2021/04/29

Património Material de Portugal: Santuário do Bom Jesus do Monte, Braga


O Santuário do Bom Jesus do Monte, Braga, faz parte do património mundial classificado pela UNESCO desde 2019.

Localiza-se na freguesia de Tenões, na cidade de Braga, fazendo parte de um conjunto arquitetónico-paisagístico. Pensa-se que no início do século XIV terá sido colocada uma cruz no monte Espinho e em 1373 refere-se uma ermida neste mesmo local.

Em 1494 foi erigida uma outra ermida por ordem de D. Jorge da Costa, Arcebispo de Braga. Em 1552 o Deão da Sé de Braga mandou construir a terceira ermida, que coincidiu com um aumento da devoção dos locais.


Em 1692 foi constituída a Confraria do Bom Jesus do Monte, um movimento de devotos de todas as classes sociais para promoverem a devoção à Santa Cruz do Monte. Foi, assim, edificada uma Capela, rodeada de casas para abrigo dos peregrinos, onde se podem observar alguns episódios da Paixão de Cristo e da sua Ressurreição.

A partir de 1722, D. Rodrigo de Moura Teles iniciou o projeto de construção de uma basílica que se tornaria o atual Santuário. D. Gaspar de Bragança prosseguiu as obras de 1784 a 1811, dirigidas pelo arquiteto Carlos Amarante. A planta tem a forma de cruz latina e a fachada é constituída por duas torres com frontão triangular.


No que respeita aos escadórios, estão divididos em 3 lanços num desnível de 116 metros. O primeiro é o escadório do Pórtico, onde se encontram as primeiras capelas construídas em 1723. Aqui se encontram o Escadório dos Cinco Sentidos, com cinco lances de escadas com fontes alegóricas aos cinco sentidos. Depois, o Escadório das Três Virtudes, datado de 1837, com 3 fontes ilustrativas das Virtudes teologais: a fé, a esperança e a caridade. A seguir à Fonte da Caridade, após 581 degraus, encontra-se o Terreiro de Moisés, a que se segue o Adro e a Igreja do Bom Jesus.

A Confraria do Bom Jesus levou a cabo a construção de um elevador, inaugurado a 25 de março de 1882, o primeiro a ser instalado na Península Ibérica, utilizando o sistema de contrapeso de água. Toda esta área é circundada por parques, jardins e lagos artificiais.

 

 MJS

Sem comentários: