2021/12/09

Biblioteca do Museu Nacional de Soares dos Reis

 

(Imagem da fachada do Museu Nacional de Soares dos Reis retirada da internet)

O Museu Nacional Soares dos Reis, antigo Museu Portuense, foi criado em 1833 por D. Pedro IV que decidiu introduzir no Porto um Museu de Pinturas e Estampas. Atualmente encontra-se instalado no Palácio dos Carrancas e é um dos mais importantes museus de belas artes, artes decorativas e arqueologia.  

O Museu Portuense ou Ateneu D. Pedro IV foi organizado em 1833, sendo o mais antigo museu público de arte em Portugal. Inicialmente instalou-se no Convento de Santo António, atual Biblioteca Pública Municipal do Porto.

Com as reformas republicanas, em 1911 passou a designar-se Museu de Soares dos Reis, em homenagem ao escultor portuense. A partir de 1940, o museu transitou para o Palácio de Carrancas, um edifício do final do século XVIII. O proprietário deste edifício foi Manuel Mendes de Morais e Castro, adquirido pela Santa Casa da Misericórdia.

(Imagem do interior do Museu Nacional de Soares dos Reis com várias estátuas representativas. Retirada da internet)

Este espaço foi adaptado às novas funções através do projeto do Engenheiro Fernandes e Sá e inaugurado em 1942. O espólio do museu foi sendo constituído ao longo de todo o século XIX, com obras de pintura e escultura. Nos anos 30 do século XX recebeu o acervo do Museu Municipal do Porto, passando a incorporar várias obras de artes decorativos como a ourivesaria, mobiliário, faianças e porcelanas.

Em 1992, o Museu foi alvo de uma nova remodelação e expansão, da autoria do arquiteto Fernando Távora.

A Biblioteca integra um funco especializado em História da Arte Nacional e Estrangeira, sobretudo no âmbito da pintura, escultura, desenho, gravura, arqueologia, etnografia, artes decorativas, arquitetura, museologia, teoria e crítica da arte, conservação e restauro, educação e História da Cidade do Porto.

 

MJS

 

Sem comentários: