2023/01/30

Exposição Virtual : "Álbuns de fotografias no Museu Virtual da Educação"

Um álbum de fotografias é uma coleção de fotografias, tradicionalmente um caderno ou livro com páginas em branco. Uma fotografia é considerada um documento, logo, os álbuns são em si mesmos um arquivo.

O interesse pela fotografia iniciou-se na Europa na segunda metade do século XIX. A união entre a fotografia e o álbum documenta, cataloga e organiza o mundo. Progressivamente, os álbuns tornam-se espaços de construção temáticos: aniversários, casamentos, festas, escolas, retratos, etc. Sendo um espaço em branco, o álbum é dotado de total liberdade criativa, onde se contam narrativas pessoais ou históricas em imagens. São associados a memórias de acontecimentos, com uma forte componente emocional, ou seja, são fragmentos da vida pessoal/institucional de cada um ou de uma instituição.

Para além de serem uma fonte de recordação pessoal, constituem preciosos documentos históricos que nos permitem reconstituir momentos do passado e complementar informações. Os álbuns fotográficos que se encontram nas escolas secundárias recolhem informações vitais para o estudo da educação em Portugal. As capas são cuidadas, identificadas e algumas em tecido bordado. O seu conteúdo relaciona-se com atividades escolares como atuações de alunos em peças escolares, exposições, atividades artísticas ou desportivas, viagens de estudo, almoços ou convívios. Temos igualmente fotografias dos edifícios e espaços escolares: instalações, salas de aula, oficinas, vistas panorâmicas, etc. Muitas vezes observam-se junto das fotos alguns recortes de jornal ou mesmo alguns desenhos. 


Álbum de fotografias

ME/402280/50

Escola Secundária de Montemor-o-Novo

Álbum de fotografias com capa bordada, a ponto cruz, por aluna do antigo Curso de Formação Feminina. Contém, entre outras, fotografias da década de 60/70, relativas à antiga Escola Industrial e Comercial de Montemor-o-Novo, nomeadamente às instalações, salas de aula, oficinas, peças de teatro, atuações de alunos, exposições.


Álbum de fotografias

ME/402436/2383

Escola Secundária de Passos Manuel

Álbum de fotografias com inscrição na capa: "Liceu de Passos Manuel - Album de fotografias - Lisboa 1922". É constituído por uma capa de cartão com letras a dourado e folhas de papel com 41 fotografias de diferentes tamanhos. A temática diz respeito à escola e às atividades desenvolvidas: uma vista panorâmica do exterior da instituição, salas de aula, exposições, ginásio e atividades desportivas.


Álbum de fotografias

ME/402618/3

Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro

Álbum de fotografias com capa bordada por uma antiga aluna da escola. Contém, entre outras, fotografias de bordados e de peças de cerâmica. Um papel manuscrito no interior do álbum dá as seguintes indicações: "Álbum com: 1- Bordados; 2 - Peças de vestuário; 3 - Peças de adorno em pano e em barro; 4 - Bandeira da Banda Comércio e Indústria - 1947; 5 - Peças de cerâmica na continuação do estilo bordaliano; 6 - Álbuns; 7 - Encadernações (livros com trabalhos dos alunos); 8 - Fotos com as entidades oficiais que fizeram a inauguração da exposição retratada neste álbum, destacando-se Dr. Leonel Sotto Mayor - Director da Escola, Dr. Aníbal Correia."


Álbum de fotografias

ME/ESDMF/189

Escola Secundária David Mourão Ferreira/SGEC

Conjunto de fotografias das instalações da Escola Comercial Veiga Beirão no "Palácio Marquez de Tancos", com perspetivas, alçados, interiores da escola, no período compreendido entre 1919 e 1932.


Álbum de fotografias

ME/ESDMF/123

Escola Secundária David Mourão Ferreira/SGEC

Álbum de fotografias da Escola Comercial D. Maria I, relativo à tarde cultural realizada no Teatro Nacional D. Maria I, a 6 de junho de 1954. Inclui recortes de jornal e desenhos dos figurinos, bem como fotografias do evento.


Álbum de fotografias

ME/346779/68

Escola Secundária com 3º Ciclo Clara de Resende

Álbum com diversas fotografias dos momentos assinaláveis da escola: festas, teatros, demonstrações de educação física, visitas de estudo, almoços de convívio, etc. Nas últimas páginas encontram-se algumas folhas soltas de um herbário. 


MJS

Sem comentários: