2021/02/03

As crianças em confinamento: "Artistas Digitais" ou "Cineastas Digitais"

Na sequência do encerramento de todas as escolas, jardins de infância, ATLs e outros espaços similares, as crianças e jovens encontram-se neste momento em isolamento social. Um dos grandes desafios dos pais é a ocupação dos filhos. O CCEMS, em parceria coma Direção-Geral da Educação, propõe a participação nos concursos “Artistas Digitais” (Pré-Escolar, 1.º e 2.º Ciclo) ou “Cineastas Digitais”  (3.ºCiclo e Secundário), consoante o nível de ensino.

A edição dos "Artistas Digitais" deste ano letivo do concurso propõe o tema "Promoção da saúde alimentar e exercício físico” para todas as categorias do concurso, tendo como objetivos melhorar o estado de saúde global dos jovens, inverter a tendência crescente de perfis de doença associadas a uma deficiente nutrição e promover a saúde dos jovens, especificamente em matéria de alimentação saudável e atividade física.

Os desenhos poderão ser feitos em qualquer programa/ aplicação para desenho digital, como, por exemplo, o Paint, no computador, ou o PicsArt Color Pintar, no tablet, e os desenhos poderão ser submetidos pelos pais/encarregados de educação/responsável, no site do concurso.

A edição dos "Cineastas Digitais" tem este ano, como tema geral, os “Direitos Humanos”. As abordagens temáticas e técnicas deverão ser diferenciadas em função das três categorias de vídeos previstas no regulamento, a saber:

·       “Nano Vídeos” (duração inferior a 30 segundos e com requisitos técnicos elementares), cujo tema é “Direitos Humanos”;

·       “Vídeo Curtas” (duração entre os 30 segundos e 3 minutos), cujo tema é livre;

·       “Vídeo Narrativas” (duração entre os 3 e os 6 minutos, com uma estrutura que permita perceber uma história), cujo tema é “Direitos Humanos”.

A supervisão dos vídeos e a sua submissão no site do concurso fica a cargo de um professor, depois de efetuado o registo.

Os alunos poderão produzir vídeos sozinhos ou em grupo. Caso optem por trabalhar em grupo, dado o período de isolamento social em que nos encontramos, sugerimos que realizem as gravações individualmente e depois recorram a meios de comunicação à distância para organizarem e debaterem a necessária montagem.

Os alunos poderão recorrer a programas de gravação e edição e vídeo gratuitos (mesmo que as gravações fiquem com marca d'água) ou à câmara de vídeo dos telemóveis. Se optarem, os vídeos podem ser realizados recorrendo a animações ou à técnica do "Stop motion".

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