Postal
ME/ESDJC/554
Escola
Secundária D. João de Castro
Postal
a preto e branco da Estação dos Caminhos de Ferro de Grândola. Na imagem vê-se
o edifício da estação e um comboio a vapor a chegar. Em baixo, identificação do
local. No verso, carimbo da "Escola Secundária D. João de Castro". O
postal integra um conjunto de materiais audiovisuais da antiga Escola D. João
de Castro, utilizados no contexto das atividades pedagógicas, nomeadamente nas
disciplinas de História/Geografia.
O
comboio ou locomotiva é um veículo ferroviário automotor que utiliza várias
formas de energia como o vapor, a eletricidade ou o combustível. Desloca-se
sobre carris e reboca carruagens. As grandes vantagens do comboio dizem
respeito à facilidade de manutenção, à segurança e à eficiência energética.
Um
dos primeiros precursores do comboio foi criado em Pequim pelo jesuíta Ferdinand
Verbiest em 1681. Mais tarde, em 1769, Joseph Cugnot concebeu um veículo movido
a vapor para o transporte de munições.
Em
1804 Richard Trevithick construiu o primeiro comboio a vapor que circulava em
linhas férreas. Conseguiu puxar cinco carruagens com dez toneladas de carga e
setenta passageiros à velocidade de 8 km por hora. A via férrea foi construída
em ferro fundido. O grande problema era conseguir uma proporção entre o peso da
locomotiva e a sua carga, de forma a que as rodas não “patinassem” sobre as
linhas.
Em
1812 John Blenkinsop lançou o projeto de uma locomotiva que se deslocava sobre
caris de ferro e que dispunha de dois cilindros, unidos a uma roda dentada que
acionava uma cremalheira.
Em
1814 George Stephenson, mecânico de minas, construiu uma locomotiva a vapor
para o estabelecimento onde trabalhava, em Killingworth. A Blucher, puxava trinta toneladas a 6 km/hora. Em 1825 Stephenson
foi o responsável pela construção de uma linha férrea entre Stockton e
Darlington com 61 km. A grande inovação ao nível da aderência foi unir as rodas
través de correntes, fazendo com que todos os eixos participassem na tração.
Em
1830 construiu-se uma linha férrea de Liverpool a Manchester. Utilizou-se a Rocket, que incorporava uma caldeira
tubular inventada por Marc Séguin. A velocidade atingida foi 32 km/hora. Em
1846, Stephenson inventou um tipo de locomotiva que constituiu a base
conceptual e mecânica do comboio até pleno século XX.
Em
1879, Werner von Siemens apresentou a primeira locomotiva elétrica na Exposição
Mundial de Berlim. No entanto, seriam necessários vários anos até ser
implementada.
Imagem
parietal de atividades humanas
ME/400270/805
ME/Escola
Secundária Jácome Ratton
O
quadro representa um terminal ferroviário em arquitetura de ferro. Do lado direito,
está a plataforma principal de acesso e 4 plataformas de embarque, que se
situam perpendicularmente àquela. Dois comboios estão estacionados, estando um
deles em trabalhos de manutenção/reparação. Por toda a estação circulam
pessoas: umas embarcam, outras esperam e outras despedem-se de quem parte. Na
plataforma principal, observam-se carregadores que transportam bagagens à mão e
com um trator de mercadorias, enquanto algumas pessoas fazem compras nos dois
quiosques de venda de alimentos e bebidas e num terceiro de venda de livros. Na
plataforma de topo, e ao seu lado direito, no edifício da estação, encontramos
respetivamente a bilheteira, o restaurante, a sala de espera e o gabinete do
chefe da estação.
Na
última década do século XIX, Rudolf Diesel introduziu o motor de injeção que, a
partir de 1920, começou a substituir a locomotiva a vapor.
Em
Portugal, a 28 de outubro de 1856, ocorreu a primeira viagem de comboio, numa
linha de 26 km construída entre Lisboa e o Carregado. Em 1865 foi fundada a
companhia de Caminhos de Ferro Portugueses (CP). Em 1877, a linha férrea já
chegava ao norte de Portugal. No final do século XIX, o país tinha cerca de 2
070 km de linha férrea. Em 1947 surgiram as primeiras locomotivas a diesel e em
1957, as elétricas.
MJS
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