2023/06/19

Educação e Monarquia: D. Pedro II (1648 - 1706)


D. Pedro II (1648-1706), “o Pacífico”, era o filho de D. João IV e de D. Luísa de Gusmão, irmão do anterior monarca, D. Afonso VI. Chegou ao poder através de um golpe palaciano.

Nas Cortes de 1668 foi nomeado regente do reino e, após a anulação do casamento de D. Afonso VI, casou com a cunhada, D. Maria Francisca. Neste ano foi assinada a paz com Espanha no Tratado de Lisboa.

D. Pedro só subiu ao trono em 1683, após a morte do irmão, ano em que faleceu a sua esposa. D. Pedro voltou a casar em 1687 com D. Maria Sofia de Neuburgo.

Ao nível interno foi um reinado marcado pelo incremento da economia interna, destacando-se a ação do Conde da Ericeira que impulsionou a indústria portuguesa.


(Imagem de D. Pedro II retirada da Internet)

Externamente, houve um envolvimento na Guerra da Sucessão Espanhola. As relações comerciais com Inglaterra também se reativaram através da assinatura do Tratado de Methuen.

Em 1674 convocou a Junta dos Três Estados pedindo apoio financeiro para a defesa da nação, sobretudo os territórios das colónias, onde os os navios enfrentavam graves perigos.

D. Pedro II, devido à chegada do ouro do Brasil, levou a cabo várias obras por todo o país. Ao nível do ensino artístico, em 1689, publicou o Regimento dos Mestres Architetos dos Paços Reais, um documento orientador do ensino da arquitetura civil. Os mestres deviam ter até 4 aprendizes e dar lições diárias.


MJS


Sem comentários: