2022/08/08

Agrupamento de Escolas da Ericeira


O Agrupamento de Escolas da Ericeira (AEE) é uma estrutura educacional, contando com diversos parceiros locais para o exercício da sua missão, nomeadamente: Câmara Municipal de Mafra, Juntas de Freguesia (Carvoeira, Encarnação, Ericeira e Santo Isidoro), entre outros (AEE,2022:14).

Estas freguesias pertencem à zona litoral/oeste do concelho de Mafra e limite norte da área Metropolitana de Lisboa (AML). Estas freguesias têm sofrido alterações substanciais nos últimos anos, devido ao surto de novas construção e melhoria de acessibilidades, infraestruturas de qualidade, paisagem natural e crescimento turístico.[1]

Estas freguesias, na sua maioria, tinham tradicionalmente características rurais, porém, a freguesia da Ericeira vive, essencialmente, da atividade turística.[2] 

A chegada de novas famílias vindas da área metropolitana de Lisboa e do estrangeiro (atribuído à Ericeira como Reserva Mundial de Surf) fez emergir um modo de vida mais urbano e cosmopolita que altera profundamente o estilo de vida desta região turística. Muitas destas famílias buscam no Agrupamento de Escolas respostas educativas para os seus filhos e identificam, neste, parâmetros de segurança e qualidade de ensino que os leva a esta opção.

 

Compete ao AEE, enquanto unidade orgânica do Ministério da Educação, atuar em conformidade com as grandes linhas orientadoras da política educativa nacional. O AEE tem uma oferta educativa diversificada e ajustada às necessidades e expetativas da comunidade escolar. O AEE é composto por dez estabelecimentos de ensino:

5 Jardins de Infância (JI)

§  JI das Azenhas dos Tanoeiros;

§  JI do Barril;

§  JI da Encarnação;

§  JI de Ribamar;

§  JI de Santo Isidoro.

4 Centros Escolares

§  EB da Freguesia da Carvoeira (JI e 1º Ciclo);

§  EB da Ericeira (JI e 1º Ciclo);

§  EB da Encarnação (1ºCiclo);

§ EB da Freguesia de Santo Isidoro (JI e 1º Ciclo).

1 Escola Sede

            §  Escola Básica e Secundária António Bento Franco (2º, 3º Ciclos e Secundária). 

O Agrupamento disponibiliza ainda uma Oferta Complementar e Extracurricular diversificada, assegurada por Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) no 1º Ciclo do Ensino Básico e na Escola Básica e Secundária assegurada por núcleos, projetos e clubes, nos domínios científico, desportivo, cultural, artístico e tecnológico.

 

“O Agrupamento acompanha e monitoriza a certificação das aprendizagens também dos alunos que se inscrevem para a modalidade de Ensino Doméstico (ED) e Ensino Individual (EI), através da celebração de protocolos da responsabilidade dos Encarregados de Educação (EE), assim como procede à implementação do Ensino à Distância sempre que se verifica essa necessidade.” (AEE, s.d. 8).

 

A escola tem sido desafiada a inovar as suas práticas educativas, mercê das mudanças sociais, culturais, políticas, económicas e tecnológicas. Contudo, estas mudanças têm desencadeado problemas globais, como os extremismos, as desigualdades no acesso aos bens e direitos e as crises humanitárias que desafiam a escola a implementar no processo educativo aprendizagens que contribuem para a formação de cidadãos responsáveis, autónomos, solidários, tolerantes e participativos; cidadãos que conheçam e exerçam os seus direitos e deveres com base no diálogo e no respeito pelos outros, com espírito democrático, pluralista, crítico e criativo.


Neste sentido, a Estratégia de Educação para a Cidadania constitui um referencial para o desenvolvimento curricular, integrando as diversas áreas do saber na aquisição de aprendizagens significativas e diversificadas que fomentem o exercício de uma cidadania democrática nos nossos alunos.

 

P.M.

 

BIBLIOGRAFIA:


AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA ERICEIRA (2022). Regulamento interno 2021/2025 [em linha]. Ericeira: AEE [Consul. Em 12 de maio de 2022]. Disponível:

https://www.aeericeira.net/wp-content/uploads/2022/04/RI_AEE_-2021_2025Final.pdf

 

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA ERICEIRA (2021). Projeto Educativo “Ao Encontro de Quem Somos” [em linha]. Ericeira: AEE [Consul. Em 12 de maio de 2022]. Disponível:

https://www.aeericeira.net/wp-content/uploads/2022/05/PE-Agrupamento-de-Escolas-da-Ericeira-2021-2025.pdf

 

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA ERICEIRA (2020). Agrupamento [em linha]. Ericeira: AEE [Consul. Em 12 de maio de 2022]. Disponível: https://www.aeericeira.net/quemsomos/

 

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA ERICEIRA (s.d). Projeto de intervenção (quadriénio 2021-2025) [Em linha]. Ericeira: AEE [Consul. Em 12 de maio de 2022]. Disponível:

https://www.aeericeira.net/wp-content/uploads/2021/07/ProjetoIntervencao.pdf

 

VISIT PORTUGAL (2003). Ericeira [em linha]. Lisboa: Turismo de Portuga [Consult. 12 de maio de 2022]. Disponível: https://www.visitportugal.com/pt-pt/content/ericeira



[1] A marca Ericeira é reconhecida internacionalmente como Reserva de Surf. Aliado ao fenómeno turístico temos assistido a um desenvolvimento ímpar da vila em termos de procura de habitação primária o que origina um crescimento de crianças em idade escolar. Também a comunidade de imigrantes é bastante forte na zona de influência do AEE, com predomínio claro da comunidade brasileira, embora esta tenha sofrido oscilações na última década devido às diferentes conjunturas económicas registadas em Portugal ou no Brasil. A todas estas novas realidades tem o AE feito um enorme esforço de acolhimento e adaptação procurando responder a este desafio e prestar um serviço público de qualidade.

 

[2] Ericeira é uma vila muito antiga, presumivelmente local de passagem e instalação dos Fenícios. Reza a lenda que o nome Ericeira significa, na origem, "terra de ouriços", devido aos numerosos ouriços do mar que abundavam nas suas praias. A história da Ericeira remonta, assim, a cerca de 1000 a.C. O seu primeiro foral data de 1229, concedido pelo então Grão-Mestre da Ordem de Aviz, Dom Frei Fernão Rodrigues Monteiro, que assim instituiu o Concelho da Ericeira. A nova carta de foro concedida por D. Manuel I em 1513, veio nobilitar a vila concelhia, doada pelo mesmo D. Manuel ao infante D. Luís e por este ao seu filho natural D. António, Prior do Crato, forte opositor à tomada do poder real por Filipe II de Espanha. Em 1589, no Forte de Milreu, D. António fez uma gorada tentativa de desembarque de tropas com o objetivo de conquistar o poder. Em 1855, na sequência de uma reordenação administrativa do território, a Ericeira deixou de ser concelho para ficar na dependência de Mafra, sede concelhia até aos dias de hoje. A Ericeira conheceu no século XIX a sua época áurea, com um enorme incremento, porquanto foi o porto mais concorrido da Estremadura, com alfândega, por onde se fazia o abastecimento de quase toda a província. A antiga importância comercial tem hoje correspondente no notável movimento turístico, resultante da situação e do clima privilegiado de que goza. O embarque para o exílio da família real portuguesa, episódio que assinala o termo do regime monárquico nacional, fará sempre do porto da Ericeira um dos locais mais dramáticos da geografia do concelho de Mafra.

Sem comentários: