O Dia Internacional da Diversidade Biológica foi criado em 1993 pelas Nações Unidas, numa tentativa de alertar para a conservação da biodiversidade. Nesta altura, o dia escolhido foi 29 de Dezembro, data em que se celebra a entrada em vigor da Convenção sobre a Diversidade Biológica. No entanto, e devido à proximidade com outras datas festivas, em 2000 a Assembleia Geral das Nações Unidas alterou esta celebração para 22 de Maio, data da aprovação do texto da Convenção.
Em 2011
celebra-se o Ano Internacional da Floresta e o dia 22 de Maio acompanha estas
festividades sob o tema da Biodiversidade da Floresta. “Florestas para todos”
alerta a comunidade para a necessidade de uma gestão sustentável e conservação
dos recursos naturais relacionados.
As florestas
são essenciais para a sobrevivência da humanidade através do papel que
desempenham na manutenção do equilíbrio do clima à escala global, da
conservação da biodiversidade, do abastecimento de água, da produção de
oxigénio e da proteção do solo contra as erosões. Para além disso, constituem
autênticas reservas de alimentos, de matérias-primas e de componentes para
medicação.
O
Centro do Património Mundial da UNESCO tem mais de 100 locais com zonas de
florestas classificados como património mundial que constituem o principal
refúgio para animais e espécies de plantas ameaçadas no mundo inteiro. Associando-se
a esta data, A Secretaria-Geral do Ministério da Educação assinala o dia
internacional da diversidade biológica através de uma exposição de imagens
parietais de Ciências Naturais. São imagens que ilustram diferentes tipos de
florestas de todo o mundo, desde a floresta tropical, à floresta tipicamente
europeia, passando pela selva equatorial. Para além disso, estão representadas
diversas espécies animais, parte integrante deste tipo de habitats, do mais
comum ao mais exótico: mamíferos, aves, insetos. Utilizadas como material
didático, para estudo e observação de diferentes temáticas da área de
Biologia, as imagens parietais, de grande riqueza estética e rigor científico,
constituem um testemunho da importância dada a esta temática.
Imagem
parietal de papagaio
ME/402436/482
Escola
Secundária de Passos Manuel
Na imagem podem observar-se dois papagaios de penas coloridas
Imagem parietal de pássaro
ME/402436/602
Escola Secundária de Passos Manuel
Na imagem podem observar-se várias espécies de corujas num ramo de árvore
Imagem parietal de morcego
ME/402436/793
Escola Secundária de Passos Manuel
Na imagem podem observar-se vários morcegos ao por do sol
Imagem parietal de tigre
ME/402436/640
Escola Secundária de Passos Manuel
Na imagem pode um tigre, dando um salto
Imagem parietal de marta
ME/400257/124
Escola Secundária Infanta D. Maria
Na imagem pode observar-se uma marta em posição de observação, num galho de árvore
Imagem parietal de garça
ME/402436/357
Escola Secundária de Passos Manuel
Na imagem podem observar-se várias garças brancas no seu ambiente natural. Outras encontram-se em voo
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