2022/07/14

Exposição virtual: "A Mitologia Clássica no Museu Virtual da Educação"

 

A mitologia diz respeito à história dos deuses e heróis de um determinado povo ou de uma religião. Constitui um conjunto de crenças e interpretações, recorrendo a seres imaginários, que se misturam com conceções racionais. A palavra tem origem no grego mythologia, ou seja, “história da fábula”. Os mitos são histórias que se baseiam em tradições ou lendas, criados na tentativa de explicar fenómenos naturais que não se compreendiam na sua totalidade, como a criação do mundo ou do universo. As personagens principais destas narrativas são deuses ou heróis sobrenaturais, num tempo indefinido. Os mitos, inicialmente divulgados através da tradição oral, foram descritos através de diversos textos ou da arte (pintura, escultura ou baixo-relevo).

A mitologia grega inclui o conjunto de narrativas relacionadas com a Grécia Antiga e com as suas práticas ritualistas, onde se podem observar deuses criadores, heróis e vários tipos de criaturas fantásticas, como ninfas e centauros. Estas figuras fazem parte da literatura grega (poemas épicos como a Ilíada e a Odisseia de Homero), da pintura e da tradição oral.

A mitologia romana versa as narrativas e lendas de Roma Antiga e alguns dos seus deuses foram inspirados nos deuses gregos, assim como nos de origem etrusca. Posteriormente, nota-se a influência egípcia, fenícia ou frígia. A extensão do império romano facilitou a absorção de diversas religiões e culturas.

Nesta exposição, que inclui estatuária, baixo-relevo e um desenho, são representados vários deuses e criaturas divinas da mitologia greco-romana. É o caso de Hebe, deusa grega da juventude; do desenho da cabeça de medusa com as serpentes; ou dos baixos-relevos de Afrodite e Atena. São, na maior parte, trabalhos realizados por alunos no âmbito das práticas letivas, demonstrando uma enorme qualidade de execução.


Escultura

ME/400348/52

Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho

Escultura de vulto, réplica em terracota da escultura neoclássica, em mármore, de Bertel Thorvaldsen (1806), que representa Hebe (deusa grega, da juventude) de pé, envergando quíton e segurando um jarro na mão direita e uma taça, na esquerda, em atitude de oferenda.


Escultura

ME/401122/69

Escola Secundária Carlos Amarante

Escultura em gesso com representação de uma cena mitológica com 3 figuras, de inspiração marcadamente clássica.



Desenho/Estudo

ME/402163/478

Escola Secundária Marquês de Pombal

Estudo de cabeça, provavelmente de Medusa, ao estilo da época clássica, notório no entrelaçar e volume do cabelo.


Medalhão

ME/ESDJC/93

Escola Secundária D. João de Castro

Trabalho de baixo-relevo em gesso realizado por alunos da Escola Secundária D. João de Castro. Trata-se de uma placa de gesso com uma composição clássica de uma Afrodite ao centro, Eros à esquerda do observador e um putti à direita.



Medalhão

ME/ESDJC/94

Escola Secundária D. João de Castro

Trabalho de baixo-relevo em gesso realizado por alunos da Escola Secundária D. João de Castro. Trata-se de uma placa de gesso com uma composição clássica em que se identifica a figura de Atena à esquerda da composição. Ao centro está representada uma criança e à direita, um homem idoso sentado.


Placa decorativa

ME/401122/52

Escola Secundária Carlos Amarante

Placa decorativa, provavelmente elaborada por um aluno no âmbito das Artes Visuais. Trata-se de uma placa de gesso retangular, com trabalho em relevo. Apresenta uma representação de inspiração clássica, com três figuras mitológicas sentadas. Aos seus pés encontram-se animais fantásticos.


MJS


2 comentários:

Miguel Moura disse...

A mitologia, quer de origem grega, quer posteriormente de origem romana, é um mundo que nos revela que nem tudo que existe tem uma explicação racional. Os mitos, existem para colmatar o que nos transcende, aquilo que vai para além da explicação lógica ou que a ciência (tida por exata e indubitável), não consegue explanar. Talvez a vida não seja uma sucessão de atos explicáveis e demonstráveis. Creio que haverá sempre algo para além do que as nossas mentes conseguem percecionar e entender. É a vida !

Susana Frazoa disse...

Muito, muito interessante! Trabalhos espetaculares. Parabéns! Adorei.