2022/12/05

Invenções que mudaram o mundo: o radar

 Imagem parietal de atividades humanas

ME/401857/596

Escola Secundária de Gil Vicente

O quadro servia para introdução e alargamento de vocabulário nas aulas de línguas. O título está em três línguas: Inglês, ao fundo, à esquerda, alemão ao centro, em francês, ao fundo à direita. Em cima, à direita, impressa a informação: Bild n.º 6. Em cima, à esquerda, está impressa em alemão a indicação de que se trata de material didático e Köster. O quadro representa, a cores, um aeroporto. À esquerda ao fundo vê-se um radar e um avião no ar. Em baixo, primeiro plano, estão estacionados na pista vários aviões, com pessoal e várias viaturas à volta. À direita, está representado o edifício dos serviços do aeroporto e uma torre de controlo. 


O radar é um dispositivo que permite detetar objetos e a respetiva distância a que se encontram através da emissão de ondas eletromagnéticas. Estas ondas são refletidas pelos objetos e o cálculo entre a transmissão e a receção das mesmas permite localizar esses objetos. O radar tem este nome devido às iniciais em inglês: radio detection and ranging.

Em 1886, Heinrich Hertz demonstrou que as ondas eletromagnéticas podiam ser refletidas por objetos, gerando um eco radioelétrico.

Em 1895, Alexandre Popov, da Marinha Imperial Russa desenvolveu um aparelho que detetava relâmpagos a longa distância. Mais tarde testou este equipamento numa comunicação entre dois navios, detendo a presença de um terceiro navio. Percebeu assim que o equipamento poderia ser usado para detetar objetos.


(Imagem retirada da internet)

O primeiro radar foi construído em 1904 por Christian Hülsmeyer, mas não se conseguiu uma aplicação prática do mesmo. Os estudos de Hertz foram retomados por Marconi em 1922.

Em 1939 foi construído o primeiro radar por uma equipa liderada por Robert Watson Watt que melhorou a tecnologia utilizando o sistema de telemetria fixa e rotatória. Este aparelho foi crucial durante a Segunda Guerra Mundial, tendo sido os britânicos que o exploraram na defesa do território.

Um radar é constituído por um emissor, um modulador e um recetor. Existem sobretudo três tipos de radar que funcionam através de formas diferentes: modulação por impulsos; onda contínua; e ainda de frequência modelada ou deslizante. Atualmente o seu uso compreende várias áreas e é extremamente diversificado: controlo de tráfego aéreo e marítimo, exército, astronomia, sistemas de defesa antimíssil, monitorização meteorológica, controlo de tráfego automóvel, entre outros.


MJS

Sem comentários: