2022/01/31

Arquivo do Museu Nacional de Arte Antiga

 


O Arquivo do Museu Nacional de Arte Antiga inclui vários espólios e resultou do Projeto Fontes para a História dos Museus em Portugal em 2009. Entre os fundos a destacar encontram-se o da Academia Nacional de Belas Artes (1864-1939), o da Exposição de Arte Ornamental (1881-1891) e o de José de Figueiredo (1869-1937). Esta documentação encontra-se digitalizada e disponível on-line no site da DGLAB.

A Academia de Nacional de Belas-Artes foi criada em 1836 pela rainha D. Maria II e instalou-se no Convento de S. Francisco no Chiado. Várias obras provenientes de conventos do centro e sul do país foram integradas no Convento e a Academia ficou encarregue de fazer o seu inventário e da sua conservação.

D. Luís I acelerou o processo de expansão e enriquecimento desta Academia, a cargo do Marquês de Sousa Holstein. Em 1868 abriu ao público neste local uma Galeria Nacional de Pintura. A necessidade de mais espaço e melhores condições conduziu à instalação da Galeria no palácio Alvor-Pombal em 1879.

Em 1911 é extinta a Academia de Belas Artes sucedendo-lhe o Conselho de Arte e Arqueologia. Em 1932, restaura-se a academia com a designação de Academia Nacional de Belas-Artes.

O seu fundo integra o Arquivo do Museu Nacional de Arte Antiga e é constituído essencialmente por livros de registo e inventário de objetos da Academia Real de Belas Artes.

A Exposição Retrospetiva de Arte Ornamental Portuguesa e Espanhola, realizada em 1882 em Lisboa, foi um evento cultural de grande importância no panorama cultural português. Dela nasceu o Museu Nacional de Belas Artes e Arqueologia em 1884, designado em 1911 por Museu Nacional de Arte Antiga. Esta exposição marca a necessidade de identificar, estudar e proteger o património móvel português.

Anteriormente tinha sido realizada uma exposição semelhante em Londres, em 1881 com a designação de Special Loan Exhibition of Spanish and Portuguese Ornamental Art.

Em 1883 surge um catálogo de imagens da Exposição de 1882 da autoria de Carlos Relvas.

Este fundo integra a documentação relacionada com a Exposição, incluindo livros de registo de objetos e fichas de empréstimo.

O fundo relativo a José de Figueiredo (1871-1937), historiador e crítico de arte, inclui documentação referente à sua atividade profissional no Museu Nacional de Arte Antiga, no Conselho de Arte e Arqueologia e na Comissão de Inventário e Beneficiação de Pintura Antiga em Portugal.

 

MJS

Sem comentários: