial, antes da II Guerra Mundial. A legenda encontra-se ao centro, em baixo.


Mapa da Europa no século XX
Título: Europe at the outbreak of World War
ME/400117/368
Escola Secundária D. Pedro V


Mapa que ilustra a Europa no início da II Guerra Mundial, salientando a cor rosa a anexações de Hitler e Mussolini até 1 de Setembro de 1939. Legenda no canto superior esquerdo.

Mapa de África no século XX
Título: África 1924 - 1966
ME/340881/28
Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos D. Martinho Vaz de Castelo Branco

Mapa histórico que servia como material de apoio às disciplinas de História e Geografia. Encontra-se dividido verticalmente em duas imagens. A imagem da esquerda apresenta o continente africano no ano de 1924, dividido com a indicação das possessões coloniais dos vários países europeus, a diferentes cores. A imagem da direita apresenta igualmente o continente africano, no ano de 1966 vendo-se, a diferentes cores, as nações independentes que se formaram depois da II Guerra Mundial.


Mapa do Pacífico durante a Segunda Guerra Mundial
Título: World War II in the Pacific
ME/400117/366
Escola Secundária D. Pedro V

Mapa que ilustra a Guerra no Pacífico, utilizado como material de apoio nas aulas de História/Geografia. Guerra do Pacífico é o nome com que ficou historicamente conhecido o conflito armado entre o Japão, os Estados Unidos, a Grã-Bretanha, a China e seus aliados durante a Segunda Guerra Mundial - e a precedente invasão e ocupação japonesa da China, ocorrido no Oceano Pacífico e suas ilhas e no Sudeste Asiático. No mapa é possível visualizar as rotas da invasão japonesa e a linha dos Aliados. Legenda no canto superior direito.


Mapa da Europa e do Norte de África no Século XX
Título: World War II in Europe and Nothern Africa
ME/805548/311
Escola Secundária João de Deus

Mapa utilizado em contexto das práticas pedagógicas para ilustrar matérias de História. Trata-se de um mapa que ilustra a Europa e Norte de África durante a II Guerra Mundial, apresentando as rotas dos Aliados e da Potência dos Eixos bem como os territórios de cada fação, os países neutrais e os ocupados por nações hostis.  Apresenta a legenda no canto superior esquerdo e, no canto superior direito, a partilha da Polónia em 1939.


Mapa do mundo no Século XX
Título: O Mundo durante a Segunda Guerra Mundial
ME/401250/36
Escola Secundária D. Dinis

Mapa multicolor que servia para ilustrar as matérias de História, assinalando diferentes países do mundo e a sua posição face à 2ª Guerra Mundial. Apresenta igualmente as zonas e rotas de ataque. Por baixo da legenda, existe uma barra cronológica relativa às presidenciais portuguesas durante o século XX até à década de oitenta.


MJS

Sem comentários: