A publicação
periódica Educação e Matemática da
Associação de Professores de Matemática (APM), na posse da Direção-Geral da
Educação (DGE), sob a cota PP 60, pertencente à rede de Bibliotecas Sistema
Integrado de Bibliotecas do Ministério da Educação e Ciência (SIBME), foi
objeto de investigação analítica-bibliográfica pela Divisão de Serviços de
Documentação e de Arquivo.
A finalidade deste
estudo bibliográfico foi, sobretudo, disponibilizar e difundir meta informação
correspondente a 349 registos, oriundos do espólio à guarda da DGE: n.º 5 ao n.º 88 (1.º trim. 1988 a
mai./ jun. 2006); n.º 91 (jan./fev 2007); n.º 97 (mar./abr. 2008) e,
finalmente, o n.º 104 (set./out. 2009).
Os conteúdos
mais relevantes, dos anteriores anos analisados (1988-2009), são as Práticas pedagógicas;
a Formação de professores; o Software
educativo; as Biografias; os Projetos educativos, enfim, a Política de educação
em todos os seus graus de ensino.
No
que diz respeito à visibilidade quantitativa dos autores analisados, respeitante
aos números investigados, inspiramo-nos na Lei
de Lotka[1], usando
o tamanho da frequência anteriormente referido como critério, com a finalidade
de averiguar a produtividade autor na
revista Educação e Matemática:
Numa população de 349 registos
bibliográficos (analíticos) foram apurados os seguintes dados de produtividade
autor (ver: gráfico Produtividade Autor 1):
Eduardo Veloso (var. Veloso, Eduardo),[2]
nascido em 1928,
foi professor de matemática, e, neste contexto, é o autor que mais frequência
absoluta apresenta de artigos científicos − 17 artigos cientifícos;
Cristina Loureiro (var. Loureiro, Cristina),[3]
nascida em 1955, professora de matemática e coordenadora da Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico, apresenta uma frequência absoluta de 9 artigos;
Ana Boavida (var. Boavida, Ana)[4]
e Ana Vieira (var. Vieira, Ana),
ambas apresentam uma frequência de 7 artigos.
Ana Boavida, nascida em 1955, é professora
adjunta da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal.
Licenciada em matemática - ramo educacional, Universidade de Lisboa e Mestrado
em educação e desenvolvimento - educação matemática.
Paulo Abrantes (var. Abrantes, Paulo) e professora de
matemática Fernanda Perez (var. Perez,
Fernanda) a presentam uma frequência absoluta em ex aecuo, 6 artigos de didática de matemática.
Fernanda Perez, professora de
matemática, dedica-se, sobretudo, à valorização das competências dos
professores, tais como, a sua formação contínua. Paulo Manuel Caetano Abrantes, segundo o
Jornal o Público (Costa, 2003) nasceu em Lisboa, em 1953. Licenciou-se
em matemática na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL), em
1977, e doutorou-se em Educação dezassete anos depois, com distinção e louvor.
Foi professor do ensino secundário até 1982, ano este em que passou a colaborar
com o Departamento de Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL).
Lecionou ainda nas Universidades dos Açores e da Madeira e orientou teses de
mestrado e doutoramento.
Em
1986, Paulo Abrantes esteve na base da fundação da Associação de Professores de
Matemática (APM), a que presidiu nos dois anos seguintes. Foi autor de manuais
escolares de matemática e de um sem-número de publicações na área da Educação.
Em 2003, o ilustre matemático, veio a falecer vitima de doença prolongada.
Fernando
Nunes (var. Nunes, Fernando), João
Pedro da Ponte (var. Ponte, João) e,
Joana Maria Leitão Brocardo (var. Porfírio,
Joan) apresentam, também, em ex aecuo
5 artigos científicos publicados.
Nuno
Fernando é licenciado em engenharia química, com Mestrado em metodologia do
ensino da matemática. Foi Presidente da Associação de Professores de Matemática
(2001-2003), membro de vários Grupos de Trabalho da Associação de Professores
de Matemática, nomeadamente do Grupo de Trabalho da Internet. Foi professor
desde 1974, lecionando em todos os níveis de ensino.
João Pedro da
Ponte[5], nascido
a 1953, é professor catedrático de didática da matemática; licenciado em
matemática pela Universidade de Lisboa; Doutor em educação matemática pela University of Georgia,
com Agregação pela Universidade de
Lisboa.
Joana
Maria Leitão Brocardo Porfírio é licenciada em matemática (1979) pela FCUL, Mestre
em educação na especialidade de metodologia do ensino da matemática (1992) pela
FCUL e Doutora em didática da matemática (2002) pela mesma Instituição. É
professora na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal
desde 1989. Foi Diretora Geral (2008-2009) e Subdiretora Geral (2006-2008) na
Direção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular.
Segundo
o gráfico Produtividade Autor – 2, António Bernardes (var. Bernardes, António); Maria José Costa (var. Costa, Maria José); Leonor Cunha Leal (var. Leal, Leonor); Alexandra Pinheiro (var. Pinheiro, Alexandra); Paula Teixeira (var. Teixeira, Paula) e José Paulo Viana (var. Viana, José) são os autores que, no conjunto de 349 registos, apresentam um valor absoluto de
4 artigos científicos de matemática publicados.
António
Bernardes, Maria José Costa e Paulo Teixeira são, ambos, autores de manuais
escolares de matemática. Leonor Cunha Leal é Mestre em avaliação educacional
(área de matemática); em 1992 analisa um conjunto diversificado de
instrumentos, trabalhados num contexto de inovação curricular, o projeto Mat.
789.
Finalmente,
José Paulo Viana é também autor de manuais escolares e, consequentemente,
professor de matemática na Escola Secundária de Vergílio Ferreira e autor da
seção "Desafios" aos domingos no jornal Público.
BIBLIOGRAFIA:
ABRANTES, Paulo (1994). “Contagens, grafos e matrizes nos nossos programas? talvez um dia...” Educação e matemática; n.º 30 (2.º Trim. 1994), p. 17-20
BERNARDES, António (et al.) (1999). “Avaliando investigações: contributos para a discussão.” Educação e matemática; n.º 51 (Jan./Fev. 1999), p. 19-21
BOAVIDA, Ana Maria (et al.) (1999). “Tempos passados... tempos presentes: os materiais em 1974: os materiais em 1999.” Educação e matemática; n.º 53 (Mai./Jun. 1999), p. 38-39
COSTA, Maria José (1998). “Oh professora, pode ser um jogo? pode...” Educação e matemática; n.º 46 (Jan./Fev. 1998), p. 20
COSTA, Sandra Silva (2003). “Vítima de doença prolongada: morreu o ex-director do Departamento de Educação
Básica” [em linha]: Jornal Público; 16
de julho de 2003 [Consult. 26 de janeiro de 2021]. Disponível: https://www.publico.pt/2003/07/16/portugal/noticia/morreu-o-exdirector-do-departamento-de-educacao-basica-1157406
LEAL, Leonor Cunha (1994). “Normas profissionais para o ensino da matemática: uma leitura possível.” Educação e matemática; n.º 31 (3.º Trimestre 1994), p. 35-37, 40
LOUREIRO, Cristina (1998). “ProfMat 97, duas intervenções: um olhar sobre a ProfMat.” Educação e matemática; n.º 46 (Jan./Fev. 1998), p. 5-6
NUNES, Fernando (2000). “Estranho mas verdadeiro... acredite se quizer!” Educação e matemática; n.º 58 (Mai./Jun. 2000), p. 17-18
PINHEIRO, Alexandra (et al.) (2000). “A reforma dos programas de matemática: um olhar sobre um painel no ProfMat 94.” Educação e matemática; n.º 32 (4.º Trim. 1994), p. 7-10
PEREZ, Fernanda (1999). “Dinâmica de grupo e práticas colaborativas: resultados do Matemática 2001” Educação e matemática; n.º 53 (Mai./Jun. 1999), p. 37
PONTE, João Pedro da (1997). “O ensino da matemática na sociedade da informação” Educação e matemática; n.º 45 (Nov./Dez. 1997), p. 1-2
PORFÍRIO, Joana (et al.) (1993). “Uma experiência de resolução de problemas no 7.º ano de escolaridade” Educação e matemática; n.º 28 (4.º Trimestre 1993), p. 5-8, 14
TEIXEIRA, Paula (1998). “Alguns recursos para o ensino de estatística na Internet.” Educação e matemática; n.º 47 (Mar./Abr. 1998), p. 22
VELOSO, Eduardo (1994). “Geometria no 10.º ano, o fracasso que era previsível...” Educação e matemática; n.º 30 (2.º Trimestre 1994), p. 29-30
VIANA, José Paulo (1999). “O problema do ProfMat 98.” Educação e matemática; n.º 51 (Jan./Fev. 1999), p. 15-16
VIEIRA, Ana (1999). “Materiais para a aula de matemática.” Educação e matemática; n.º 52 (Mar./Abr. 1999), p. 34
[1]
A Lei de Lotka está corelacionada
com a produtividade dos autores e, por tal, fundamenta-se na premissa básica de
que alguns pesquisadores publicam muito e muitos publicam pouco. Dito de outro
modo, enuncia que a relação entre o número de autores e o número de artigos publicados
por esses, em qualquer área científica, segue a Lei do Inverso do Quadrado ou
seja, 1𝑛2. Por
exemplo, se num determinado período de tempo, analisando um número n de artigos, o número de cientistas que
escrevem dois artigos seria igual a ¼ do número de cientistas que escreveram um
artigo.
[2] Nome completo:
Eduardo Manuel Souto de Sousa Veloso.
[3] Nome
completo: Maria Cristina Cunha
Santos Loureiro.
[4] Nome
completo: Ana Maria Dias Roque de Lemos Boavida.
[5] Nome completo: João Pedro Mendes da Ponte.
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