2022/07/25

Invenções que mudaram o mundo: o comboio

 

Postal

ME/ESDJC/554

Escola Secundária D. João de Castro

Postal a preto e branco da Estação dos Caminhos de Ferro de Grândola. Na imagem vê-se o edifício da estação e um comboio a vapor a chegar. Em baixo, identificação do local. No verso, carimbo da "Escola Secundária D. João de Castro". O postal integra um conjunto de materiais audiovisuais da antiga Escola D. João de Castro, utilizados no contexto das atividades pedagógicas, nomeadamente nas disciplinas de História/Geografia.


O comboio ou locomotiva é um veículo ferroviário automotor que utiliza várias formas de energia como o vapor, a eletricidade ou o combustível. Desloca-se sobre carris e reboca carruagens. As grandes vantagens do comboio dizem respeito à facilidade de manutenção, à segurança e à eficiência energética.

Um dos primeiros precursores do comboio foi criado em Pequim pelo jesuíta Ferdinand Verbiest em 1681. Mais tarde, em 1769, Joseph Cugnot concebeu um veículo movido a vapor para o transporte de munições.

Em 1804 Richard Trevithick construiu o primeiro comboio a vapor que circulava em linhas férreas. Conseguiu puxar cinco carruagens com dez toneladas de carga e setenta passageiros à velocidade de 8 km por hora. A via férrea foi construída em ferro fundido. O grande problema era conseguir uma proporção entre o peso da locomotiva e a sua carga, de forma a que as rodas não “patinassem” sobre as linhas.

Em 1812 John Blenkinsop lançou o projeto de uma locomotiva que se deslocava sobre caris de ferro e que dispunha de dois cilindros, unidos a uma roda dentada que acionava uma cremalheira.

Em 1814 George Stephenson, mecânico de minas, construiu uma locomotiva a vapor para o estabelecimento onde trabalhava, em Killingworth. A Blucher, puxava trinta toneladas a 6 km/hora. Em 1825 Stephenson foi o responsável pela construção de uma linha férrea entre Stockton e Darlington com 61 km. A grande inovação ao nível da aderência foi unir as rodas través de correntes, fazendo com que todos os eixos participassem na tração.

Em 1830 construiu-se uma linha férrea de Liverpool a Manchester. Utilizou-se a Rocket, que incorporava uma caldeira tubular inventada por Marc Séguin. A velocidade atingida foi 32 km/hora. Em 1846, Stephenson inventou um tipo de locomotiva que constituiu a base conceptual e mecânica do comboio até pleno século XX.

Em 1879, Werner von Siemens apresentou a primeira locomotiva elétrica na Exposição Mundial de Berlim. No entanto, seriam necessários vários anos até ser implementada.


Imagem parietal de atividades humanas

ME/400270/805

ME/Escola Secundária Jácome Ratton

O quadro representa um terminal ferroviário em arquitetura de ferro. Do lado direito, está a plataforma principal de acesso e 4 plataformas de embarque, que se situam perpendicularmente àquela. Dois comboios estão estacionados, estando um deles em trabalhos de manutenção/reparação. Por toda a estação circulam pessoas: umas embarcam, outras esperam e outras despedem-se de quem parte. Na plataforma principal, observam-se carregadores que transportam bagagens à mão e com um trator de mercadorias, enquanto algumas pessoas fazem compras nos dois quiosques de venda de alimentos e bebidas e num terceiro de venda de livros. Na plataforma de topo, e ao seu lado direito, no edifício da estação, encontramos respetivamente a bilheteira, o restaurante, a sala de espera e o gabinete do chefe da estação.


Na última década do século XIX, Rudolf Diesel introduziu o motor de injeção que, a partir de 1920, começou a substituir a locomotiva a vapor.

Em Portugal, a 28 de outubro de 1856, ocorreu a primeira viagem de comboio, numa linha de 26 km construída entre Lisboa e o Carregado. Em 1865 foi fundada a companhia de Caminhos de Ferro Portugueses (CP). Em 1877, a linha férrea já chegava ao norte de Portugal. No final do século XIX, o país tinha cerca de 2 070 km de linha férrea. Em 1947 surgiram as primeiras locomotivas a diesel e em 1957, as elétricas.


MJS

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