A União
Europeia organizou uma série de fóruns de diálogo sobre a política em matéria
de ensino superior, com vários países e regiões fora da Europa.
Parceria Oriental - iniciativa política
conjunta que visa aprofundar e reforçar as relações entre a União Europeia e os
seus Estados-Membros, por um lado, e seis países parceiros do Leste, por outro:
a Arménia, o Azerbaijão, a Bielorrússia, a Geórgia, a República da Moldávia e a
Ucrânia.
São
debatidas questões políticas em quatro plataformas temáticas:
- Reforço
das instituições e boa governação;
- Desenvolvimento
económico e oportunidades de mercado;
- Conectividade,
eficiência energética, ambiente e alterações climáticas;
- Mobilidade
e contactos entre as pessoas.
São
privilegiadas as seguintes prioridades:
- Apoiar
e capacitar os jovens, contribuindo para a elaboração de uma política de
juventude inclusiva e baseada em dados concretos;
- Apoiar
a educação, a formação e a transição dos jovens para o mundo do trabalho
através de um diálogo entre pares sobre as políticas e as instituições.
Cooperação UE-Sul do Mediterrâneo - A Comissão Europeia está
empenhada em:
- Apoiar
a modernização dos sistemas de ensino superior;
- Reforçar
o apoio ao ensino e à mobilidade para fins de aprendizagem de estudantes,
professores, pessoal universitário e jovens dos países do Sul do Mediterrâneo.
São
vários os Programas que a União Europeia disponibiliza: Erasmus+, Ações
Marie Skłodowska Curie ou a Fundação Europeia para a Formação.
Plataforma dos Balcãs Ocidentais para a Educação e a
Formação - Esta
cooperação inclui a Albânia, a Bósnia e Herzegovina, a Macedónia do Norte, o Kosovo,
o Montenegro e a Sérvia.
O
objetivo de longo prazo deste diálogo consiste em prestar assistência aos
Balcãs Ocidentais com os seus esforços de reforma e prepará-los para as
responsabilidades decorrentes da futura adesão à União Europeia, incluindo a
plena participação nos programas da UE no setor do ensino.
África - A
Parceria Estratégica África- UE, que envolve 107 universidades em 41 países
africanos, bem como organismos regionais e estudantes. O diálogo resultou nas
seguintes iniciativas: Tuning Africa (processo
de colaboração que passa em revista as competências e aptidões necessárias para
uma determinada disciplina) e a Harmonização dos sistemas de garantia
da qualidade e de acreditação do ensino superior em África (HAQAA) que apoia
o quadro pan-africano de garantia da qualidade e de acreditação.
África
participa também ativamente no programa Erasmus+ e os
investigadores africanos beneficiam de apoio através das Ações Marie
Skłodowska Curie. O Programa de
Mobilidade Académica Intra-África financia parcerias e ações de
mobilidade entre universidades africanas.
Brasil - A UE e o Brasil assinaram
uma Declaração
conjunta sobre a cooperação no domínio da educação e da formação. A
Comissão e as autoridades brasileiras responsáveis pela educação e a formação
realizaram dois diálogos políticos a nível governamental e um simpósio.
Japão - O Acordo de Parceria
Estratégica entre a UE e o Japão inclui uma série de diálogos políticos sobre
educação, cultura e desporto. A cooperação com o Japão no âmbito de programas
da UE, principalmente o Erasmus+, é bem reconhecida e as partes chegaram a
acordo sobre uma nova cooperação para a mobilidade dos investigadores.
China - Na última década, a
União Europeia e a China cooperaram estreitamente nos domínios da educação e
formação, da cultura, do multilinguismo e da juventude. A cooperação consistiu
em diálogos políticos regulares a nível governamental, bem como em realizações
concretas em termos de projetos e eventos conjuntos. O HPPD é o mecanismo
abrangente que congrega todas as iniciativas conjuntas UE-China no domínio dos
intercâmbios entre pessoas. Estas iniciativas decorrem das conclusões dos
diálogos entre dirigentes e altos funcionários, nas quais se definem os
objetivos a longo prazo, se trocam boas práticas e se exploram os eventuais
domínios da futura cooperação. O HPPD visa contribuir para reforçar a confiança
mútua e para consolidar a compreensão intercultural entre a UE e a China.
Índia - A União Europeia e a
Índia cooperam numa série de questões no domínio da educação, nomeadamente:
- A
modernização do ensino superior;
- A
excelência académica;
- A
mobilidade dos docentes e dos estudantes;
- O
ensino e a formação profissionais;
- A
aprendizagem ao longo da vida;
- A
transparência;
- A
qualidade e a equidade na educação;
- O
reconhecimento mútuo das qualificações.
México - Desde 2010, a
Comissão Europeia e as autoridades mexicanas responsáveis pela educação e a
formação realizaram dois diálogos políticos a nível governamental. O objetivo
destes diálogos consistiu em debater, a alto nível, temas de interesse comum, a
fim de proceder ao intercâmbio de boas práticas e de identificar áreas
concretas para futura cooperação.
África do Sul - a
União Europeia e a República da África do Sul reconheceram o contributo
fundamental da educação e da formação para o desenvolvimento das sociedades e
economias baseadas no conhecimento, bem como o papel crucial que desempenham na
promoção do crescimento e do emprego.
Coreia do Sul - A
União Europeia (UE) e a República da Coreia (RC) cooperam, em especial no
domínio do ensino superior, reconhecendo ambas o contributo fundamental deste
domínio para o desenvolvimento de uma economia globalmente competitiva e
baseada no conhecimento, promovendo assim o crescimento económico e o emprego.
Estados Unidos da América - A
cooperação com os Estados Unidos da América é apoiada através de programas da União
Europeia para a cooperação universitária abertos a todo o mundo, sendo
fomentada por outras iniciativas complementares, incluindo uma vertente
bilateral do Programa Fulbright-Schuman
que financia licenciaturas e pós-graduações, bem como investigação e
conferências no domínio das relações UE-EUA. O Seminário de jovens dirigentes da UE e dos EUA é uma
plataforma que visa promover os contactos interpessoais entre a UE e os Estados
Unidos.
Fonte: https://education.ec.europa.eu/pt-pt
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