2024/01/01

EEE - Níveis de Ensino: Ensino Superior – Eficácia e Eficiência

 

(Imagem retirada do site do EEE)

A eficácia e a eficiência do ensino superior dependem da criação por parte das autoridades públicas de um enquadramento adequado para as instituições de ensino superior. Esta situação caracteriza-se por um financiamento adequado e por políticas eficazes de garantia da qualidade, entre outros fatores. 

O quadro estratégico da UE para a educação e a formação (EF 2020) salienta que:

- os sistemas de ensino superior precisam de um financiamento adequado e, tratando-se de um investimento no crescimento económico, a despesa pública no ensino superior deve ser protegida;

- os desafios com que se depara o ensino superior exigem sistemas de governação e de financiamento mais flexíveis que garantam uma maior autonomia das instituições educativas e, simultaneamente, uma maior responsabilização de todas as partes interessadas.

A reforma e a modernização do sistema de ensino superior europeu dependem dos esforços e das competências do pessoal docente e de investigação. Contudo, os efetivos não aumentam ao mesmo ritmo que o número de estudantes em muitos casos. É essencial que haja melhores condições de trabalho, melhor formação inicial e desenvolvimento profissional contínuo, e um maior reconhecimento dos casos de excelência no ensino e na investigação, para que a Europa possa formar, atrair e manter o pessoal académico de alto nível de que necessita.

A garantia da qualidade aumenta a confiança no ensino superior. Todas as instituições de ensino superior devem ter um sistema rigoroso de garantia da qualidade interna, avaliado por agências de garantia da qualidade externas.

A União Europeia promove a eficácia e a eficiência do ensino superior através do seu apoio à investigação e à cooperação política, uma vez que a Comissão ajuda os Estados-Membros da UE a elaborar sistemas eficazes de governação e financiamento do ensino superior.

As instituições de ensino superior também têm à sua disposição alguns apoios sob a forma de empréstimos geridos pelo grupo do Banco Europeu de Investimento (BEI). As instituições podem candidatar-se a um empréstimo para melhorar as suas instalações através do Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos (FEIE) e participar em programas de financiamento inovadores, como os empréstimos de mestrado Erasmus+ destinados a estudantes internacionais. 

No que diz respeito à garantia de qualidade, as Normas e Diretrizes para a Garantia da Qualidade no Espaço Europeu do Ensino Superior estabelecem um quadro comum que garante a responsabilização a nível europeu, nacional e institucional. O Registo Europeu de Garantia da Qualidade (EQAR) para o ensino superior contribui igualmente para o desenvolvimento de uma garantia de qualidade a nível europeu.


Fonte: https://education.ec.europa.eu/pt-pt


MJS


 

Sem comentários: