2022/03/10

Mulheres na ciência: Ada Lovelace (1815-1852)

(Retrato de Ada Lovelace retirado da internet)

Ada Lovelace (1815-1852) nasceu Augusta Ada Byron, em Londres, filha do poeta George Gordon Byron e Anne Isabella Milbanke, notabilizando-se como matemática e escritora. 

No primeiro mês de vida de Ada, a sua mãe mudou-se para casa dos seus avós maternos, em Kirkby Mallory. Em 1816, os seus pais separaram-se legalmente e Byron abandonou Inglaterra. Nunca teve qualquer relacionamento com a filha até à data da sua morte em 1824.

A relação entre mãe e filha era distante e Ada cresceu aos cuidados da sua avó, Judith Hon. Em 1829, Ada contraiu sarampo tendo sequelas graves, como a sua capacidade de andar que ficou seriamente comprometida.

A tutora de Lovelace, Mary Somerville, abriu-lhe oportunidades no meio científico e apresentou-a a Charles Babbage em 1833. Somerville foi tradutora dos trabalhos de Laplace e a primeira mulher a entrar na Royal Society of Astronomy.

Ada travou conhecimento com muitos intelectuais e cientistas, como Andrew Crosse, Sir David Brewster, Charles Wheatstone, Michael Faraday ou Charles Dickens.

Em 1834 passou a frequentar a corte e participou em vários eventos. Em 1835 casou-se com William King e passou a utilizar o título de Lady King. Como Ada era ainda descendente dos Barões de Lovelace, o seu marido adotou o título e tornou-se Condessa de Lovelace. Deste casamento nasceram três filhos: Byron (1836), Anne Isabella (1837) e Ralph Gordon (1839). Foi um casamento tumultuoso, com relações extraconjugais por parte de Ada e com a dependência do jogo.

Em 1842, Charles Babbage deu uma palestra na Universidade de Turim sobre a sua máquina analítica. Esta palestra foi publicada em francês e Babbage pediu a Ada que fizesse a tradução para inglês. Ada juntou as suas notas à tradução e numa delas descreve o algoritmo para a computação da Sequência de Bernoulli – uma sequência finita ou infinita de variáveis aleatórias binárias, assumindo dois valores, 0 ou 1. Este é considerado o primeiro algoritmo criado para ser implementado num computador. Por este motivo, Lovelace é considerada a primeira programadora de software.

Faleceu aos 36 anos e foi enterrada ao lado do seu pai em Nottinghamshire.

A máquina de Babbage nunca chegou a ser construída durante a sua vida. Só em 1985 se realizou esta experiência e a máquina ficou conhecida como o primeiro modelo de computador.

Computador

ME/401869/24

Escola Secundária de Gondomar

Computador marca Zenith Data Systems, do modelo Z-89 com teclado e ecrã incorporado. Originalmente vinha com 16 KB de memória nas versões mais recentes, e podia chegar até aos 48 KB na placa principal CPU (em grupos de chips de 1 KB). O computador Zenith usou discos rígidos setorizados.


MJS

  

Sem comentários: