Este
nível de ensino refere-se a crianças desde o nascimento até ao primeiro ano do
ensino básico, cuja idade pode variar em cada Estado Membro.
As
iniciativas neste nível de ensino incluem centros de dia e o ensino
pré-escolar. Um elevado nível da educação nesta fase da vida da criança é um
garante do sucesso educativo, bem-estar, empregabilidade e integração social.
Como tal, é especialmente importante em casos de crianças que provêm de meios
mais desfavorecidos.
A Comissão
Europeia apoia os diversos estados e facilita a cooperação entre todos
fornecendo dados e análises sobre esta área que está identificada como
prioritária.
O Conselho da
União Europeia identificou 5 componentes chave para um ensino de qualidade:
- acesso à
educação e acolhimento na primeira infância;
- formação de
profissionais especializados;
definição de
currículos apropriados
- administração e
financiamento;
- monitorização e
avaliação dos sistemas.
O objetivo é
conseguir que pelo menos 96% das crianças entre os 3 anos e a idade de início
do ensino básico tenham acesso à educação na primeira infância.
Fonte: https://education.ec.europa.eu/pt-pt
MJS
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