2021/04/01

Exposição Virtual: Modelos Anatómicos no Museu Virtual da Educação

A anatomia é um ramo da Biologia, cujo objeto de estudo é a estrutura interna e externa dos seres vivos. A anatomia humana constitui um campo específico, focado no estudo das estruturas e sistemas do homem. Esta ciência desenvolveu-se inicialmente através da dissecação de cadáveres, que permitia a visualização e o estudo do corpo humano. No entanto, os preconceitos religiosos dificultaram durante muito tempo este tipo de prática, o que se refletiu num avanço lento desta ciência. Durante os séculos XVIII e XIX assistiu-se a um desenvolvimento dos modelos anatómicos, paralelamente à prática da dissecação, que se tornaram extremamente minuciosos e realistas, apresentando o corpo humano de forma precisa ou algumas partes do corpo aumentadas com grande pormenor. Os modelos de cera floresceram no século XVIII e o corpo humano tornou-se acessível aos especialistas e a uma parte da população. A partir de 1822, pode referir-se Petrus Koning (1787-1834) que se dedicou à elaboração de modelos anatómicos tendo por base a técnica italiana. Outro nome de destaque nesta área é Louis Thomas Jérôme Auzoux (1797-1878), que introduziu o papel-machê nos modelos anatómicos. A sua grande inovação foi a elaboração de modelos desmontáveis, cujos órgãos internos podiam se recolocados. Devemos ainda referir Émile Deyrolle (1838-1917), naturalista francês, cujo trabalho de fabrico e divulgação de modelos anatómicos, bem como de outros espécimes, em muito contribuiu para o desenvolvimento e aperfeiçoamento das técnicas de representação anatómica. Parte integrante do ensino das Ciências Naturais, a anatomia tem grande expressão nos espólios museológicos escolares através da presença de inúmeros modelos. Assim, são frequentes os torsos humanos com peças amovíveis ou modelos aumentados de vários órgãos (rim, fígado, coração, cérebro). O estudo dos vários sistemas, olfativo, auditivo, urinário ou visual, pode igualmente ser efetuado através de modelos que se desmontam e permitem aprofundar conhecimentos sobre estas áreas.


Laringe e traqueia

ME/400002/18

Escola Secundária Alves Martins

Modelo anatómico da laringe humana, formado por duas peças articuladas assentes num pino de metal sobre base de madeira. Estão representadas a musculatura, a vascularização, a traqueia e a tiroide.

Corpo Humano

ME/400002/74

Escola Secundária Alves Martins

Modelo anatómico do ser humano com abertura no troco, montado em cima de um pequeno banco de madeira. Permite estudar os músculos e o sistema nervoso, mas também os principais órgãos internos. Várias peças anatómicas encontram-se removidas do modelo.

Cérebro (Cerveau. Face externe de l´hémisphère gauche)

ME/400439/7

Escola Secundária Sebastião e Silva

Modelo anatómico de cérebro humano (face esquerda) em alto-relevo assente numa base de madeira. Trata-se de um modelo ilustrativo da morfologia externa do cérebro, usado para o estudo da morfologia do Homem que, com graus de aprofundamento diferentes, se fazia nas disciplinas de Ciências Naturais. Pertence à coleção «Anatomie Humaine» da Casa Deyrolle. Segundo informação contida nas etiquetas das peças, o conjunto de modelos que formam a coleção foi fornecido pelo Ministério da Educação em 1953.

Coração

ME/400798/133

Escola Secundária Almeida Garrett

Modelo anatómico do coração humano, composto por artérias, veias, aurícula direita e esquerda, parede cardíaca, músculo cardíaco, válvulas, átrios e ventrículos, montado sobre eixo e base de madeira. Utilizado como material de apoio didático nas aulas de Ciências Naturais/Biologia.

Globo ocular

ME/400956/116

Escola Secundária Augusto Gomes

Modelo anatómico de olho humano, utilizado como material de apoio didático nas aulas de Ciências Naturais/Biologia, desmontando-se facilmente para fácil estudo da constituição e observação do interior do olho. Trata-se de um modelo muito ampliado do olho humano, assente numa base circular, representando as suas diferentes estruturas constituintes. É desmontável e pode observar-se a esclerótica; a córnea; a íris; a pupila; o cristalino; músculos específicos; nervos específicos e nervo ótico.

Aparelho auditivo

ME/400956/118

Escola Secundária Augusto Gomes

Modelo anatómico de ouvido humano, apresentado em corte transversal, assente numa base retangular, utilizado como material de apoio didático nas aulas de Ciências Naturais/Biologia. Desmonta-se para fácil observação e estudo da constituição do ouvido: externo, médio e interno. Na face anterior observa-se, da direita para a esquerda, o pavilhão auditivo; o canal auditivo externo; osso temporal; tímpano, martelo, bigorna e estribo (peças colocadas por encaixe); canal semicircular; nervo auditivo; cóclea (peça de encaixe) e trompa de Eustáquio. Contém legenda em inglês na base.

 

MJS







Sem comentários: