Associando-se à celebração do Dia Internacional dos Museus – 2011, a Secretaria-Geral do ME apresenta algumas peças significativas do património museológico da educação. Através de diferentes tipologias de objetos, pretende-se divulgar a riqueza e variedade do espólio relacionado com o contexto pedagógico e educativo.
Na área de funcionamento geral da escola são apresentados objetos que fazem parte do seu quotidiano: é caso da máquina de escrever, da carteira escolar, da louça utilizada nos refeitórios e cantinas e mesmo algum material de enfermagem que se encontrava nos postos médicos.
No âmbito das práticas letivas de Ciências foram escolhidos alguns objetos mais significativos: em Ciência Naturais, um modelo de torso para estudo da anatomia humana e uma imagem parietal relacionada com a botânica; ao nível da Física, uma prensa hidráulica e um disco de Newton, utilizados para experiências e demonstrações em laboratório; em Química, a balança e o alambique; em Matemática, o ábaco, instrumento fundamental na base do ensino desta ciência, e um conjunto de sólidos geométricos.
De salientar a existência de um vasto espólio fotográfico, através do qual se podem reconstituir salas de aula e práticas pedagógicas. A Geografia e Geologia estão representadas através de duas peças incontornáveis: o globo terrestre e o mineral. As imagens parietais e mapas utilizados em ciências humanas e no ensino das línguas desempenharam ao longo do tempo uma função de grande importância, permitindo associar a imagem: é o caso do mapa das cruzadas, em História, da imagem parietal de arquitetura barroca, em História da Arte, e de um quadro representando atividades humanas, em línguas estrangeiras. Ao nível da religião e moral, obrigatória durante muitas décadas, pode destacar-se um missal, utilizado em cerimónias religiosas.
Nas áreas práticas/ técnicas como a Eletrotecnia, a Marcenaria, a Mecanotecnia ou a Serralharia, são vários os objetos de referência: o amperímetro e o motor de explosão ou um armário e um modelo de capela realizados por alunos nas oficinas. A Educação Física surge representada através de um par de raquetes e de uma grafonola, que permitia um acompanhamento musical destas aulas. As artes visuais, musicais e lavores constituem igualmente uma parte importante do espólio museológico da educação quer no âmbito dos têxteis (teares e bordados), da escultura, do desenho ou dos instrumentos musicais.
Modelo de Capela
ME/400270/666
Escola Secundária Jácome
Ratton
Modelo tridimensional de uma capela, assente sobre uma base de madeira
Balança de braços iguais
ME/402047/2
Escola Secundária Latino Coelho
Balança em metal negro com braços iguais
Disco de Newton
ME/152481/92
Escola Básica e Secundária de Canelas
Disco com sete cores, montado sobre uma base rotativa com o objetivo de demonstrações de ótica na área de física
Torso e cabeça
ME/401109/359
Escola Secundária de Camões
Modelo anatómico de torso e cabeça para estudo em ciências naturais
Imagem parietal de espécie vegetal/Flor e fruto
ME/152481/36
Escola Básica e Secundária de Canelas
Quadro parietal colorido com imagens ampliadas de flores e frutos
Máquina de escrever
ME/ESAD/343
Escola Secundária de Afonso Domingues
Máquina de escrever da marca "Royal"
Sem comentários:
Enviar um comentário