2024/10/17

Educadores Portugueses dos séculos XIX e XX: António Leal de Oliveira (1894 – 1977)

 


(Imagem do autor retirada de Dicionário de educadores portugueses)


António Francisco Palermo Leal de Oliveira nasceu a 26 de julho de 1894 em Faro, filho de António Palermo de Oliveira e de Maria Apolinária Palermo Real de Oliveira.

Entre 1905 e 1911 foi aluno do Real Colégio Militar. De seguida, ingressou na Escola do Exército onde frequentou o Curso de Cavalaria, a Escola de Equitação e a Escola de Esgrima. Inscreveu-se igualmente no Curso Normal de Educação Física na Escola Normal Superior de Lisboa. Em 1927 concluiu o curso no Instituto Superior de Educação Física da Universidade de Gand, na Bélgica e em 1929, seguiu-se o doutoramento. Posteriormente aperfeiçoou os estudos na Suécia.

No regresso a Portugal, fez parte da Comissão Superior de Educação Física do Exército e canalizou os seus esforços para a criação de um instituto específico para a formação de docentes de educação física. Lecionou ginástica e esgrima no Colégio Militar.

A dificuldade em criar uma escola oficial fez com que fundasse a Escola Superior de Educação Física da Sociedade de Geografia de Lisboa, em funcionamento de 1930 a 1940. Aqui ensinou Metodologia da Educação Física e da Ginástica.

Devido à sua insistência, em 1940 foi criado o Instituto Nacional de Educação Física, onde exerceu as funções de subdiretor. Esta instituição foi a precursora da Faculdade de Motricidade Humana.

Em 1947 presidiu à organização do Congresso Europeu da Federação Internacional de Ginástica Ling. Entre 1959 e 1970 foi Presidente da Federação Internacional de Educação Física. Durante a sua vida, colaborou em inúmeras publicações periódicas e em congressos e conferências na área da Educação Física.

Este pensador defendeu a importância do exercício físico na formação integral dos alunos. Em 1931, na obra A Educação Física escolar e militar na Bélgica e alguns dos seus aspetos em Portugal, demonstrou a necessidade da existência de um espaço adequado à prática desportiva e, sobretudo, da formação de professores.

O seu conceito de ginástica implicava o desenvolvimento das funções motoras do indivíduo tendo em vista os efeitos positivos no corpo humano. Em 1946 publicou o Manual de Ginástica onde abordou temas como a metodologia, a higiene e os princípios formativos. A sua ideia foi adequar a prática da ginástica à ideologia nacionalista do Estado Novo.

 

 

Fonte principal: Dicionário de educadores portugueses / dir. António Nóvoa. - Porto : ASA, 2003.


MJS


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