A porcelana é utilizada em materiais de laboratório pela sua resistência e isenção de porosidade. É formada por argila, quartzo, caulim e feldspato. Trata-se de um produto cerâmico de cor branca que se distingue de outro tipo de materiais.
Podemos referir as tinas, um dos equipamentos mais comuns,
utilizadas geralmente para experiências com mercúrio. Neste caso, o modelo
apresentado, tem forma de banheira com bico e dois degraus interiores, e serve
normalmente para recolher o mercúrio.
Muitas vezes é utilizada em conjunto com uma colher de cabo chato, também elaborada em porcelana que serve para recolha de materiais.
O almofariz com pilão, embora possa ser elaborado noutro tipo de
materiais como a pedra, o vidro ou até a madeira, é um recipiente que
serve para a trituração e pulverização de sólidos, em poucas quantidades.
O cadinho é outro dos utensílios utilizados em
contexto das práticas pedagógicas nas aulas de Química. Sendo de porcelana,
serve para o aquecimento a seco (calcinação), para a eliminação de substâncias
orgânicas, ou para a secagem e fusões. Pode ser utilizado com o bico de Bunsen
ou com a mufla. Estes recipientes têm um formato arredondado, cor branca e uma
tampa que possui uma pega. Podem ser elaborados noutro tipo de materiais.
Embora já referido, o funil de porcelana, com base em borracha é
outro dos materiais mais comuns em laboratório. No seu interior encontram-se
pequenos furos e serve para transferir líquidos ou para filtrações.
Bibliografia:
Museu Virtual da Educação (2014) [em linha].
http://edumuseu.sg.min-edu.pt/
[Consulta: 19 de agosto de 2014]
Museu da Física da Escola Secundária Alexandre Herculano
(2014) [em linha].
http://mfisica.nonio.uminho.pt/
[Consulta: 19 de agosto de 2014]
Baú da Física e Química. Instrumentos antigos de Física e Química
de escolas secundárias em Portugal (2014) [em linha]
http://baudafisica.web.ua.pt/Default.aspx
[Consulta: 19 de agosto de 2014]
MJS
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