2022/08/01

Invenções que mudaram o mundo: o computador

 

Computador

ME/401869/24

Escola Secundária de Gondomar

Computador marca Zenith Data Systems, do modelo Z-89 com teclado e ecrã incorporado. Originalmente vinha com 16 KB de memória nas versões mais recentes, e podia chegar até aos 48 KB na placa principal CPU (em grupos de chips de 1 KB). O computador Zenith usou discos rígidos sectorizados com um controlador interno da placa.


Um computador é um dispositivo eletrónico que tem a capacidade de receber, armazenar e processar dados, em função das instruções de programação. É constituído pela parte física – hardware - e pelos programas que contém – software. Os seus elementos principais são a Unidade Central de Processamento (CPU – Central Processing Unit), a placa-mãe (mother board), e a memória (RAM – Random Acess Memory).

A origem do computador remonta ao século XVI, com a invenção dos logaritmos por John Napier (1150 – 1617). Mas tarde, Pascal (1623 – 1662) inventou uma máquina calculadora que fazia operações de soma e subtração, melhorada por Leibniz (1646 – 1726). Apesar dos avanços, estas máquinas não eram programáveis, ou seja, não dispunham de instruções sobre o trabalho que deveriam fazer com os números.

Deve-se a Joseph-Marie Jacquard (1752 – 1834) a ideia de programar uma máquina de tecer devido à necessidade de produzir padrões diferentes. Criaram-se cartões perfurados que representavam padrões, lidos pelo tear mecânico com um leitor de cartões.

Esta ideia foi desenvolvida por Charles Babbage (1792 – 1871) que pensou pela primeira vez na hipótese de inventar uma máquina de calcular, onde a forma de efetuar os cálculos pudesse ser controlada por cartões. Surgiu, assim, o calculador analítico, uma máquina que tinha um dispositivo de entrada para cartões. Ada Lovelace foi a responsável pela primeira programação, criando os cartões para esta máquina. No entanto, a falta de apoio financeiro fez com que Babbage não conseguisse completar a sua invenção.

Herman Hollerith (1860 – 1929) inventou uma máquina que processava dados baseada na perfuração dos cartões, utilizando a eletricidade como fonte de alimentação. A sua empresa viria a ser conhecida anos mais tarde por IBM – International Business Machines.

Em 1945, Von Neumann sugeriu que o sistema binário fosse adotado em todos os computadores, permitindo que através de instruções os dados fossem compilados e armazenados internamente. Partindo deste pressuposto, a primeira geração de computadores deve-se a J. P. Eckert e John Mauchly que criaram em 1946 o ENIAC – Eletronic Numerical Integrator and Computer. Era mais rápido do que qualquer outra máquina permitindo efetuar 5 mil adições e subtrações por segundo. Pesava 27 toneladas, ocupando o espaço de quarenta gabinetes e utilizando 17 mil válvulas eletrónicas.

Em 1949 houve mais avanços e Eckert e Mauchly inventam o EDVAC – Eletronic Discrete Variable Automatic Computer.

Em 1951, surgiu o primeiro computador comercial, o UNIVAC – Universal Automatic Computer e em 1952 o IBM 701, mais rápido do que o Univac.


Computador

ME/402874/103

Escola Secundária com 3.º Ciclo São Pedro

Computador Radio Sheek, modelo PC TRS - 80, utilizado pelo secretariado da escola. Trata-se de um computador pessoal ou PC de pequeno porte e baixo custo, que se destina ao uso de um pequeno grupo de indivíduos.


As inovações não pararam desde então. No final dos anos 50 surgiu o chamado circuito integrado que permitiu embutir vários transístores numa placa, o que tornou os computadores mais pequenos, mais baratos e mais potentes. Nos anos 70 apareceu o microprocessador e durante os anos 80, o sistema operativo CP/M (Control Program for Microprocessors) foi inventado.

Em 1981 apareceu o primeiro computador pessoal da IBM, com uma unidade para disquetes de 160 kb. Criou-se igualmente um novo sistema operativo, o MS-DOS (Microsoft Disk Operating System). A capacidade dos processadores não parou de aumentar até aos dias de hoje, havendo versões anuais lançadas com regularidade por várias marcas.


MJS

Sem comentários: