2022/08/11

Exposição virtual "A Régua, Instrumento de medida"

 

A régua graduada é um instrumento de medida para pequenas distâncias. Serve igualmente pata traçar segmentos de reta no âmbito da geometria ou desenho técnico. A origem da palavra vem de règle (francês) que significa lei ou regra, deixando antever a sua função de traçado reto e de medida.

Durante séculos não existia qualquer padronização dos sistemas de medida que podiam variar entre a polegada (2.54 cm), o pé, a jarda ou o palmo. No final do século XVII, em França, surge o sistema métrico decimal que pretendia facilitar e padronizar a medição.

A régua pode ser fabricada em vários materiais (madeira, plástico ou metal) e contém uma escala centimétrica e milimétrica. A sua existência como instrumento de medida comparativa está documentada desde a Idade do Bronze. É utilizada em diferentes áreas: no desenho técnico (escolar, universitário ou profissional); na geometria, acompanhada por outros instrumentos; na construção civil; na engenharia, carpintaria e arquitetura.

A régua de cálculo foi inventada em 1622 por William Oughtred com o objetivo de facilitar a realização de cálculos relativamente simples, através de escalas logarítmicas. Foi sendo aperfeiçoada e podia ter forma circular ou retangular, com ou sem cursor. Os cálculos são realizados através de guias deslizantes, ou seja, réguas que deslizam umas sobre as outras e de um cursor que relaciona as diferentes, escalas.

Nesta exposição surgem os dois tipos de régua, graduada e de cálculo, utilizadas em contexto das práticas pedagógicas de geometria. Muitas eram especialmente concebidas para serem utilizadas no quadro para visualização das matérias por todos os alunos.


Régua em T

ME/152171/152

Escola Secundária Infante D. Henrique

Régua em T de madeira com escala para marcação das distâncias. Era utilizada para medir ou traçar segmentos de reta no quadro, no âmbito das práticas pedagógicas das aulas de Matemática.


Régua de Cálculo

ME/400439/814

Escola Secundária Sebastião e Silva

Instrumento mecânico destinado à realização de cálculos matemáticos. É composto por duas placas fixas e uma placa móvel, com diversas escalas, e uma lingueta transparente, deslizante. Num dos extremos tem a indicação «Faber-Castell 334/52». Dois suportes de metal, fixados nas extremidades, possibilitam a fixação mural, permitindo, em contexto pedagógico das aulas de Matemática, uma demonstração das potencialidades do instrumento a toda a classe. As escalas graduadas apresentadas na régua permitem a realização de cálculos envolvendo: operações elementares, potenciação, radiciação, funções trigonométricas, funções exponenciais e logarítmicas.


Régua de cálculo

ME/400610/56

Escola Secundária de Camões

Instrumento utilizado em contexto pedagógico nas aulas de Matemática. Trata-se de uma régua de cálculo, um instrumento mecânico que permite a realização de cálculos, através de uma lingueta móvel deslizante. A régua é composta por escalas fixas e móveis, onde se encontram vários tipos de escalas que permitem a realização de operações e cálculos.


Régua

ME/401250/197

Escola Secundária D. Dinis

Régua graduada de madeira com escala em centímetros e milímetros e apontadores em metal para marcação das distâncias.


Régua

ME/400956/337

Escola Secundária Augusto Gomes

Instrumento utilizado para medir ou traçar segmentos de reta no quadro em contexto das práticas pedagógicas de Matemática/ Artes Visuais. Trata-se de um conjunto de réguas de madeira, utilizadas na demonstração de exercícios no quadro, com escala em centímetros e milímetros.


Régua de cálculo

ME/400130/10

Escola Secundária Damião de Goes

Régua de cálculo constituída por uma régua dupla graduada, nos bordos e no meio, separada por uma fenda longitudinal em que corre uma terceira régua, funcionando como lingueta móvel.


MJS

Sem comentários: