2023/01/23

Invenções portuguesas que mudaram o mundo (Parte III)

 

(Imagem retirada da internet)

O multibanco

O Multibanco funciona como uma rede de caixas automáticas que permite realizar transações bancárias e outro tipo de funcionalidades, como por exemplo o levantamento de dinheiro. Portugal foi um dos últimos países a desenvolver este tipo de infraestrutura, mas uma vez implantada tornou-se a mais avançada de sempre.

Em 1985 surgiram as primeiras 12 caixas de Multibanco em Lisboa e no Porto. Atualmente existem mais de 13.000 terminais, a maior densidade de caixas automáticas por habitante na Europa.


(Imagem retirada da internet)

Os cartões de telemóvel pré-pagos

Os cartões pré-pagos são cartões carregados com um determinado montante que pode ser gasto em chamadas e mensagens. Este cartão pode ser carregado várias vezes, consoante a necessidade.

Apesar de se ter espalhado a todo o mundo, a TMN, atual MEO foi a inventora deste sistema de pagamento.

(Imagem retirada da internet)

A Via Verde

Este sistema surgiu em 1991 e foi criado pela Brisa – Autoestradas em parceria com a Universidade de Aveiro. Trata-se de um sistema de portagem eletrónica para evitar filas para efetuar o pagamento das portagens.

Em 1995 estendeu-se a todo o país e funciona da seguinte forma: é colocado um identificador no vidro do veículo que, ao passar na portagem com o equipamento instalado, faz a leitura automática. O veículo não para e o pagamento é debitado automaticamente. Atualmente já é usado em vários países em todo o mundo.


MJS



Sem comentários: